Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Versuti, Andrea Cristina | - |
dc.contributor.author | Sumikawa, Cláudia Vieira Barboza | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-12T16:59:04Z | - |
dc.date.available | 2020-08-12T16:59:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2020-06-23 | - |
dc.identifier.citation | SUMIKAWA, Cláudia Vieira Barboza. Multiletramentos na formação de professores em metodologias da transmidiação no Distrito Federal. 2020. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39393 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação resulta de uma pesquisa com abordagem qualitativa que objetivou analisar a
formação continuada de professores para o multiletramento e suas contribuições na aplicação e
desenvolvimento de metodologias da transmidiação de conteúdos por meio do curso Uso de
Ferramentas Digitais para Otimização do Processo de Aprendizagem (UFDOPA), ofertado pelo
Centro de Referência em Tecnologia Educacional (CRTE). O curso foi ofertado como piloto no
primeiro semestre de 2019 por três CRTEs (Samambaia, Planaltina e Taguatinga). No segundo
semestre, outros dois CRTEs (Paranoá e Sobradinho) aderiram à proposta. Apenas a segunda
oferta da turma do CRTE de Taguatinga do curso reformulado foi o objeto de estudo de caso
desta pesquisa. As discussões teóricas foram pautadas nos autores Almeida (2000), Jenkins
(2009), Gosciola e Versuti (2012), Moran (2015), Kenski (2017), Rojo (2012), Valente, Freire e
Arantes (2018) Versuti, Lima e Mercado (2018), entre outros. Para a construção dos dados, foram
empregadas as técnicas de questionário on-line (início e ao final do curso), observação
participante e análise documental junto a 14 concluintes da formação. As categorias de análise
não foram definidas previamente, resultaram da reflexão e análise temática que envolveu os
dados. Para tanto, emergiram três categorias: relação dos professores com as tecnologias; a
importância da infraestrutura adequada para a aprendizagem mediada pelas TDIC; ausência da
transmidiação nos instrumentos de planejamento. Os resultados sugerem que o curso ofertado
atingiu seu objetivo, pois permitiu emprego da metodologia da transmidiação de conteúdos
curriculares em diferentes atividades pedagógicas propostas pelos professores. Pudemos
constatar também que os cursistas exercitaram por meio do engajamento, do protagonismo e do
trabalho colaborativo, diferentes atividades com o auxílio das tecnologias disponíveis e
estimularam a criação de novas narrativas que contribuíram para o processo de ensino aprendizagem dos seus alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Multiletramentos na formação de professores em metodologias da transmidiação no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologia da transmidiação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Dissertation results from a research with a qualitative approach that aimed to analyze the
Continuing teacher education for the multiliteracy and its contributions in the application and
development of methodologies for the transmediation of subjects through the Use of Digital Tools
to Optimize the Process of Learning course (UFDOPA) offerred by The Reference Center in
Educational Technology (CRTE). The preparatory course was offered in the first semester of 2019
by three Reference Centers (Samambaia, Planaltina and Taguatinga). On the second semester
two others Reference Centers (CRTE) joined the proposal (Paranoá and Sobradinho). Only the
Center of Reference in Taguatinga with the second oferred class was the main goal of this
research. The theoretical discussions were based on the authors Almeida (2000), Jenkins (2009),
Gosciola and Versuti (2012), Moran (2015), Kenski (2017), Rojo (2012), Valente Freire and
Arantes (2018), Versuti, Lima and Mercado (2018) among others. For data collection, online
questionnaires techniques were used (in the beginning and in the end of the course), participant
of observation and document analysis adding so 14 graduates. The analysis categories were not
previously defined, they resulted from reflection and thematic analysis that involved the data.
Therefore, three categories emerged: the relationship between technology and teachers; the
importance of infrastructure for learning mediated by TDIC; transmediation absence in planning
instruments. The results suggest the offered course has achieved its goal, as it allowed the use
of transmediation subjects into different pedagogical activities proposed by teachers. We were
also able to verify that the students exercised through engagement, protagonism and
collaborative work, different activities with the help of available Technologies and stimulated the
creation of new narratives that contributed to the teaching and learning of their students. | pt_BR |
dc.contributor.email | claudiavieirabarboza@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|