Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moura, Dione Oliveira | - |
dc.contributor.author | Carrijo, Elizângela | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-20T19:53:52Z | - |
dc.date.available | 2020-08-20T19:53:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-20 | - |
dc.date.submitted | 2020-05-27 | - |
dc.identifier.citation | CARRIJO, Elizângela. Teatro no Distrito Federal: histórias a partir de notícias do Correio Braziliense e do Jornal de Brasília (1960-1999). 2020. 337 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39406 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese de doutorado parte da hipótese de trabalho de que, na ausência de acervos específicos sobre o teatro no Distrito Federal, ao ler as matérias dos jornais, é possível encontrar nomes de grupos, lugares, espetáculos, repertórios e demais informações que, juntos, produzem uma espécie de trajetória dos movimentos cênicos com elementos suficientes para a construção de uma história que também é do Brasil. Nesse sentido, o trabalho é conduzido pela pergunta-guia: como construir uma história sobre o teatro-DF a partir do CB e do JBr. entre 1960 e 1999? O que se traduz no objetivo geral de construir uma história sobre o teatro no Distrito Federal a partir do Correio Braziliense e do Jornal de Brasília, publicados entre 1960 e 1999. Para isso, o trabalho tem por objetivos específicos (i) contextualizar e relacionar o teatro e a cidade; (ii) compreender os temas que se destacaram nas notícias de jornais; (iii) identificar quem eram os participantes; e (iv) apontar por onde circularam os artistas cênicos dessa época. Dois aspectos são inéditos neste trabalho: o conjunto documental que o embasa – corpora – e a análise exploratória desse material. Edições de dois veículos de comunicação foram selecionadas como corpora de análises, resultando em 7.823 notícias sobre teatro-DF publicadas no CB (1960-1999) e 27.641 no JBr. (1972-1999). A base da pesquisa é, portanto, um amplo conjunto documental de 35.464 registros jornalísticos, datados com corte longitudinal de quase quatro décadas (1960-1999), que une conteúdos desses dois veículos de comunicação ainda, em 2020, em circulação na cidade. Em face do volumoso material, em termos metodológicos, a tese foi se construindo com abordagens quantitativas e qualitativas, seguindo técnicas de métodos mistos, procedimentos e etapas que se concentraram na triangulação da análise documental, da análise de conteúdo e da narratologia. Os resultados que estão expostos ao longo da tese e detalhados nos dois apêndices respondem à pergunta-guia, no sentido de contar quais grupos teatrais circularam pelo DF e desenhar uma cartografia com os lugares que acolheram as atividades cênicas ao longo da segunda metade do século XX. Por fim, nesta tese, a história sobre o teatro-DF tem por base que o campo da história é constituído por lacunas, fragmentos selecionados e tramas inacabadas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Teatro no Distrito Federal : histórias a partir de notícias do Correio Braziliense e do Jornal de Brasília (1960-1999) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Correio Braziliense | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jornal de Brasília | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jornalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - história | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Silva, David Renault | - |
dc.description.abstract1 | This doctoral thesis starts from the working hypothesis that in the absence of specific collections on the theater
in Distrito Federal, it is possible to find the names of groups, venues, performances, repertoires, and further
information by reading pieces published in the local newspapers; altogether, this information produces a kind
of trajectory of the scenic movements with enough elements to build a story that also belongs to Brazil. In this
sense, the work is conducted by the guiding-question: how to build a story of DF-theater from the CB and the
JBr. between 1960 and 1999? This is translated into the general goal of building a story of the theater in Distrito
Federal from the Correio Brasiliense and the Jornal de Brasília published between 1960 and 1999. In Order
to do so this work has as specific goals (i) contextualizing and relating the theater and the city, (ii) understanding
the themes that were relevant in the news published in newspapers, (iii) identifying who were the participants
and (iv) where the scenic artists of that time moved around. Two aspects are unprecedented in this work: the
document collection in which it is based – corpora – and the exploratory analysis of such material. Issues of
two means of communication were selected as corpora of the analysis, resulting in 7,823 pieces of news about
DF-theater published in the CB (1960-1999) and 27,641 in the JBr. (1972-1999). The basis of the research is, therefore, a vast document collection of 35,464 journalistic registers, dated in a longitudinal cut of almost 4
decades (1960-1999); it is constituted by contents from these two means of communication still, in 2020, being
published in the city. Given the voluminous material, when it comes to methodology, the thesis was built with
quantitative and qualitative approaches, using mixed-method techniques, procedures, and steps that focus on
the triangulation of the document analysis, content analysis, and narratology. The results presented throughout
the thesis and detailed in the two appendixes answer the guiding-question, revealing which theater groups
have existed in DF and creating a cartography of the venues that hosted the scenic activities throughout the
second half of the Twentieth Century. Finally, in this thesis, the story of the DF-theater has as its basis that the
field of history is made of omissions, selected fragments, and unfinished plots. | pt_BR |
dc.contributor.email | ecarrijo@unb.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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