Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, José Dionísio Gomes da | - |
dc.contributor.author | Leitão, Carla Renata Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T12:21:18Z | - |
dc.date.available | 2020-07-07T12:21:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-07 | - |
dc.date.submitted | 2002-12-06 | - |
dc.identifier.citation | LEITÃO, Carla Renata Silva. Investigação da rentabilidade de clientes: um estudo no setor hoteleiro do nordeste. 2002. xiii, 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)—Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, Natal, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39135 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2002. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo trata da rentabilidade de clientes, através de uma investigação no
setor hoteleiro. Expõe a história da hotelaria e o seu ambiente de gestão, além da sua
importância na sociedade e na economia, dado o grande crescimento do setor. Apresenta uma
revisão bibliográfica sobre a mensuração da rentabilidade obtida com os clientes, dando
ênfase às informações necessárias para a mensuração. Para extrair a realidade dos hotéis,
efetua uma pesquisa de campo nos hotéis de médio e grande porte, localizados em cinco
Estados do Nordeste brasileiro. A pesquisa objetiva investigar se a mensuração da
rentabilidade individual de clientes é efetuada através de informações estruturadas, geradas
nos sistemas de informação gerencial desses hotéis. A pesquisa revela que 81,6% da amostra
estudada não avalia a rentabilidade individual obtida com seus clientes, enquanto 18,4% o
fazem através de um sistema com informações estruturadas. Porém 85,8% dos hotéis, mesmo
com algumas restrições, consideram importante a existência de um sistema eletrônico que
forneça esse tipo de informação para uma decisão. Finalmente, conclui que as informações
sobre a rentabilidade individual de seus clientes pode proporcionar uma boa oportunidade aos
hotéis de rentabilizar as suas relações com estes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Investigação da rentabilidade de clientes : um estudo no setor hoteleiro do nordeste | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hotelaria & turismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clientela - característica | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study presents an investigation about customer profitability in the hotel
industry. It exposes the hotel industry's history and its managerial environment,
besides its importance to the society and economy, considering the increasement of the
hotel industry. It realizes a literature survey about the customer profitability,
emphasizing the informations that are necessary to measurement. In order to perceive
the hotel reality, a questionnaire was applied in some hotels classified as middle and
great size. It has covered five Brasilian Northeast states. The objective of the research
is to investigate the existence of an individual measurement to the customer
profitability, through the hotel's information systems. The results reveal that 81,6% of
the sampled hotels do not evaluate the individual profitability obtained with the
customers , while 18,4% do it. Although, 85,8% recognize the importance of the
electronic system that supplies this information for decisions. Finally, it concludes that
the informations about individual customer profitability may provide a good
opportunity to the hotel maximize your customer relationships. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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