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Título : A determinação do custo do ensino na educação superior : o caso da Universidade de Brasília
Autor : Morgan, Beatriz Fátima
Orientador(es):: Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto:: Educação superior
Custo do ensino
Educação - aspectos econômicos
Ensino superior - finanças - Brasil
Fecha de publicación : 13-jul-2020
Citación : MORGAN, Beatriz Fátima. A determinação do custo do ensino na educação superior: o caso da Universidade de Brasília. 2004. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)— Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, João Pessoa, 2004.
Resumen : A redução do financiamento público às Instituições Federais de Ensino Superior, aliada à importância da apuração de custos para o gerenciamento adequado dos recursos dessas instituições, faz com que as IFES busquem ferramentas que auxiliem no processo de tomada de decisão. Sob esse prisma, o presente trabalho objetivou determinar o custo por aluno em uma instituição de ensino superior, por meio de um estudo de caso, do qual foi objeto, a Universidade de Brasília. A separação do custo com o ensino dos demais produtos da instituição, foi realizada, inicialmente, com a identificação das unidades que oferecem esse produto e daquelas que lhes dão suporte. A partir disso, procedeu-se à apuração dos custos das Unidades Acadêmicas e, posteriormente, à apuração do custo do ensino, tendo como principal parâmetro o esforço despendido pelo corpo docente. Na UnB, o custo do ensino representa 29,06% das despesas orçamentárias executadas no período estudado - 2003 - e 59,97% do custo total das Unidades Acadêmicas. Apesar de o custo com pessoal representar 62,85% do custo total das Unidades Acadêmicas, 34,71% do custo de ensino refere-se a pessoal direto. O custo por aluno apurado para a Universidade em 2003 é da ordem de R$ 5.187. A apuração do custo por aluno, para cada Instituto ou Faculdade, encontrou resultados que variaram de R$ 3.016 a R$ 15.609. A metodologia do cálculo de custos desenvolvida pode contribuir para a eficiência no uso dos recursos pela universidade; e também, foi possível constatar e confirmar alguns pontos que justificam a complexidade em se apurar custos em universidades.
Abstract: The reduction of public investments in the Federal Institutions of Higher Education, allied to the significance of costs estimation to the proper management of the resources of these institutions, cause Federal Institutions of Higher Education to search for tools that may be useful for the decision making process. The aim of the present study was to determine the cost per student in a higher education institution, through a study case - the University of Brasilia. It was performed the cost segregation with teaching and the cost segregation of other products of the institution, firstly identifying the units that offer this product and those that give support to them. From this point, it was developed the cost calculation of Academic Units and, secondly, the cost calculation of teaching, the effort of the faculty being the main parameter. At the University of Brasilia, the teaching cost represents 29,06 % of the budget expenditures executed in the studied period - 2003 - and 59,97% of total Academic Units costs. Despite the fact that label costs represent 62,85% of the total Academic Units costs, 34,71% of the teaching costs are related to direct labels. The cost per student calculated for the university in 2003 is about R$ 5.187. The cost calculation per student, for each Institute or Faculty, revealed results that varied from R$ 3.016 to R$ 15.609. The methodology of cost calculation developed may contribute for the efficiency in the use of resources by the universities. From the present study, it was also possible to verify and confirm some aspects that justify the complexity of cost calculation at universities.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2004.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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