Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, César Augusto Tibúrcio | - |
dc.contributor.author | Souza, Paulo Vitor Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T15:20:51Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T15:20:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-05-06 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Paulo Vitor Souza de. Mercados adaptativos, cultura, variáveis econômicas e contábeis. 2020. 72 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39056 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva verificar como aspectos relacionados a mudanças de mercado, fatores institucionais e
dimensões culturais associam-se com a eficiência apresentada em indicadores representativos de mercados
internacionais e de títulos negociados no mercado brasileiro, para uma série de dados que compreende
informações entre os anos 2000 a 2019. Para isso foram coletados dados diários referentes às cotações de
indicadores de mercado de até 44 economias, bem como dados referentes a títulos de até 58 empresas
brasileiras de capital aberto listadas na B3. A eficiência foi calculada por meio do Expoente de Hurst para
vários recortes temporais distintos, dadas as particularidades dos estudos específicos. Foram realizados
testes de regressão múltipla linear e testes de regressão com dados em painel, visando identificar a
associação de dimensões culturais, incerteza política econômica, elementos contábeis e aspectos
macroeconômicos com os níveis de eficiência de indicadores de mercado e títulos de empresas. Os
resultados apontam que as dimensões culturais da distância de poder, individualismo, orientação de longo
prazo e indulgência estão relacionadas a uma maior eficiência de mercado. Os períodos de incerteza política
e econômica estão relacionados a uma maior eficiência, representando assim a exuberância irracional dos
participantes de mercado, exceto no período da crise financeira mundial, em que os períodos de incerteza
política reduzem a eficiência desses mercados. O mercado também capta as variações em indicadores
contábeis das empresas, pois empresas com aumento em sua lucratividade tendem a um aumento na sua
eficiência. Por fim, aspectos macroeconômicos também explicam as oscilações nos níveis de eficiência de
mercado. Períodos em que o PIB per capita e a taxa básica de juros no Brasil estão baixos há eficiência na
previsibilidade dos títulos das empresas. Todos os resultados fornecem evidências de que a eficiência não é
constante e possui períodos de alta e baixa eficiência, que são afetados por diversos fatores relacionados à
cultura, às mudanças na estrutura de mercado e aos aspectos internos das empresas inseridas nesse
mercado, o que corrobora com a ideia de que os mercados são adaptativos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mercados adaptativos, cultura, variáveis econômicas e contábeis | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hipótese do mercado adaptativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Incerteza política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dimensões culturais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eficiência de mercado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hipótese do mercado eficiente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Variáveis econômicas e contábeis | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to verify how aspects related to market changes, institutional factors and cultural dimensions
are associated with the efficiency presented in indicators representing international markets and securities
traded in the Brazilian market, for a series of data comprising information between the 2000s to 2019. For this
purpose, daily data were collected referring to the quotes of market indicators of up to 44 economies, as well
as data referring to securities of 58 publicly traded Brazilian companies listed on B3. Efficiency was calculated
using Hurst's exponent for several different time frames, given the particularities of specific studies. Multiple
linear regression tests and regression tests were performed with panel data, aiming to identify the association
of cultural dimensions, economic political uncertainty, accounting elements and macroeconomic aspects with
the efficiency levels of market indicators and company titles. The results show that the cultural dimensions of
the distance of power, individualism, long-term orientation and indulgence are related to greater market
efficiency. The periods of economic political uncertainty are related to greater efficiency, thus representing the
irrational exuberance of market participants, except in the period of the global financial crisis, where periods
of political uncertainty have reduced the efficiency of these markets. The market also captures variations in
companies' accounting indicators, that is, companies with increased profitability tend to increase their
efficiency. Finally, macroeconomic aspects also explain fluctuations in market efficiency levels. Periods where
GDP per capita and the basic interest rate in Brazil are low, there is efficiency in the predictability of corporate
bonds. All results provide evidence that efficiency is not constant and has periods of high and low efficiency
that are affected by several factors related to culture, changes in the market structure and internal aspects of
companies in this market, which corroborates the idea that markets are adaptive. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|