Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Abádia da | - |
dc.contributor.author | Pontes, Deysiane Farias | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T19:14:32Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T19:14:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-28 | - |
dc.identifier.citation | PONTES, Deysiane Farias. A atuação e expansão da empresa Kroton Educacional na educação básica. 2020. 229 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39085 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese elege como objeto de investigação o processo de atuação e expansão da empresa
privada com fins lucrativos Kroton Educacional, na provisão de serviço privado com foco na
educação básica brasileira, de 2008 a 2018. Parte do problema: o modelo de gestão educacional
adotado pela Kroton Educacional, advindo da lógica empresarial privada capitalista, traz
implicações para a gestão da educação básica. A educação, nesse modelo, torna-se uma
mercadoria que visa ao lucro e se distancia do “preparo [da pessoa] para o exercício da
cidadania e sua qualificação para o trabalho”, conforme preconiza a Constituição Federal de
1988. Foram eleitos os seguintes objetivos específicos: a) analisar o movimento da Kroton e da
holding Saber e a expansão do mercado privado na educação básica; b) desvelar as formas de
atuação da Kroton por meio das fusões e das aquisições de empresas privadas; c) apreender
como o modelo de gestão educacional da Kroton interfere na educação básica, por meio da
atuação da holding Saber. Fundamenta-se na matriz teórico-metodológica, no materialismo
histórico-dialético, assim como nos conceitos de privatização e contradição, para apreender a
relação entre setor público e setor privado. Ao analisarmos os documentos da empresa Kroton
Educacional, assumimos as seguintes dimensões da privatização da educação básica: gestão,
desenho curricular e oferta de matrícula. No percurso, emergiram mais duas dimensões: política
e financeira. As grandes instituições privadas com fins lucrativos da área educacional formam
uma rede política que busca transformar a educação básica no Brasil em produto e tirar dela a
maior rentabilidade, levando para o centro da política educacional a lógica gerencialista, em
sinergia com o sistema sociometabólico do capital e alinhada ao neoliberalismo. Apontam-se
como resultados: atuação multifacetada no processo de privatização, com frente de atuação
diversificada por meio das dimensões de venda de desenho curricular, gestão escolar e oferta
de serviços e produtos; expansão dos negócios da Kroton na educação básica também com a
atuação na dimensão de articulação política em redes de empresários, em prol da privatização
da educação básica púbica; financeirização da educação básica por meio da atração de
investidores nacionais e internacionais como mais uma forma de privatização que opera com o
capital fictício. A educação básica foi eleita como mais um nicho de mercado da Kroton que
tenta subverter a educação básica pública em mercadoria e negócio rentável. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A atuação e expansão da empresa Kroton Educacional na educação básica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Kroton Educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Privatização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis has as its object of investigation the process of performance and expansion of the
private for-profit company Kroton Educacional, in the provision of private service focusing on
Brazilian Basic Education, from 2008 to 2018. Part of the problem: the model of educational
management adopted by Kroton Educacional, arising from the capitalist private business logic,
has implications for the management of Basic Education. The following specific objectives
were elected: a) to analyze the movement of Kroton and the holding company Saber and the
expansion of the private market in public basic education; b) unveil Kroton's ways of operating
through mergers and acquisitions of private companies; c) learn how Kroton's educational
management model interferes in public basic education, through the performance of the Saber
holding company. The theoretical-methodological matrix of this research project is based on
historical-dialectical materialism, as well as the concepts of privatization and contradiction, to
understand the relationship between public and private. When analyzing the documents of the
company Kroton Educacional, we assume the following dimensions of the privatization of
Basic Education: management, curriculum design and right offer. Along the way, two more
dimensions emerged: political and financial. The big companies in the educational area form a
political network that seeks to transform Basic Education in Brazil into a product and make it
as profitable as possible, taking the managerialist logic to the center of educational policy, in
synergy with the metabolic system of capital and ideologically aligned to neoliberalism. They
point out as results: multifaceted performance in the privatization process, with a diversified
performance front through the dimensions of sales of curriculum design, school management
and offer of services and products; Kroton expands its business in basic education also by acting
