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2020_JeanneMichelleMatozinhosdeCarvalhoFerreira.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorGriboski, Claudia Maffini-
dc.contributor.authorFerreira, Jeanne Michelle Matozinhos de Carvalho-
dc.date.accessioned2020-07-06T15:35:11Z-
dc.date.available2020-07-06T15:35:11Z-
dc.date.submitted2020-05-11-
dc.identifier.citationFERREIRA, Jeanne Michelle Matozinhos de Carvalho. Acesso e permanência de pessoas com deficiência na Universidade de Brasília : sentidos de Educação Inclusiva. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39062-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral da pesquisa é identificar ações institucionais, serviços especializados e apoios técnicos disponibilizados às pessoas com deficiência na perspectiva de promover a inclusão educacional e social na Universidade de Brasília. A investigação desse tema lança luz sobre situações que envolvem a pessoa com deficiência, tais como acessibilidade, valorização das diferenças e igualdade de oportunidades. O arcabouço teórico metodológico adotado é a Análise de Discurso Crítica, o qual propõe que sejam identificados nos textos e na linguagem dos atores, discursos que representam, identificam e acionam práticas sociais que expressam relações de poder que podem mudar a vida social. Os dados examinados provêm de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com treze gestores das unidades acadêmicas visando identificar as opiniões, conhecimentos e práticas sobre o tema. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam a representação dos sentidos de inclusão de estudantes com deficiência em três categorias analíticas: inclusão na educação superior, projetos e pesquisa, e recursos e serviços de acessibilidade. Entre as representações de inclusão está a iniciativa de gestão pública que envolve o acesso democrático e a necessidade de adaptação da instituição para atender necessidades de atendimento educacional especializado. A representação mais expressiva em relação aos recursos de acessibilidade foi a física. A pesquisa revelou ainda, a existência de projetos e pesquisas sobre inclusão nas áreas de ciência da computação, tecnologia, educação, educação física, letras e tecnologia.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAcesso e permanência de pessoas com deficiência na Universidade de Brasília : sentidos de Educação Inclusiva.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiênciapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The general objective of the research is to identify institutional actions, specialized services and technical support made available to people with disabilities in order to promote educational and social inclusion at the University of Brasília. The investigation of this theme sheds light on situations involving people with disabilities, such as accessibility, valuing differences and equal opportunities. The theoretical and methodological framework adopted is Critical Discourse Analysis, which proposes that the texts and language of the actors be identified, discourses that represent, identify and trigger social practices that express power relations that can change social life. The data examined comes from questionnaires and semi-structured interviews conducted with thirteen managers from academic units in order to identify the opinions, knowledge and practices on the subject. The results obtained in this research indicate the representation of the meanings of inclusion of students with disabilities in three analytical categories: inclusion in higher education, projects and research, and accessibility resources and services. Among the representations of inclusion is the public management initiative that involves democratic access and the need to adapt the institution to meet the needs of specialized educational services. The most expressive representation in relation to accessibility features was physical. The research also revealed the existence of projects and research on inclusion in the areas of computer science, education, physical education, letters and technology.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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