Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/3906
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_CarlosTorquatodeLimaJunior.pdf4,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Construção de uma matriz de planejamento e avaliação em ensino de química
Autor(es): Lima Júnior, Carlos Torquato de
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Química - estudo e ensino
Professores - formação
Prática de ensino
Data de publicação: 6-Mar-2010
Referência: LIMA JÚNIOR, Carlos Torquato de. Construção de uma matriz de planejamento e avaliação em ensino de química. 2009. 289 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho relata o processo de construção de uma Matriz de Planejamento e Avaliação para o Ensino de Química. Insere-se no contexto do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília, especificamente na linha de pesquisa Ensino de Química: Materiais de Ensino de Química. O trabalho contempla as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais, que preconiza o desenvolvimento de competências básicas para a inserção de nossos jovens na vida adulta. Destinamos grande parte do trabalho ao embasamento teórico dos conceitos: matriz, planejamento, avaliação, competências. Para tanto, recorremos à literatura especifica, além dos documentos oficiais. Confiantes nos referenciais adotados, construímos uma Matriz de Planejamento e Avaliação para o Ensino de Química. Após a construção, utilizamos a Matriz como instrumento para planejarmos uma Unidade de Ensino, cujo tema foi: Química e atmosfera. A Unidade foi desenvolvida em duas turmas de primeiro ano do Centro Educacional 01, Escola de Ensino Médio do Riacho Fundo 1, uma Região Administrativa de Brasília. Toda a Unidade de Ensino foi desenvolvida em 23 aulas no segundo semestre do ano letivo de 2008. O processo avaliativo teve a intenção formativa, com a utilização de porta-fólio como instrumento de avaliação, além de uma prova, construída com a utilização da Matriz. Como proposta de ação profissional, descrevemos o procedimento de construção de uma Matriz de Planejamento e Avaliação, bem como algumas sugestões para sua utilização em sala de aula. A intenção é que esse material seja utilizado por outros professores de Química do Ensino Médio. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work presents the process of carrying out a Planning and Evaluation Matrix for the Chemistry teaching. It is placed within the context of the Professionalizing Master’s Degree Course of the Post-graduate Program in Science Teaching of the University of Brasilia, specifically within the research area of Teaching Chemistry. The work encompasses the recommendations of the National Curriculum Policy which sets up the development of the basic competence to prepare our youth for the adult life. A good part of the work is destined to provide a theoretical background of the concepts concerning: matrix, planning, evaluation and competence. For this sake, we used the corresponding literature, besides the official documents. Based on the references adopted, a Matrix for the Planning and Evaluation of the Chemistry Teaching was constructed. After its construction, the Matrix was used as a tool for planning a Teaching Unit, whose theme was: Chemistry and the Atmosphere. This unit was put into practice in two classes of the first year of the Educational Centre 01, High School of Riacho Fundo 1, one of the Administrative Region of Brasilia. The entire Teaching Unit was taught during 23 classes, along the second term of the academic year 2008. The evaluation process had a formative character; a portfolio was used as a tool for evaluation, besides an exam using the principles stated in the Matrix. As a professional action proposal, we describe the procedures to establish a Planning and Evaluation Matrix, as well as some suggestions about how to use it in the classroom. The intent is that these materials come to be utilized by other Chemistry Teachers at the High School level.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2009.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.