in the dimension of political articulation in networks of entrepreneurs, in favor of the
privatization of public basic education; financialization of basic education through the attraction
of national and international investors as another form of privatization that operates with
fictitious capital. Basic education was chosen as another market niche by Kroton that tries to
subvert public basic education into merchandise and profitable business. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta tesis tiene como objeto de investigación el proceso de desempeño y expansión de la
empresa privada con fines de lucro Kroton Educacional, en la prestación de servicios privados
centrados en la Educación Básica brasileña, de 2008 a 2018. Parte del problema: el modelo de
gestión educativa adoptado por Kroton Educacional, que surge de la lógica capitalista de los
negocios privados, tiene implicaciones para la gestión de la Educación Básica. Se eligieron los
siguientes objetivos específicos: a) analizar el movimiento de Kroton y el holding Sabre y la
expansión del mercado privado en la educación básica pública; b) desvelar las formas de operar
de Kroton a través de fusiones y adquisiciones de empresas privadas; c) aprenda cómo el
modelo de gestión educativa de Kroton interfiere en la educación básica pública, a través del
desempeño de la compañía holding Sabre. La matriz teórico-metodológica de este proyecto de
investigación se basa en el materialismo histórico-dialéctico, así como en los conceptos de
privatización y contradicción, para comprender la relación entre lo público y lo privado. Al
analizar los documentos de la empresa Kroton Educacional, asumimos las siguientes
dimensiones de la privatización de la Educación Básica: gestión, diseño curricular y oferta
adecuada. En el camino, surgieron dos dimensiones más: política y financiera. Las grandes
empresas en el área educativa forman una red política que busca transformar la Educación
Básica en Brasil en un producto y hacerlo lo más rentable posible, llevando la lógica
gerencialista al centro de la política educativa, en sinergia con el sistema sociometabolico del
capital y alineado ideológicamente. al neoliberalismo. Señalan como resultados: desempeño
multifacético en el proceso de privatización, con un frente de desempeño diversificado a través
de las dimensiones de ventas de diseño curricular, gestión escolar y oferta de servicios y
productos; Kroton amplía su negocio en educación básica también actuando en la dimensión de
articulación política en redes de empresarios, a favor de la privatización de la educación básica
pública; financiarización de la educación básica a través de la atracción de inversionistas
nacionales e internacionales como otra forma de privatización que opera con capital ficticio.
Kroton eligió la educación básica como otro nicho de mercado que intenta subvertir la
educación básica pública en mercancías y negocios rentables. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cette thèse a pour objet d'investigation le processus de performance et d'expansion de
l'entreprise privée à but lucratif Kroton Educacional, dans la prestation de services privés axés
sur l'éducation de base brésilienne, de 2008 à 2018. Une partie du problème: le modèle de
gestion de l'éducation adopté par Kroton Educacional, issu de la logique des affaires privées
capitalistes, a des implications pour la gestion de l'éducation de base. Les objectifs spécifiques
suivants ont été choisis: a) analyser le mouvement de Kroton et de la société holding Sabre et
l'expansion du marché privé dans l'enseignement public de base; b) dévoiler les modes de
fonctionnement de Kroton par le biais de fusions et d'acquisitions de sociétés privées; c)
apprendre comment le modèle de gestion de l'éducation de Kroton interfère dans l'enseignement
public de base, à travers la performance de la holding Sabre. La matrice théoriqueméthodologique de ce projet de recherche est basée sur le matérialisme historico-dialectique,
ainsi que sur les concepts de privatisation et de contradiction, pour comprendre la relation entre
public et privé. Lorsque nous analysons les documents de la société Kroton Educacional, nous
supposons les dimensions suivantes de la privatisation de l'éducation de base: gestion,
conception des programmes et bonne offre. En cours de route, deux autres dimensions ont
émergé: politique et financière. Ils indiquent comme résultats: une performance multiforme
dans le processus de privatisation, avec un front de performance diversifié à travers les
dimensions de la vente de la conception des programmes, la gestion des écoles et l'offre de
services et de produits; Kroton étend son activité dans l'enseignement de base également en
agissant dans la dimension de l'articulation politique dans les réseaux d'entrepreneurs, en faveur
de la privatisation de l'enseignement public de base; la financiarisation de l'éducation de base
par l'attraction d'investisseurs nationaux et internationaux comme une autre forme de
privatisation qui fonctionne avec un capital fictif. L'éducation de base a été choisie comme une
autre niche du marché par Kroton qui essaie de transformer l'éducation de base publique en
marchandise et en affaires rentables. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|