Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Rejane Arruda | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T15:46:26Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T15:46:26Z | - |
dc.date.submitted | 2020-03-19 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Rejane Arruda. Ocupações de escolas públicas de Ensino Médio no DF em 2016: uma construção a partir da (con)vivência com os estudantes. 2020. xiv, 178 f, il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39065 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A conjuntura política do Brasil, no ano de 2016, culminou em ações políticas, entre elas as
ocupações de escolas da rede pública por estudantes do Ensino Médio, de Institutos Federais e
Universidades de todo o Brasil. Além das pautas particulares das escolas, as principais
reivindicações eram: a) Contra a Medida Provisória sobre a Reforma do Ensino Médio – MP nº
746/2016 –, que modificaria as regras curriculares e de funcionamento do Ensino Médio; e b)
Contra a PEC nº 55 (no Senado), antiga PEC nº 241 (na Câmara), que pretendia alterar a
Constituição para limitar o crescimento das despesas do governo brasileiro, afetando diretamente
Saúde e Educação, diversos serviços públicos e previdência social; e c) Contra o Projeto de Lei do
Senado – PLS nº 193/2016 – que incluiria, entre as Diretrizes e Bases da Educação, o Programa
Escola sem Partido. Segundo notícias divulgadas pelas páginas oficiais de algumas ocupações e
jornais, as ocupações foram iniciadas em outubro, no Paraná, e posteriormente 22 Estados tiveram
escolas ocupadas. Totalizando aproximadamente 1.000 escolas, sendo o maior número no Paraná
(por volta de 850 instituições), o movimento teve uma expressiva participação dos estudantes de
Ensino Médio. O presente estudo teve embasamento da psicologia histórico-cultural, na
perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético. Assim, auxilia-nos a compreender o humano a
partir de sua história e cultura, onde ele se relaciona com o mundo social de forma ativa,
transformando seu contexto assim como é por ele transformado. Por se tratar de um ser social,
manifesta-se de forma singular, a partir de um amplo conjunto de relações sociais, onde o próprio
psiquismo é construído. O objetivo desta pesquisa consistiu em proporcionar espaços para a
construção de sentidos, com (as)os estudantes participantes da pesquisa, sobre a vivência no
contexto das ocupações que realizaram nas escolas públicas do Ensino Médio no Distrito Federal,
em 2016. As principais questões levantadas foram: O cotidiano das ocupações foi um espaço de
transformação e ressignificação de uma consciência social e política dos atores escolares? Como
foi a articulação entre os estudantes das outras escolas ocupadas? Como a gestão das escolas
entendeu o processo de ocupação e como se mobilizou no decorrer do acontecimento? Como foi
o processo de reinserção dos alunos das ocupações, no retorno às aulas? Quais foram os ganhos
no que diz respeito à organização do movimento estudantil, e os desdobramentos dessa vivência
no contexto atual dos estudantes? Para responder aos objetivos específicos, foram realizadas
entrevistas semiestruturadas com duas pessoas envolvidas com o movimento estudantil dos
secundaristas no Distrito Federal e rodas de conversa com três ex-estudantes do Ensino Médio
público do Distrito Federal que ocuparam as escolas em 2016. Foi utilizado um diário de campo
para as anotações da pesquisadora. As entrevistas foram gravadas em áudio e as rodas de conversa,
filmadas; posteriormente, ambos foram transcritos e analisados. Este estudo, em concordância com a perspectiva histórico-cultural, privilegiou analisar processos e não objetos como parte isolada,
buscar a emergência histórica e social do fenômeno, por meio da análise do desenvolvimento
histórico do mesmo, assim como privilegiar a explicação e não a descrição simplesmente. As
informações construídas foram analisadas conforme a abordagem teórico-metodológica assumida.
