http://repositorio.unb.br/handle/10482/39313
Título: | A utilização das TIC no planejamento da aula de música dos egressos do curso de licenciatura em música a distância da UnB |
Autor(es): | Santos Júnior, Josué Berto dos Marins, Paulo Roberto Affonso |
Assunto: | Egressos Licenciatura em Música - ensino a distância Tecnologia da informação Música - planejamento de aulas |
Data de publicação: | Set-2018 |
Editora: | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Referência: | SANTOS JÚNIOR, Josué Berto dos; MARINS, Paulo Roberto Affonso. A utilização das TIC no planejamento da aula de música dos egressos do curso de licenciatura em música a distância da UnB. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS TIC NA EDUCAÇÃO, 5., 2018, Lisboa. Atas [...]. Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018. p. 1785-1796. Disponível em: http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/atas_te_2018.pdf. Acesso em: 27 jul. 2020. |
Resumo: | O presente texto apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado em música sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no planejamento da aula de música dos egressos do curso de Licenciatura em Música a Distância da Universidade de Brasília (UnB). Nesse recorte, buscou-se evidenciar como os egressos planejam o uso das tecnologias para a aula de música e quais os resultados alcançados. Como procedimentos metodológicos a pesquisa teve um caráter qualitativo, por meio de um estudo de entrevista com cinco egressos do curso de Licenciatura em Música a Distância da UnB da turma de 2011 do polo de apoio presencial de Ipatinga-MG. Como resultados, percebe-se que as tecnologias estão presentes no planejamento da aula de música dos egressos, da elaboração até a prática, porém há necessidade de desenvolver um pensamento critico-reflexivo das tecnologias para a educação musical. Os egressos reconhecem que a formação musical por meio das tecnologias tem influenciado muito nas suas aulas de música e destacam que as tecnologias são ferramentas e meios que auxiliam a aula de música contextualizada para gerações de nativos digitais. |
Abstract: | This text presents na outlne of a master's dissertation in music about the use of information and communication Technologies (ICT) in the planning of the music class of the graduates of the distance education undergraduate degree in music of the University of Brasília. In this outline, it was sought to show how the graduates plan the use of the technologies for the music class and the results that were achieved. As methodological procedures, the research had a qualitative character, by means of an interview study with five graduates of the of the aforementioned degree with the class of 2011 of the learning center of Ipatinga-MG. It is understood that the technologies are present in the planning of the music classes of the graduates, from the elaboration to the practice, but there is a need to develop a critical-reflective thinking of the technologies for musical education. The graduates recognize that musical training through technologies has influenced a lot in their music classes and emphasize that technologies are tools and means that assist the contextualized music class for generations of digital natives. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
Versão da editora: | http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/atas_te_2018.pdf |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.