Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Caixeta, Ana Paula Aparecida | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Priscila Cristina Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T19:04:08Z | - |
dc.date.available | 2020-07-03T19:04:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-12 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Priscila Cristina Cavalcante. O exercício de tecer como elemento de criação em cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez. 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38972 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação toma por objeto de análise o romance
Cem anos de solidão, do autor colombiano Gabriel García
Márquez. Em consonância com os estudos teóricos da
Epistemologia do Romance, esta escrita dissertativa busca
compreender o ato de tecer – do fazer e refazer contínuos -
dos personagens como elemento de reflexão acerca das
possibilidades de saberes da existência humana. Para tanto,
a construção desta pesquisa apresenta quatro partes
principais, sendo a primeira, nomeada de prólogo, que
desdobra o processo de leitura do literário na condição de
leitora-pesquisadora; e as demais estruturadas em capítulos.
O primeiro capítulo traça aproximações com as proposições
teóricas da Epistemologia do Romance como possibilidade de
análise para compreender o exercício de tecitura enquanto
uma escolha estética efetuada pelo autor e as possíveis
intencionalidades que podem estar embutidas nesse elemento
da narrativa; o segundo esboça apontamentos sobre a ideia de
narrador, em diálogo com a teoria da Epistemologia do
Romance, como um dos elementos do tecer, centrando-se nas
possibilidades reflexivas que a voz narrativa ecoada no
literário pode suscitar ao contribuir no entendimento da
tecitura; e o terceiro desenvolve considerações sobre o
processo criativo e reflexivo da personagem Úrsula a partir
do gesto filosófico enquanto leitora-pesquisadora promovido
e ampliado pela tecitura da voz do narrador. Desse modo, o
ato de tecer em Cem anos de solidão permite criar
possibilidades de conhecimentos acerca da condição humana
reverberados na voz do narrador e na tecitura da personagem
Úrsula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O exercício de tecer como elemento de criação em cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Epistemologia do Romance | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cem anos de solidão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Condição humana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gabriel García Márquez | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present thesis takes as an object of analysis the novel
“One Hundred years of solitude”, by the Colombian author
Gabriel Garcia Marquez. According to the theoretical studies
of the Epistemology of Romance, this piece of academic
writing aims to understand the act of weaving, that is to
say, the continuous process of creation of a character as an
element of reflection on the possibilities of the knowledge
of human existence. For such purpose, the construction of
this research presents four main parts, the first named
prologue unfolds the process of literary reading in the
condition of reader/researcher and the remaining parts were
assembled as chapters. The first chapter draws
approximations with theoretical propositions of the
Epistemology of Romance as a possibility of an analysis that
seeks to understand the exercise of weaving as an aesthetic
choice made by the author and the possible intentionalities
that may be attached to this element of narrative. The second
chapter outlines notes about the idea of narrator, in
dialogue with the Epistemology of Romance, as one of the
elements of weaving, focusing on the reflective
possibilities that the echoed narrative voice in the literary
text can raise by contributing to the comprehension of
weaving. The third chapter develops considerations about the
reflective and creative process of the character named Ursula
from the philosophical gesture of a researcher/reader,
fostered and amplified by the weaving of the narrator’s
voice. Therefore, the act of weaving in One Hundred years of
solitude allows to create possibilities of knowledge of the
human condition reverberated in the voice of the narrator
and the weaving of Ursula. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|