Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Resende, José Guilherme de Lara | - |
dc.contributor.author | Morais, Marcleiton Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T13:40:03Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T13:40:03Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-27 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Marcleiton Ribeiro. Two essays on experimental economics. 2020. 92 f.. Tese (Doutorado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39025 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese faz uso do ferramental Teoria do Prospecto para contribuir com duas questões em
aberto: (i) A crença hot hand afeta endogenamente a seleção individual de portfólio?, e (ii)
Existe um limite para o efeito da agregação na Myopic Loss Aversion (MLA)? Realizamos
experimentos em laboratório com estudantes de graduação de duas universidades brasileiras
para investigar essas duas questões. No segundo capítulo, testamos como a auto-crença hot
hand afeta a seleção individual de portfólio na presença de Loss Aversion (LA). Nosso design
experimental usou decisões de portfólio considerando preços aleatórios que eram obtidos
de um sistema predefinido de modo que a crença hot hand fosse definida como um erro de
expectativa a respeito da formação de preço, e estimada considerando como o investidor
avaliava ambas as informações sobre preços passados e performances dos investimentos. A
dimensão do portfólio e os padrões de risco-retorno foram definidos para atenuar confusão
com relação à diversidade das distribuições dos preços dos ativos, enquanto a formação
de preço objetivou atenuar familiaridade em relação ao desenvolvimento dos mesmos. Os
resultados mostram que a propensão à compra é, em parte, positivamente correlacionada
com as mudanças de preço. Maior frequência de sucesso fez a crença hot hand aparecer
nos dados, mas o perfil investidor avesso à perda dominou a gestão do portfólio quando o
participante enfrentou tendências negativas persistentes de preços, fazendo o efeito hot
hand desaparecer. No terceiro capítulo, obtemos uma amostra representativa para o design
experimental proposto pela Schoti (2012) para avaliar investidores diante de frequência
de feedback e de flexibilidade de escolha menores que as permitidas aos participantes do
estudo conduzido por Gneezy and Potters (1997). O estudo da Schoti propôs um novo
grupo de tratamento no qual os participantes jogavam as rodadas sob condições mais
limitadas para receber informações com frequência extremamente baixa, limitando ainda
mais MLA. Nossos resultados sustentam a hipótese da Schoti mostrando que MLA é
positivamente relacionada à frequência das informações e à flexibilidade de escolha, mas
também que o efeito dessas variáveis sobre a miopia é decrescente. Os participantes do
nosso experimento exibiram menos aversão a risco e apostaram quantias mais significativas
diante de feedback e escolhas mais limitadas. No entanto, dobrando as restrições de feedback
e de escolha não produziu duas vezes menos miopia, sugerindo que o efeito não é linear. | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Two essays on experimental economics | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hot hand | pt_BR |
dc.subject.keyword | Miopia - economia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aversão a perda - economia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis uses the Prospect Theory framework to contribute in two open questions: (i)
Does the hot hand belief endogenously affect individual portfolio selection?, and (ii) Is
there a limit to the effect of aggregation on Myopic Loss Aversion (MLA)? We ran lab
experiments with undergraduate students at two Brazilian universities to address these two
questions. In the second chapter, we test how the hot hand self-belief affects the individual
portfolio selection in the presence of Loss Aversion (LA). Our experimental design used
portfolio decisions considering random prices that were obtained from a predefined system
so that the hot hand belief was defined as a wrong expectation about the price formation,
and estimated considering how the investor evaluated both information about previous
prices and investment performances. The portfolio dimension and the risk-return patterns
were defined to attenuate confusion about the diversity of the asset price distributions,
while the price formation aimed to attenuate familiarity about the development of prices.
The results show that the propensity to buy is, in part, positively correlated with the
price changes. More frequency of success in the investments made the hot hand show up
in data, but the loss-averse investor profile dominated the portfolio management when the
participant faced persistent negative price trends, making the hot hand effect fade away.
In the third chapter, we got a representative sample for the experimental design proposed
by Schoti (2012) in order to evaluate investors facing the frequency of feedback and the
flexibility of choice smaller than what was provided to participants in the study conducted
by Gneezy and Potters (1997). Schoti’s study proposed a new treatment group in which
participants played the rounds under more aggregated conditions to receive extremely low
frequency of information, further limiting MLA. Our results support Schoti’s hypothesis
showing that MLA is positively related to the information frequency and the flexibility of
choice, but also that the effect of these variables on the myopia is decreasing. Participants
in our experiment exhibited less risk aversion and bet more significant amounts when
they faced more limited feedback and choices. However, doubling the feedback and choice
restrictions did not produce twice less myopia, suggesting that the effect is not linear. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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