DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Andrade, Mariana Rosa Mastrella de | - |
dc.contributor.author | Almeida, Débora Torquato de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T14:23:28Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T14:23:28Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-31 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Débora Torquato de. Encontros com a EJA : construindo sentidos de aprender e ensinar inglês. 2020. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39034 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se propôs a discutir os sentidos dados para a aprendizagem de língua inglesa
por um grupo de estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e,
paralelamente, delinear que sentidos foram construídos e ressignificados por mim como
professora-pesquisadora sobre o ensino de língua inglesa durante o processo de pesquisa.
A pesquisa buscou também fazer uma breve análise dos documentos que pautam a
Educação de Jovens e Adultos comparando-os com os sentidos construídos pelos
estudantes e por mim como professora-pesquisadora. A pesquisa é qualitativa,
interpretativista (MOITA LOPES, 1994) em que os materiais empíricos gerados são
organizados, interpretados e discutidos por mim, no papel de professora-pesquisadora,
integrada ao processo de pesquisa e sala de aula. A ressignificação dos meus sentidos
como professora partiu de um exercício de existir e pensar decolonialmente em sala de
aula (MIGNOLO, 2014) e culminou na importância da construção de saberes localizados
(CANAGARAJAH, 1999; MIGNOLO, 2014; KUMARAVADIVELU, 2001) e na
necessidade da relação dialógica (FREIRE, 1987) no ensino. Discuti como possibilidades,
no contexto da EJA, o ensino de língua inglesa na perspectiva de translinguagem
(GARCÍA; WEI, 2014) e dos letramentos (BORTONI, 2012; SCHLATTER, 2009;
SOARES, 2004). A discussão dos sentidos de aprender inglês dos estudantes apontou
para uma busca de qualificação para o trabalho como ponto central para os estudantestrabalhadores assim como questões identitárias construídas em torno da língua inglesa
ligadas a questões de poder, inclusão e exclusão social (RAJAGOPALAN, 2003;
CANAGARAJAH, 1999). Os participantes demonstraram desejo de participação nas
práticas culturais e sociais que envolvem a língua inglesa, assim como de pertencimento
às identidades sociais que atribuem aos seus falantes (MASTRELLA-DE-ANDRADE,
2007). Quanto às legislações, traço, em uma análise inicial, pontos em que percebo
aproximações e distanciamentos entre legislações da EJA de âmbito nacional e estadual
e as perspectivas teóricas que adoto na pesquisa | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Encontros com a EJA : construindo sentidos de aprender e ensinar inglês | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua inglesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research addresses the meanings assigned to English language learning by a group
of students from Brazilian Youth and Adult Education - EJA (Educação de Jovens e
Adultos). It also aims at delineating the meanings that were built and rebuilt by myself as
a teacher-researcher of English language teaching during this study process. Another
purpose of this research is to briefly analyze documents that serve as basis for EJA while
comparing them to the meanings attributed by students and by me, as a teacher-researcher.
It is a qualitative, interpretativist research (MOITA LOPES, 1994) and the empirical data
produced is organized, interpreted and addressed by me, who occupies the role of teacherresearcher, thus being integrated in both the research process and the classroom
environment. The act of giving new meanings to my teaching started as an exercise of
decolonial thinking and being inside the classroom (MIGNOLO, 2014) and culminated
in the importance of constructing local knowledge (CANAGARAJAH, 1999;
MIGNOLO, 2014; KUMARAVADIVELU, 2001) and in the need for a dialogic relation
(FREIRE, 1987) in teaching. Considering EJA’s context, I proposed the possibility of
English language teaching through the perspective of translanguaging (GARCÍA; WEI,
2014) and of literacy development (BORTONI, 2012; SCHLATTER, 2009; SOARES,
2004). The discussion of learning English meanings attributed by the students
demonstrated the interest in work qualifications as the main goal for student-workers and
showed identity issues built around the English language related to questions of power
and of social inclusion and exclusion (RAJAGOPALAN, 2003; CANAGARAJAH,
1999). The participants showed willingness to engage in cultural and social practices
common to the English language, as well as a desire of relating to the social identities
assigned to English speakers (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2007). As for the
legislation, I drew the points of convergence and divergence noticed by me between the
EJA legislations of national and state levels in addition to the theoretical perspectives
adopted in the research. | pt_BR |
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