http://repositorio.unb.br/handle/10482/39183
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_RaquelSilvadosSantos.pdf | 8,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A plasticidade na interação entre sujeito e lugar estética em um sítio patrimonial : o caso da Praça Cívica em Goiânia |
Autor(es): | Santos, Raquel Silva dos |
Orientador(es): | Medeiros, Ana Elisabete de Almeida |
Coorientador(es): | Andrade, Miguel Gally de |
Assunto: | Estética Desenho Apropriação Praça Cívica Goiânia (GO) Patrimônio |
Data de publicação: | 7-Jul-2020 |
Data de defesa: | 22-Abr-2020 |
Referência: | SANTOS, Raquel Silva dos. A plasticidade na interação entre sujeito e lugar estética em um sítio patrimonial : o caso da Praça Cívica em Goiânia. 2020.207. f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da estética como fator relevante na apropriação de espaços urbanos, tanto em seu aspecto de apreensão pelos sentidos quanto no que tange ao aspecto relacional. Nas intervenções de caráter patrimonial, partir da observação das interações e recorrer à investigação histórica podem constituir estratégias eficazes para verificar se a estética constitui fator precípuo na apropriação. Diante do objeto de estudo, a Praça Cívica de Goiânia, surge uma inquietação: mesmo após uma requalificação, cuja cunho estético se destaca, a praça continua como lugar de passagem e de apropriações oficiais (eventos organizados pela gestão pública), em que os usos cotidianos parecem afastar-se cada vez mais. Ao aprofundar na leitura da transformação da praça ao longo de sua história e dos regimes sensíveis que ela pode gerar em seus transeuntes será possível perceber que os fatores inerentes à subjetividade, tida como produto social, podem gerar identificações que não necessariamente se associam a artefatos decorrentes da figuração. |
Abstract: | The present work presents a reflection on aesthetics as a relevant factor in the appropriation of urban spaces, both in its aspect of apprehension by the senses and in terms of the relational aspect. In heritage interventions, starting from the observation of interactions and resorting to historical research can be effective strategies to verify whether aesthetics is a key factor in appropriation. In view of the object of study, Praça Cívica, a concern arises: even after a requalification, whose aesthetic character stands out, the square continues as a place of passage and official appropriations (events organized by public management), in which everyday uses seem move further and further away. By going deeper into the reading of the transformation of the square throughout its history and the sensitive regimes that it can generate in its passers-by, it will be possible to realize that the factors inherent to subjectivity, considered as a social product, can generate identifications that are not necessarily associated with artifacts arising of the figuration. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.