Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Olgamir Francisco de - | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Raquel da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T18:52:06Z | - |
dc.date.available | 2020-07-03T18:52:06Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-27 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Raquel da Silva. Política de assistência estudantil: limites e possibilidades para formação de uma rede de atendimento dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Universidade de Brasília. 2020. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38968 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso por Publicação, vinculado ao Programa de
Pós-Graduação em Educação na Modalidade Profissional - PPGE/MP da Faculdade de
Educação - FE da Universidade de Brasília – UnB, teve a finalidade de investigar a
possibilidade de articulação em rede do atendimento ao estudante participante da
política de assistência estudantil na Universidade. O pressuposto da referida política é
de que este estudante está inserido em um contexto de desigualdade e de exclusão
social, e que traz consigo demandas de diversas naturezas que impactam diretamente na
sua permanência e diplomação. Para se chegar aos resultados pretendidos, optou-se por
uma abordagem metodológica baseada na pesquisa qualitativa, utilizando como
instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Os resultados alcançados
permitiram captar, na percepção dos gestores, a dinâmica das relações que se
estabelecem entre eles, identificando alguns limites e possibilidades para a formação de
uma rede de atendimento ao estudante da assistência estudantil. Como materialização
dos achados da pesquisa foi apresentada uma proposta baseada na integralização das
ações já existentes, buscando a formação de uma rede. Desse modo, o estudo analisou a
política de assistência estudantil na universidade e propôs melhorias na qualidade do
atendimento que é oferecido ao estudante em situação de vulnerabilidade
socioeconômica dentro do contexto universitário, mediante uma proposta de articulação
em rede. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Política de assistência estudantil : limites e possibilidades para formação de uma rede de atendimento dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Permanência escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present course conclusion work, linked to the Postgraduate Program in Education in
Professional Modality - PPGE / MP of the Faculty of Education - FE of the University
of Brasilia - UnB, had the purpose of investigating the possibility of articulation in the
service network to the student participating in the student assistance policy at the
University. The assumption of said policy is that this student is inserted in a context of
inequality and social exclusion, and that it brings with it demands of different natures
that directly impact on his permanence and diplomacy. To arrive at the intended results,
a methodological approach based on qualitative research was chosen, using semi-
structured interviews as a data collection instrument. The results achieved allowed to
capture, in the perception of the managers, the dynamics of the relationships that are
established between them, identifying some limits and possibilities for the formation of
a student assistance network for student assistance. As materialization of the research
findings, a proposal was presented based on the integration of existing actions, seeking
to form a network. Thus, the study analyzed the policy of student assistance at the
university and proposed improvements in the quality of care that is offered to students
in situations of socioeconomic vulnerability within the university context, through a
proposal for networking. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|