Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Fábio Henrique | - |
dc.contributor.author | Andrade, Samária Araújo de | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:40:52Z | - |
dc.date.available | 2020-09-24T17:40:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-24 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-11 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Samária Araújo de. Comovidos: engajamentos e emoções na Mídia NINJA. 2020. 394 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39463 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os coletivos de comunicação são atores heterogêneos que proliferaram na arena da
comunicação do século XXI, fruto de mudanças sociotécnicas, apresentando-se como
mídia alternativa e independente, em oposição à mídia hegemônica, adotando novos
processos colaborativos e horizontalizados e atraindo profissionais e amadores da
comunicação em diferentes graus de adesão. Esta pesquisa se interessa em investigar
como as pessoas aderem e permanecem engajadas nos coletivos de comunicação, essa
experiência exigente que, na maioria das vezes, não garante remuneração formal e disputa
espaço com atores da imprensa convencional, consolidados e reconhecidos ao longo do
século XX. É analisado o engajamento dos participantes na Mídia NINJA, coletivo que
ganhou protagonismo e estimulou o surgimento de outras iniciativas, seguindo único na
adoção de casas coletivas onde os participantes vivem e trabalham e de caixa coletivo
para as despesas. Os esforços teóricos levam em conta os estudos sobre os novos
movimentos sociais e têm como guia uma abordagem compreensiva baseada na
Sociologia da Emoção. Aplica-se um conjunto de metodologias qualitativas, numa
triangulação de métodos que contempla: a) observação direta, com adoção de caderno de
campo, em atividades realizadas pela Mídia NINJA na casa coletiva (Imersão) e no
ambiente da Universidade (Oficina); b) acompanhamento sistemático das publicações da
Mídia NINJA; e c) 15 entrevistas em profundidade com jornalistas/midiativistas que
participam de alguma forma desse arranjo. Como conclusão, reflete-se que o
envolvimento com a Mídia NINJA implica em um laço emocional com um conjunto de
práticas e com os outros membros, criando um compromisso em relação ao midiativismo
e com o estilo de vida desse coletivo. Formados na relação com o outro, os laços entre os
participantes são marcados por diferentes emoções – como desencanto, esperança, amor,
ódio, alegria, constrangimentos - e pelos vínculos que emergem a partir dessa
conformação, tendo na comunicação o aparato fundamental para manterem-se em
agência, experenciando a vida que desejam. Os ninjas podem ser vistos como membros
de uma comunidade outsider que busca construir uma vida alternativa, utilizando-se das
emoções como força motriz e desenvolvendo novas formas de resistência, mas também
de autorrealização, via uso da comunicação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Comovidos : engajamentos e emoções na Mídia NINJA | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jornalismo alternativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Midiativismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coletivos de comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídia NINJA | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Communication collectives are heterogeneous actors that proliferated in the 21st century
communication arena, a result of sociotechnical changes, presenting themselves as an
alternative and independent media, in opposition to the hegemonic media, adopting new
collaborative and horizontal processes and attracting professionals and amateurs of
communication in different degrees of adherence. This research is interested in analyzing
how people join and remain engaged in communication collectives, this demanding
experience that, most of the time, does not guarantee formal remuneration and disputes
space with actors from the conventional press, consolidated and recognized throughout
the 20th century. This thesis analyzes the modalities of the participants' engagement in
Media NINJA, a collective that gained prominence and stimulated the emergence of other
initiatives, remaining the only one in adopting collective houses where participants live
and work and collective cash for expenses. Theoretical efforts take account of studies on
new social movements and are guided by a comprehensive approach based on the
Sociology of Emotions. A set of qualitative methodologies is applied, in a triangulation
method that contemplates: a) direct observation, with the adoption of a field notebook, in
activities carried out by Media NINJA in the collective house (Immersion) and in the
University environment (Workshop); b) systematic monitoring of the publications of
Media NINJA; and c) 15 in-depth interviews with journalists/media activists who
participate in this arrangement in some way. As a conclusion, it is reflected that the
involvement with Media NINJA implies an emotional bond with a set of practices and
with other members, creating a commitment in relation to media activism and with the
style of this collective. Formed in the relationship with the other, the bonds between the
participants are marked by different emotions - such as disenchantment, hope, love, hate,
joy, constraints - and by the bonds that emerge from this conformation, having in
communication the fundamental apparatus to remain in action, experiencing the life they
desire. Ninjas can be seen as members of an outsider community that seeks to build an
alternative life, using emotions as a driving force and developing new forms of resistance,
but also self-realization, through the use of communication. | pt_BR |
dc.contributor.email | samaria.andrade@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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