Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Denize Elena Garcia da | - |
dc.contributor.author | Neves, Risalva Bernardino | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T14:57:55Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T14:57:55Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-04-16 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Risalva Bernardino. Discurso narrativo de mulheres militares no exército: uma perspectiva crítica. 2020. 359 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39046 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese inscreve-se no âmbito dos estudos da linguagem e resulta de um estudo qualitativointerpretativo, o qual tem o objetivo precípuo de perscrutar representações/discursos acerca
das mulheres militares do Exército Brasileiro e contribuir para revigorar suas identidades.
Para isso, realizou-se uma pesquisa documental e de cunho etnográfico, na qual foram
selecionados 8 textos que concernem à presença feminina na instituição (manual do
candidato, regulamentos e textos alusivos ao Dia das Mães e ao Dia Internacional da Mulher),
além de narrativas geradas a partir de 21 entrevistas realizadas com mulheres militares
(oficiais; praças; da ativa; da reserva; temporárias; e formadas por escolas como a EsFCEx, a
EsSEx, o IME e a EsSLog) e 15 questionários respondidos por instrutores/as de escolas de
formação militar mista. Com o propósito de contemplar os significados emergentes nos
textos, buscou-se analisar as faces exterior e interior da linguagem. Nesse sentido, foram
profícuos os construtos da Análise de Discurso Crítica (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH,
1999; FAIRCLOUGH, 2003, 2008, 2010; RAMALHO; RESENDE, 2011) a Linguística
Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014;
SILVA, 2013). De maneira análoga, os estudos sobre narrativas e posicionamentos
interacionais (BAMBERG, 1997; BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008; DE FINA,
2003; LABOV, 1997; LABOV; WALETZKY; 1967, SILVA, 1991, 1996, 2001, 2019a,
2019b) viabilizaram a análise das narrativas femininas, que focalizaram a maneira como as
militares assumem posicionamentos locais e mais amplos, e realçaram suas identidades. Os
resultados sugerem descompasso entre o discurso legal, presente nos documentos formais, e o
discurso das mulheres, capturado nas narrativas. Naquele, predominam representações que
tendem à igualdade de gênero e à valorização feminina. O diálogo entre instrutores/as e
mulheres militares reconheceu a tensão que ainda há na convivência entre os gêneros, mas
também apontou para uma avaliação positiva, a caminho da integração. Já nas narrativas,
flagram-se aspectos importantes: por um lado, a força, a perseverança e a identificação afetiva
com os preceitos e valores militares, como marcas das identidades das militares pesquisadas.
Por outro, o reconhecimento de práticas sociais machistas que precisam ser reconhecidas e
debatidas. A tese simboliza mais uma contribuição para estudos que buscam dar visibilidade
às mulheres a partir da articulação entre identidades locais e discursos hegemônicos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Discurso narrativo de mulheres militares no exército : uma perspectiva crítica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Militares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise do discurso - crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguística sistêmico funcional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis falls within the scope of language studies and results from a qualitativeinterpretative study, which has the primary objective of searching for representations/discourses about military women in the Brazilian Army and contributing to reinvigorate their identities. For this, a documentary and ethnographic research was carried out, in which 8 texts were selected concerning the female presence in the institution (candidate's manual, regulations and texts referring to Mother's Day and International
Women's Day). In addition, narratives data were collected from 21 interviews with military
women (officers; soldiers; active duty and reserve military; temporary officer candidate; and
formed by schools such as EsFCEx, EsSEx, IME and EsSLog) and 15 questionnaires were
answered by school instructors of mixed military training. In order to contemplate the
meanings emerging in the texts, we sought to analyze the outer and inner aspects of language.
In this sense, the constructs of Critical Discourse Analysis (CHOULIARAKI;
FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003, 2008, 2010; RAMALHO; RESENDE, 2011)
Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004,
2014); SILVA, 2013) were used. Similarly, studies on narratives and interactional positioning
(BAMBERG, 1997; BAMBERG; GEORGAKOUPOULOU, 2008; DE FINA, 2003;
LABOV, 1997; LABOV; WALETZKY; 1967, SILVA, 1991, 1996, 2001, 2019a, 2019b)
supported the analysis of female narratives, which focused on the way the military women
position themselves to the interlocutor, to the audience and the broader discourses that
circulate socially, and enhanced their identities. The results suggest a mismatch between the
legal discourse, present in formal documents, and the discourse of women, captured in the
narratives. The representations that tend towards gender equality and the valorization of
women were predominant. The dialogue between instructors and military women recognized
the tension that still exists in the coexistence between genders, but also pointed to a positive
evaluation towards integration. In the narratives, important aspects are highlighted: on the one
hand, the strength, perseverance and affective identification with the military precepts and
values, as marks of the identities of the military surveyed. On the other hand, the recognition
of male chauvinist social practices that need to be recognized and debated. The thesis
represents a contribution to studies that seek to give visibility to women from the articulation
between local identities and hegemonic discourses. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta tesis se insiere en el ámbito de los estudios del lenguaje y resulta de un estudio
cualitativo-interpretativo que tiene como objetivo principal de buscar
representaciones/discursos sobre las mujeres militares del Ejército Brasileño y contribuir a
revitalizar sus identidades. Para ello, se realizó una investigación documental y etnográfica,
en la que se seleccionaron 8 textos sobre la presencia femenina en la institución (manual del
proponente, reglamentos, alusivos al Día de la Madre y Día Internacional de la Mujer),
además de narrativas generadas a partir de 21 entrevistas con mujeres militares (oficiales;
suboficiales; de la activa; retiradas; asimiladas; y graduadas por las escuelas militares como la
EsFCEx, la EsSEx, el IME y la EsSLog) y 15 cuestionarios respondidos por instructores de
escuelas de entrenamiento militar. Para contemplar los significados que emergen en los
textos, buscamos analizar las caras externas e internas del lenguaje. En este sentido, fueron
proficuos los constructos del Análisis Crítico del Discurso (CHOULIARAKI;
FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003, 2008, 2010; RAMALHO; RESENDE, 2011)
la Lingüística Sistémica-Funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN,
2004, 2014); SILVA, 2013). Del mismo modo, los estudios sobre narrativas y posiciones
interactivas (BAMBERG, 1997; BAMBERG; GEORGAKOUPOULOU, 2008; DE FINA,
2003; LABOV, 1997; LABOV; WALETZKY; 1967, SILVA, 1991, 1996, 2001, 2019a,
2019b) hicieron posible el análisis de las narrativas femeninas, que se centró en la forma en
que las mujeres militares toman posiciones ante el interlocutor, la audiencia y los discursos
más amplios que circulan socialmente, y mejoraron sus identidades. Los resultados sugieren
un desajuste entre el discurso legal, presente en documentos formales, y el discurso de las
mujeres, capturado en las narraciones. En ese, predominan las representaciones que tienden a
la igualdad de género y la valoración de la mujer. El diálogo entre instructores y mujeres
militares reconoció la tensión que todavía existe en la convivencia entre géneros, pero
también apuntó a una evaluación positiva, en el camino hacia la integración. En las
narraciones, se destacan aspectos importantes: por un lado, la fuerza, la perseverancia y la
identificación afectiva con preceptos y valores militares, como marcas de las identidades de
los militares encuestados. Por otro lado, el reconocimiento de las prácticas sociales machistas
que deben ser reconocidas y debatidas. La tesis simboliza otra contribución a los estudios que
buscan dar visibilidad a las mujeres desde la articulación entre las identidades locales y los
discursos hegemónicos. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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