Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sá, Natan Monsores de | - |
dc.contributor.author | Alfredo, Edson Joaquim Mayer | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T22:43:26Z | - |
dc.date.available | 2020-07-03T22:43:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
dc.date.submitted | 2019-11-11 | - |
dc.identifier.citation | ALFREDO, Edson Joaquim Mayer. A bioética no ensino médico de Angola. 2019. 122 f., il. Tese (Doutorado em Bioética)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38986 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Em Angola, a Bioética, enquanto disciplina, não consta nas grades curriculares da
Educação Médica, por isso, há necessidade de se realizar um diagnóstico situacional a fim de
verificar o nível de conhecimento dos futuros profissionais de saúde acerca da bioética e de
alguns dilemas éticos. Objetivo: realizar um diagnóstico situacional acerca da inserção do
ensino de Bioética nas escolas médicas em Angola, no período de março de 2016 a abril de
2019. Método: Estudo descritivo, de abordagem mista, que avaliou perfil e nível de
compreensão (em alguns temas de bioética) de estudantes do 4o ano das cinco unidades
orgânicas e comparou grades curriculares de Angola com as Portugal, Brasil e Cuba.
Resultados: Foram incluídos no estudo 100 estudantes. Destes, três foram excluídos, com taxa
de resposta de 97%. A média de idade foi de 24,74 (±6,73), sendo 59 mulheres (61%), 89
solteiros (92%), 47 católicas (48%) e 18 Ovimbundos (19%). Os conceitos de Bioética e ética
estiveram incompletos e errados nas duas escolas, a maioria foram contra ao aborto 57 (72%)
e 14 (78%), quer na escola Cubana como portuguesa, 10 (13%) das testemunhas de Jeová
não aceitariam a transfusão sanguínea, menos 1/3 dos estudantes seriam a favor da eutanásia,
40 (51%) na escola cubana mostraram-se tendencialmente a ter uma atitude mais paternalista,
a quebra do sigilo é desconhecida por 56 (71%) e 11 (61%) da escola cubana e da Portuguesa,
respetivamente, 63 (80%) das faculdades cubanas e 12 (67%) da Portuguesa optaria pela
vacinação, argumentada na base na teoria utilitarista, 46 (58%) das faculdades cubanas
responderam acertadamente o conceito de vulnerabilidade humana. Considerações Finais:
Depreendemos que a moralidade de base religiosa (igreja católica) pode ter influenciado o
posicionamento ético dos estudantes. Mas estudos são necessários com tamanho amostral
maiores, com provável inclusão de outros anos, e a auscultação dos professores para se
determinar com precisão, como a Bioética está inserida no Ensino médico de Angola. Em
função da falta de um programa de credenciamento internacional, que regule o ensino da
Bioética, propomos as autoridades acadêmicas angolanas a adoptar a incorporação do tema
de forma transversal na carreira, baseada na lógica do Core Curriculum da UNESCO, adaptado
ao contexto sócio cultural de Angola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A bioética no ensino médico de Angola | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ética em pesquisa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bioética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Posicionamento ético | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medicina - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Angola | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: In Angola, Bioethics, as a discipline, is not included in the medical education
curriculum, so there is a need to carry out a situational diagnosis in order to verify the level of
knowledge of future health professionals about bioethics and some ethical dilemmas. Objective:
carry out a situational diagnosis about the insertion of Bioethics teaching in medical schools in
Angola, from March 2016 to April 2019. Method: Descriptive study, with a mixed approach,
which evaluated profile and level of understanding (in some themes of bioethics) of 4th year
students from the five organic units and compared curricular grades in Angola with Portugal,
Brazil and Cuba. Results: 100 students were included in the study. Of these, three were
excluded, with a 97% response rate. The average age was 24.74 (± 6.73), with 59 women
(61%), 89 singles (92%), 47 Catholics (48%) and 18 Ovimbundos (19%). The concepts of
Bioethics and ethics were incomplete and wrong in the two schools, the majority were against
abortion 57 (72%) and 14 (78%), both in Cuban and Portuguese schools, 10 (13%) of Jehovah's
witnesses would not accept blood transfusion, 1/3 less of the students would be in favor of
euthanasia, 40 (51%) in the Cuban school tended to have a more paternalistic attitude, the
breach of confidentiality is unknown by 56 (71%) and 11 ( 61%) of the Cuban and Portuguese
schools, respectively, 63 (80%) of the Cuban colleges and 12 (67%) of the Portuguese schools
would opt for vaccination, argued based on the utilitarian theory, 46 (58%) of the Cuban
colleges answered correctly the concept of human vulnerability. Final Considerations: We
understand that the religious-based morality (Catholic church) may have influenced the
students' ethical position. But studies are needed with a larger sample size, with the probable
inclusion of other years, and the consultation of teachers to determine precisely, how Bioethics
is inserted in the Medical Education of Angola. Due to the lack of an international accreditation
program, which regulates the teaching of Bioethics, we propose the Angolan academic
authorities to adopt the theme in a transversal way in their careers, based on the logic of
UNESCO's Core Curriculum, adapted to the socio-cultural context of Angola. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Bioética | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Bioética | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|