A atuação dos estudantes proporcionou um rico espaço para o exercício da democracia e a tomada
de decisões que culminou em vivências tensionadas por contradições onde possibilitaram o
reconhecimento e a apropriação de suas origens, bem como a condição de sua existência, atuando
no coletivo em prol da diversidade inserida na sua unidade. Este trabalho contribuiu para os
estudos e o diálogo a respeito do Ensino Médio – sobretudo público – no Brasil. Ainda, este estudo
auxiliou na produção de conhecimento sobre a importância das ocupações escolares de 2016, a
partir da construção de sentidos dessa vivência como fator essencial, tanto no contexto de
desenvolvimento humano para os ocupantes como para os desdobramentos de políticas públicas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ocupações de escolas públicas de ensino médio no DF em 2016 : uma construção a partir da (con)vivência com os estudantes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ocupação de escolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimento estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vivência escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The political situation in Brazil, in 2016, culminated in political actions, among them the
occupations of public schools by high school students, federal institutes and universities all over
Brazil. In addition to schools private guidelines, the main claims were: a) Demands against the
Provisional Measure on High School Reform, PM nº 746/2016, which would modify the High
School curricular and operating regulation; and b) Against PEC(Constitutional Amendment
Proposal) nº 55 (in the Senate), formerly PEC nº 241 (in the Congress), which intended to change
the Constitution in order to limit the increase of the Brazilian Government expenses, which would
directly affect the areas of Health and Education, Social Security and various public services; and
c) Against the Senate Bill, PLS 193/2016, which would include, among Education Guidelines and
Bases, the “Escola sem Partido” Program. According to reports published on official pages of
some school occupations and newspapers, occupations began in October in Paraná and later, 22
states had schools occupied. Approximately 1000 schools joined the movement, the majority in
Paraná (around 850 schools). The movement had significant high school students’ participation.
The present study was based on Historical-Cultural Psychology, from the perspective of
Historical-Dialectic Materialism. Thus, it helps us understand the human being as per its history
and culture, where it relates actively to the social world, transforming its context as it is
transformed by it. Because it is a social being, it manifests itself in a unique way from a wide set
of social relationships, where the psyche itself is built. The objective of this research was to provide
space for the construction of meanings, together with the participation of the students in the
examination of the experience in the context of the occupations in public high schools in the
Federal District, in 2016. The main issues were raised: Was the routine of the occupations a space
for transformation and reframing of a social and political awareness of school actors? How was
the articulation among students from other occupied schools? How did the school management
understand the occupation process and how did it mobilize during the event? How was the process
of reinsertion of students from occupations back to school? What were the gains with regard to the
organization of the student movement? What were the consequences of this experience in the
current students’ context? To answer each specific issue, semi-structured interviews were
conducted with two people involved with the student movement of high school students in the
Federal District and meetings with 3 former public high school students from the Federal District
who occupied the schools in 2016. A field journal was used to record the researcher's notes. The
interviews were recorded on audio and the conversations were filmed, later transcribed and
analyzed. This study, in accordance with the historical-cultural perspective, chose to analyze
processes and not elements as an isolated part, seeking the historical and social emergence of this milestone, through the analysis of its historical development, as well as to focus on the explanation
rather than simply describing it. The gathered information was analyzed according to the
theoretical-methodological approach undertaken. The performance of the students provided a
vivid scenario for the practice of democracy and decision-making that culminated in experiences
based on contradictions which contributed for the acknowledgement and appreciation of their
origins as well as the condition of their existence, acting collectively pro diversity in their
environment. This work contributed to the studies and dialogue regarding High School,
particularly public schools in Brazil. Yet, this study provides assistance to raise awareness about
the importance of the school occupations in 2016, according to the perspective of the lived
experience, as an essential factor both for the context of human development of the occupants, as
for the unfolding of public policies. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La situación política en Brasil, en 2016, culminó en acciones políticas, entre ellas la ocupación de
escuelas públicas por estudiantes de secundaria, institutos federales y universidades de todo Brasil.
