Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39210
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_LuizSignates.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamos, Murilo César de Oliveira-
dc.contributor.authorSignates, Luiz Antônio-
dc.date.accessioned2020-07-07T16:32:25Z-
dc.date.available2020-07-07T16:32:25Z-
dc.date.issued2020-07-07-
dc.date.submitted1998-01-22-
dc.identifier.citationSIGNATES, Luiz Antônio. O evento além das grades: um estudo sócio-interacionista e fenomenológico da comunicação a partir das programações de rádio e tv. 1998. 324 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 1998.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39210-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 1998.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho critica a abordagem estrutural-funcionalista de programação, a partir da metáfora da “grade” ou do “mapa”, e propõe a adoção da definição de veiculação periódica concreta das emissoras de rádio e televisão. Nesse sentido, analisa outros arranjos conceituais, tais como o de programação como rito, prática discursiva e, finalmente, evento, a partir da combinação da anfibologia contida nessa palavra, que reúne num mesmo ato, o sentido teleológico das ações institucionais e o não teleológico da tradição fenomenológica. Tal combinação possibilita uma abordagem intersubjetivista do fenômeno programático, que passa, então, a ser visto como complexa relação entre agentes sociais distintos. Daí, critica-se, também, as classificações, estruturadas em gêneros e formatos, a partir de critérios funcionalistas, adotando-se, em seu lugar, a busca por tendências programáticas, relacionadas a macro-contextos sociais e a processos de mediação e negociação de sentido. Tal contextualização toma a globalização como referencial analítico, especialmente os movimentos de homogeneização que a caracterizam, frente às heterogeneidades implícitas nas realidades sociais; a dinâmica das novas tecnologias, como uma das materialidades do processo globalizante; e o desenvolvimento, neste século, da institucionalização moderna das comunicações. Nesse contexto, segmentação e interatividade despontam como os dois principais sentidos das programações, tendentes, respectivamente, às homogeneizações e às heterogeneidades. A leitura empírica de programações de rádio e TV em Goiânia mostrou, entre outros aspectos, sobretudo que as relações entre os diversos agentes são vinculadas ainda a lógicas estratégico-instrumentais incompletas, confirmando a proposição habermasiana da natureza ambivalente das instituições de comunicação, situadas na zona discursiva intermediária, entre sistema e mundo da vida, sendo este último o sentido hipotético dos processos de recepção. Essa constatação conduz a uma proposição pluralista e democrática das comunicações, para cuja realização os diversos aspectos devem ser considerados, desde o que tange à propriedade das estruturas e meios, até os que implicam a participação ativa e atuante dos vários públicos conectados.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO evento além das grades : um estudo sócio-interacionista e fenomenológico da comunicação a partir das programações de rádio e TVpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordEmissoras de rádio e TVpt_BR
dc.subject.keywordGoiânia (GO)pt_BR
dc.subject.keywordComunicação de massapt_BR
dc.description.abstract1This work criticizes the structural-functionalist approach of radio and television programming in terms of a “grill” or a “map”, and proposes the definition of periodic and concrete emission on radio and television broadcasting companies. Therefore, it analyses another concepts of programming such as: ritual, discursive practice and event. Here, the “event” combines the amphibology of the teleological and the nonteleological meanings. So, an intersubjective approach of programmatic phenomenon is possible like a complex relationship between different social agents. It also criticizes the classifications, which have been based on genres and formats by functionalist criterias. Instead of this, it looks for the programmatic tendencies, linked to social macro-contexts and mediation and negotiation processes of meaning. This contextualization involves the globalization like a analytic referential, especially its characteristic of homogenization movement face of the implicit social heterogeneity of the reality; the new technologies, like a materiality of the global process; and the development, in this century, of the modern institutionalization of the communications. In this context, segmentation and interactivity are the principal meanings of the programmings linked to homogenization and heterogeneity, respectively. The research in radio and TV programming in Goiânia concluded that the relationship between different agents is incomplete strategic-instrumental logic. It confirms Haberma’s propose, about the ambivalent position of the communication institutions, that are between system and lifeworld (the last, at the reception processes). The final point is a democratic and pluralist proposition for the communication, in diverse meanings – from the property of structures and recourses to the active participation of the different publics who are connected.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.