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Título: Espaço - tempo em mecânicas : critica a abordagem usual dos livros didáticos e uma proposta de UEPS para o ensino médio
Autor(es): Silva, Lucas Rodrigues
Orientador(es): Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Coorientador(es): Santana, Ademir Eugênio de
Assunto: Ensino de Física
Mecânica relativística
Mecânica não-relativística
Aprendizagem significativa
Data de publicação: 9-Jul-2020
Referência: SILVA, Lucas Rodrigues. Espaço - tempo em mecânicas: critica a abordagem usual dos livros didáticos e uma proposta de UEPS para o ensino médio. 2020. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Inumeros trabalhos t ´ em apontado uma clara preocupac¸ ˆ ao com a pr ˜ atica docente, ao sinaliza- ´ rem a necessidade da amplificac¸ao das fontes para a aquisic¸ ˜ ao de novas metodologias frente ao ˜ cenario educacional. Ao mesmo tempo, verifica-se que o material did ´ atico utilizado no Bra- ´ sil, nao tem oferecido uma boa abordagem conceitual. Dessa maneira, o presente trabalho foi ˜ desenvolvido com base na teoria da aprendizagem significativa (TAS), proposta por Ausubel (1968), junto a uma sequ ` encia did ˆ atica no formato de uma Unidade de Ensino Potencialmente ´ Significativa (UEPS) tratada por Moreira (2011). Sendo assim, o conteudo desenvolvido, tratou ´ dos conceitos mecanicos iniciais, pois observa-se que os livros did ˆ aticos de refer ´ encia, tanto ˆ de uso escolar quanto de uso academico n ˆ ao os t ˜ em passado de maneira satisfat ˆ oria. Desse ´ modo, apresentamos um caminho plaus´ıvel para alcanc¸ar esse entendimento, alem de mos- ´ trar que nao precisa haver a separac¸ ˜ ao entre as mec ˜ anicas newtoniana e a relativ ˆ ´ıstica, visto que tais conceitos sao afastados completamente ao longo do ensino m ˜ edio. Nesse contexto, a ´ sequencia did ˆ atica desenvolvida foi aplicada em uma instituic¸ ´ ao de ensino da rede particular do ˜ Distrito Federal, junto a uma turma da 1 ` a serie do ensino m ´ edio, contendo em m ´ edia 30 alunos. ´ Para tanto, utilizamos como instrumento de coleta de dados, a produc¸ao textual dos alunos e ˜ a construc¸ao de mapas conceituais, que foram avaliados atrav ˜ es de uma pesquisa qualitativa. ´ Assim, ao desenvolver uma UEPS tratando de conceitos mecanicos, observamos uma pr ˆ atica ´ poss´ıvel para o ensino de f´ısica, ao utilizar de uma estrategia did ´ atica diferente do uso cotidiano, ´ mostrando que f´ısica nao se trata somente da resoluc¸ ˜ ao de excessivos problemas matem ˜ aticos, ´ pois sua validade se encontra no entendimento da fenomenologia.
Abstract: Numerous studies have pointed out a clear concern with teaching practice, as they signal the need to amplify sources for the acquisition of new methodologies in the educational scenario. At the same time, it appears that the didactic material used in Brazil, has not offered a good conceptual approach. Thus, the present work was developed based on the Theory of Meaningful Learning (TML), proposed by Ausubel (1968), along with a didactic sequence in the format of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) dealt with by Moreira (2011). Thus, the content developed, dealt with the initial mechanical concepts, as it is observed that the reference textbooks, both for school and academic use, have not passed them satisfactorily. In this way, we present a plausible path to achieve this understanding, in addition to showing that there need not be a separation between Newtonian mechanics and relativistic mechanics, since such concepts are completely separated high school. In this context, the didactic sequence developed was applied in a private educational institution in the Federal District, together with a class from the 1st grade of high school, with an average of 30 students. For that, we used as a data collection instrument, the students’ textual production and the construction of conceptual maps, which were evaluated through a qualitative research. Thus, when developing a UEPS dealing with mechanical concepts, we observe a possible practice for the teaching of physics, using a didactic strategy different from everyday use, showing that physics is not only about solving excessive mathematical problems, because its validity is finds in understanding phenomenology.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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