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Título: Ensino de PLE no contexto de internacionalização das Instituições de Ensino Superior : uma proposta de integração entre tecnologias digitais e interculturalidade
Autor(es): Bonifácio, Laysla Carvalho
Orientador(es): Torre Aranda, Maria del Carmen de la
Assunto: Internacionalização
Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL)
Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão
Aquisição da segunda língua
Interculturalidade
Data de publicação: 3-Jul-2020
Referência: BONIFÁCIO, Laysla Carvalho. Ensino de PLE no contexto de internacionalização das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de integração entre tecnologias digitais e interculturalidade. 2020. 198 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras está desencadeando uma série de estratégias para inserir a universidade nas discussões e desafios enfrentados no mundo atualmente (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA 2018). Um dos pilares para internacionalização das universidades é o ensino de línguas, e é dentro desse contexto que essa pesquisa se encontra. Apoiada na natureza da pesquisa qualitativa interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006; LÜDKE; ANDRÉ, 2015; MOITA LOPES, 2008), e na metodologia de pesquisa do tipo etnográfico (ANDRÉ, 2002, PAIVA, 2019), essa pesquisa propõe a criação de um módulo de práticas de ensino de Português como Língua Estrangeira (ALMEIDA; JÚDICE, 2016; CUNHA; SANTOS, 1999; SCHLATTER, 1998; SILVA, 2016) mediado pelas tecnologias digitais (BARTON; LEE, 2015; CHAPELLE, 2003; CHUN; KERN; SMITH, 2016; SILVA, 2016; SELWYN, 2017) para alunos em mobilidade acadêmica internacional, a fim de complementar e potencializar a educação linguística e intercultural (BYRAM; GRIBKOVA; STARKEY, 2002; BYRAM; ZARATE, 1998; GARCÍA CANCLINI, 2007; KRAMSCH, 2003; MAHER, 2007; TROUCHE; JÚDICE, 2012) nas disciplinas de Português para Estrangeiros da universidade. Para atingir o objetivo geral desta pesquisa, buscou-se: investigar a perspectiva dos estudantes internacionais em relação às práticas de aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) e à sua inserção na cultura acadêmica e social local; à perspectiva das professoras e dos coordenadores de PLE a respeito das práticas de ensino de PLE, e, o uso das tecnologias digitais (TD) como potencializadoras de uma abordagem intercultural, e, por fim, a análise das orientações pedagógicas nos documentos oficiais da universidade, a fim de observar as práticas bem-sucedidas e as lacunas no ensino de PLE. Os textos foram coletados por meio de questionário, narrativas, entrevistas, observação não participante e análise documental. Os resultados desta pesquisa nos apontam que há uma preocupação dos professores e alunos, participantes deste estudo, em relação à interculturalidade e ao uso das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem de Português como Língua Estrangeira. Sobretudo, há lacunas quanto a utilização das TD no que se diz respeito ao uso e integração nas aulas de PLE na universidade.
Abstract: The internationalization process of Brazilian Higher Education Institutions is triggering a series of strategies to insert the university in the discussions and challenges faced in the world today (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA 2018). One of the pillars for the university's internationalization is language teaching, and it is within this context that this research is found. Based on the nature of qualitative interpretive research (DENZIN; LINCOLN, 2006; LÜDKE; ANDRÉ, 2015; MOITA LOPES, 2008), and ethnographic research methodology (ANDRÉ, 2002, PAIVA, 2019), this research proposes the creation of a module of practices of Portuguese as Foreign Language (PFL) (ALMEIDA; JÚDICE, 2016; CUNHA; SANTOS, 1999; SCHLATTER, 1998; SILVA, 2016) mediated by digital technologies (BARTON; LEE, 2015; CHAPELLE, 2003; CHUN; KERN; SMITH, 2016; SILVA, 2016; SELWYN, 2017) for students in international academic mobility, in order to complement and enhance linguistic and intercultural education (BYRAM; GRIBKOVA; STARKEY, 2002; BYRAM; ZARATE, 1998; GARCÍA CANCLINI, 2007; KRAMSCH, 2003; MAHER, 2007; TROUCHE; JÚDICE, 2012) in the subjects of Portuguese for Foreigners at the university. To achieve the general objective of this research, we sought to investigate the perspective of international students in relation to PFL learning practices and their insertion in the local academic and social culture; the perspective of teachers and coordinators of Portuguese as a foreign language (PFL) regarding teaching practices, and the use of digital technologies as enhancers of an intercultural approach and, finally, the analysis of pedagogical guidelines in official university documents, in order to observe successful practices and gaps in teaching and learning PFL. The texts were collected through a questionnaire, narratives, interviews, non-participant observation and document analysis. The results of this research show us that there is a concern of teachers and students, participating in this study, regarding interculturality and the use of digital technologies in the teaching and learning of Portuguese as a Foreign Language. Above all, there are gaps in the use of digital technology with regard to their use and integration in PFL classes at the university.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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