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Título: Entre jovens invisíveis e corpos silenciados : manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação física
Autor(es): Aquilino, Simone Martins
Orientador(es): Figueiredo, Pedro Osmar Flores de Noronha
Assunto: Sexualidade
Questões de gênero
Homofobia - escolas
Educação física escolar
Data de publicação: 7-Jul-2020
Referência: AQUILINO, Simone Martins. Entre jovens invisíveis e corpos silenciados: manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação física. 2020. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A pesquisa apresenta como objeto de estudo o trato das sexualidades nas aulas de Educação Física. Entendemos que discutir na escola essa temática é muito importante, pois já faz parte do dia a dia dos/as estudantes e está presente também na escola. Temos como objetivo geral conhecer, problematizar e compreender como se dá a homofobia nas aulas de educação física do ensino fundamental, bem como apontar formas de intervenção pedagógica no combate a essa opressão. Para isso pontuamos os seguintes objetivos específicos: a) analisar as concepções dos/as alunos/as relacionadas às questões de gêneros e sexualidades; b) identificar e descrever como ocorre a homofobia nas aulas de Educação Física; c) desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica para discutir as questões de gêneros, as sexualidades e a homofobia nas aulas de Educação Física. A pesquisa é exploratória, com uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Foi realizada numa Escola Estadual do município de Extremoz/RN, tendo como participantes da pesquisa alunos/as de uma turma do 9o ano matutino (32 alunos/as) e outra do 9o ano vespertino (28 alunos/as), do ensino fundamental. Os instrumentos para o levantamento dos dados da pesquisa foram o questionário diagnóstico e as oficinas pedagógicas. Os resultados apontaram que 72,7% dos/as estudantes já presenciaram cenas de homofobia, que ocorrem principalmente através das ofensas e “brincadeiras” nas aulas de Educação Física. As concepções da maioria dos/as estudantes relacionada aos gêneros são que os/as alunos/as não devem ser separados por gênero e nem ter conteúdos diferentes. Em relação à sexualidade, aferimos que a figura masculina ainda está muito ligada, na percepção deles/as, à força e à virilidade, enquanto a mulher está associada à sutileza e à delicadeza. Concluímos que, no decorrer da pesquisa, a maioria dos/as alunos/as se expressou contra a homofobia e apontou alternativas para minimizá-la nas aulas de Educação Física. Através das oficinas pedagógicas proporcionamos aos/às estudantes vários momentos que consideramos enriquecedor para os/as alunos/as, a pesquisadora e a Educação Física Escolar.
Abstract: The research presents the object of study, the treatment of sexualities in Physical Education classes. We understand that discussing at school is very important, as it is already part of everyday life and is also present at school. We have as general objective, to know, problematize and understand how homophobia happen in physical education classes of elementary school, as well as to point out ways of pedagogical intervention in the fight against this oppression. For this, we point out the following specific objectives: a) to analyze the students' conceptions related to gender and sexuality; b) identify and describe how homophobia happen in Physical Education classes; c) develop a proposal for pedagogical intervention to discuss gender, sexualities and homophobia in Physical Education classes. The research is exploratory, with a qualitative approach, of an action research type. It was held at the School in Extremoz/RN, with students from a 9th grade morning group (32 students) and another from the 9th grade afternoon group (28 students), as elementary students. The instruments for collecting survey data were diagnostic questionnaires and pedagogical workshops. The results showed that 72.7% of the students already witnessed scenes of homophobia and that it occurs mainly through offenses and “games” in Physical Education classes. The conceptions of most students related to genders, are that students should not be separated by gender or have different content. About sexuality, we found that the male figure is still very much linked, in their perception, to strength, virility while the woman is associated with subtlety, delicacy. We concluded that the most of the students expressed themselves against homophobia and pointed out alternatives to minimize it in Physical Education classes. Through the pedagogical workshops we provide students with a lot of moments that we consider importants for students, the researcher and Physical Education in Schools.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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