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dc.contributor.advisorSilva, César Augusto Tibúrcio-
dc.contributor.authorSouza, Paulo Vitor Souza de-
dc.date.accessioned2020-07-06T15:20:51Z-
dc.date.available2020-07-06T15:20:51Z-
dc.date.issued2020-07-06-
dc.date.submitted2020-05-06-
dc.identifier.citationSOUZA, Paulo Vitor Souza de. Mercados adaptativos, cultura, variáveis econômicas e contábeis. 2020. 72 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39056-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva verificar como aspectos relacionados a mudanças de mercado, fatores institucionais e dimensões culturais associam-se com a eficiência apresentada em indicadores representativos de mercados internacionais e de títulos negociados no mercado brasileiro, para uma série de dados que compreende informações entre os anos 2000 a 2019. Para isso foram coletados dados diários referentes às cotações de indicadores de mercado de até 44 economias, bem como dados referentes a títulos de até 58 empresas brasileiras de capital aberto listadas na B3. A eficiência foi calculada por meio do Expoente de Hurst para vários recortes temporais distintos, dadas as particularidades dos estudos específicos. Foram realizados testes de regressão múltipla linear e testes de regressão com dados em painel, visando identificar a associação de dimensões culturais, incerteza política econômica, elementos contábeis e aspectos macroeconômicos com os níveis de eficiência de indicadores de mercado e títulos de empresas. Os resultados apontam que as dimensões culturais da distância de poder, individualismo, orientação de longo prazo e indulgência estão relacionadas a uma maior eficiência de mercado. Os períodos de incerteza política e econômica estão relacionados a uma maior eficiência, representando assim a exuberância irracional dos participantes de mercado, exceto no período da crise financeira mundial, em que os períodos de incerteza política reduzem a eficiência desses mercados. O mercado também capta as variações em indicadores contábeis das empresas, pois empresas com aumento em sua lucratividade tendem a um aumento na sua eficiência. Por fim, aspectos macroeconômicos também explicam as oscilações nos níveis de eficiência de mercado. Períodos em que o PIB per capita e a taxa básica de juros no Brasil estão baixos há eficiência na previsibilidade dos títulos das empresas. Todos os resultados fornecem evidências de que a eficiência não é constante e possui períodos de alta e baixa eficiência, que são afetados por diversos fatores relacionados à cultura, às mudanças na estrutura de mercado e aos aspectos internos das empresas inseridas nesse mercado, o que corrobora com a ideia de que os mercados são adaptativos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMercados adaptativos, cultura, variáveis econômicas e contábeispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordHipótese do mercado adaptativopt_BR
dc.subject.keywordIncerteza políticapt_BR
dc.subject.keywordDimensões culturaispt_BR
dc.subject.keywordEficiência de mercadopt_BR
dc.subject.keywordHipótese do mercado eficientept_BR
dc.subject.keywordVariáveis econômicas e contábeispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to verify how aspects related to market changes, institutional factors and cultural dimensions are associated with the efficiency presented in indicators representing international markets and securities traded in the Brazilian market, for a series of data comprising information between the 2000s to 2019. For this purpose, daily data were collected referring to the quotes of market indicators of up to 44 economies, as well as data referring to securities of 58 publicly traded Brazilian companies listed on B3. Efficiency was calculated using Hurst's exponent for several different time frames, given the particularities of specific studies. Multiple linear regression tests and regression tests were performed with panel data, aiming to identify the association of cultural dimensions, economic political uncertainty, accounting elements and macroeconomic aspects with the efficiency levels of market indicators and company titles. The results show that the cultural dimensions of the distance of power, individualism, long-term orientation and indulgence are related to greater market efficiency. The periods of economic political uncertainty are related to greater efficiency, thus representing the irrational exuberance of market participants, except in the period of the global financial crisis, where periods of political uncertainty have reduced the efficiency of these markets. The market also captures variations in companies' accounting indicators, that is, companies with increased profitability tend to increase their efficiency. Finally, macroeconomic aspects also explain fluctuations in market efficiency levels. Periods where GDP per capita and the basic interest rate in Brazil are low, there is efficiency in the predictability of corporate bonds. All results provide evidence that efficiency is not constant and has periods of high and low efficiency that are affected by several factors related to culture, changes in the market structure and internal aspects of companies in this market, which corroborates the idea that markets are adaptive.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeis-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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