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Título: Levantamento de fontes e acervos para uma história das duas primeiras escolas de São Sebastião / DF (1956-1996)
Autor(es): França, Guilherme de Azevedo
E-mail do autor: mailto:guifranca@uol.com.br
Orientador(es): Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Assunto: Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Memória - história
Escolas rurais
São Sebastião (DF)
Brasília (DF) - história
Data de publicação: 4-Ago-2020
Referência: FRANÇA, Guilherme de Azevedo. Levantamento de fontes e acervos para uma história das duas primeiras escolas de São Sebastião / DF (1956-1996). 2020. 271 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Considerando a existência de fontes históricas relacionadas à educação no Distrito Federal, dispersas em diversos acervos e arquivos, o objetivo da pesquisa é sistematizar um corpus documental relativo à história das duas primeiras escolas de São Sebastião/DF, Escola Classe Cerâmica da Benção (1959) e Centro de Ensino Fundamental Cerâmica São Paulo (1965), no período de 1959-1996, por meio de um guia de fontes e acervos. Realiza-se uma pesquisa historiográfica, utilizando-se de documentos coletados anteriormente e ao longo da pesquisa, sobre os antecedentes da construção de Brasília, a história da cidade de São Sebastião e das suas duas primeiras escolas. A partir da localização, identificação e seleção de fontes e acervos sobre essas escolas, realiza-se um mapeamento dos lugares de memória da escolarização em São Sebastião, privilegiando-se os arquivos escolares. Apresenta-se, como produto técnico da pesquisa, um guia de fontes e acervos para uma história das duas primeiras escolas de São Sebastião, um instrumento de pesquisa que visa contribuir para uma escrita de uma história da educação do Distrito Federal e a preservação do patrimônio histórico educativo dessas escolas. Nos acervos escolares, verifica-se uma diversidade documental que permite identificar personagens do cotidiano escolar e sinalizar práticas administrativas e pedagógicas. Constata-se, entretanto, uma lacuna na sua documentação histórica. Nos outros acervos pesquisados, nota-se uma escassez de documentos relativos à história das duas primeiras escolas de São Sebastião. As duas primeiras escolas de São Sebastião eram escolas primárias rurais e não funcionavam de acordo com o modelo previsto pelo Plano Educacional de Brasília, idealizado por Anísio Teixeira. A criação e permanência dessas escolas ocorreram à margem desse Plano Educacional, refletindo um sistema de ensino intrinsecamente diferenciado. O silêncio das fontes relativas à história dessas escolas revela o poder do arquivo em se fazer lembrar e esquecer, negando a certas pessoas e instituições o acesso a esses “templos da memória”.
Abstract: Considering the existence of historical sources related to education in the Federal District, spread in a number of collections and archives, the present research aims at systematizing a documentary corpus related to the history of the first two schools of São Sebastião/DF, Cerâmica da Benção Class-School (1959) and Cerâmica São Paulo Elementary School (1965), in the period between 1959 and 1996, by means of a guide of sources and collections. A historiographical research was conducted using documents collected, previously and throughout the research, about the period preceding the construction of Brasília, the history of the city of São Sebastião, and its first two schools. Based on the location, identification, and selection of sources and collections about these schools, a mapping of the places of memory was conducted, giving priority to school archives. As a technical product of the research, a guide of sources and collections approaching a history of the first two schools of São Sebastião is introduced, consisting in an instrument of research aimed at contributing to a writing of a history of education in the Federal District and the preservation of the educational historical heritage of these schools. The school archives reveal a diversity of documents that allows the identification of characters of the school routine as well as pointing out administrative and pedagogical practices. However, a gap is identified in their historical documents. A scarcity of documents related to the history of the first two schools of São Sebastião was observed in other researched collections. The first two schools of São Sebastião were rural elementary schools that did not operate according to the model provided in the Educational Plan of Brasília, idealized by Anísio Teixeira. The creation and permanence of these schools occurred outside this Educational Plan, reflecting an intrinsically differentiated educational system. The silence of the sources related to the history of these schools reveals the power of the archives to allow memories or forgetfulness, denying to certain people and institutions the access to these “temples of memory”.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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