Además de las pautas privadas de las escuelas, las principales demandas fueron: a) Contra la
Medida Provisional sobre la Reforma de la Escuela Secundaria, MP 746/2016, que modificaría las
reglas curriculares y de funcionamiento de la Escuela Secundaria; y b) Contra PEC nº 55 (en el
Senado), anteriormente PEC nº 241 (en la Cámara), que tenía la intención de cambiar la
constitución para limitar el crecimiento del gasto del gobierno brasileño, afectando directamente
la Salud y Educación, varios servicios públicos y la seguridad social; y c) Contra el Proyecto de
Ley del Senado, PLS 193/2016, que incluiría, entre las Pautas y Bases de Educación, el Programa
Escuela sin Partido. Según las noticias publicadas en las páginas oficiales de algunas ocupaciones
y periódicos, las ocupaciones comenzaron en octubre de 2016 en Paraná y, más tarde, 22 estados
habían ocupado escuelas. Con un total de aproximadamente 1000 escuelas, el mayor número en
Paraná (alrededor de 850 escuelas), el movimiento tuvo una participación expresiva de los
estudiantes. El presente estudio se basó en la psicología histórico-cultural, desde la perspectiva del
materialismo histórico-dialéctico. Por lo tanto, nos ayuda a comprender al ser humano a partir de
su historia y cultura, donde se relaciona activamente con el mundo social, transformando su
contexto a medida que lo transforma. Debido a que es un ser social, se manifiesta de una manera
única a partir de un amplio conjunto de relaciones sociales, donde se construye la propia psique.
El objetivo de esta investigación fue proporcionar espacios para la construcción de significados,
junto con los estudiantes que participaron en la investigación, sobre la experiencia en el contexto
de las ocupaciones que desempeñaron en las escuelas secundarias públicas del Distrito Federal, en
2016. Los principales problemas que se plantearon: ¿Fue la rutina de las ocupaciones un espacio
para la transformación y la reformulación de una conciencia social y política de los actores
escolares? ¿Cómo fue la articulación entre estudiantes de otras escuelas ocupadas? ¿Cómo
entendió la gerencia de la escuela el proceso de ocupación y cómo se movilizó durante el evento?
¿Cómo fue el proceso de reinserción de estudiantes de ocupaciones, en su regreso a la escuela?
¿Cuáles fueron las ganancias con respecto a la organización del movimiento estudiantil y las
consecuencias de esta experiencia en el contexto actual de los estudiantes? Para responder a los
objetivos específicos, se realizaron entrevistas semiestructuradas con dos personas involucradas
con el movimiento estudiantil de estudiantes de secundaria en el Distrito Federal y círculos de
conversación con 3 ex estudiantes de secundaria del Distrito Federal que ocuparon las escuelas en
2016. Se utilizó un diario para las notas del investigador. Las entrevistas fueron grabadas en audio
y las ruedas de conversación fueron filmadas y luego transcritas y analizadas. Este estudio, de acuerdo con la perspectiva histórico-cultural, tiene el privilegio de analizar procesos y no objetos
como una parte aislada, para buscar la emergencia histórica y social del fenómeno, a través del
análisis de su desarrollo histórico, así como privilegiando la explicación y no la descripción. La
información construida se analizó de acuerdo con el enfoque teórico-metodológico asumido. El
desempeño de los estudiantes brindó un rico espacio para el ejercicio de la democracia y la toma
de decisiones que culminó en experiencias tensas por contradicciones donde hicieron posible el
reconocimiento y la apropiación de sus orígenes, así como la condición de su existencia, actuando
en el colectivo a favor de la diversidad insertada en la su unidad. Este trabajo contribuyó a los
estudios y al diálogo sobre la escuela secundaria, principalmente pública, en Brasil. Aun así, este
estudio ayudó a producir conocimiento sobre la importancia de las ocupaciones escolares en 2016,
desde la construcción de los significados de esta experiencia como un factor esencial tanto en el
contexto del desarrollo humano para los ocupantes como para el desarrollo de políticas públicas. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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