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2020_KimikoUchigasakiPinheiro.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorReis, Maria da Glória Magalhães dos-
dc.contributor.authorPinheiro, Kimiko Uchigasaki-
dc.date.accessioned2020-07-03T15:41:36Z-
dc.date.available2020-07-03T15:41:36Z-
dc.date.issued2020-07-03-
dc.date.submitted2020-03-06-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Kimiko Uchigasaki. Educação literária com teatro: leitura cênica do travesseiro dos sonhos uma peça das peças do nô moderno de Yukio Mishima. 2020. 219 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38937-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo propõe reflexões sobre as contribuições do teatro para a educação literária. O principal objetivo é mostrar como a experiência prática de uma leitura cênica da peça “Kantan – Travesseiro dos sonhos”, presente na obra “Kindainôgakushû” (Peças de nô moderno), de Yukio Mishima, realizada junto a educandos do curso de graduação em licenciatura em letras em língua e literatura japonesa, relaciona-se à formação de indivíduos críticos éticos e com perspectivas estéticas. Neste trabalho, apresentam-se discussões sobre o dialogismo de Mikhail Bakhtin, a educação libertária de Paulo Freire, a multiculturalidade de bell hooks, a transdisciplinaridade de Edgar Morin, o político de Bertolt Brecht, os jogos teatrais de Viola Spolin, a leitura cênica de Magalhães dos Reis, além das reflexões de outros autores que debatem sobre a forma de educar a visão de mundo por meio de uma “teoria-práxis”. Aborda-se também a leitura de literatura pelo viés de Antonio Candido, Antoine Compagnon, entre outros teóricos que veem a literatura como humanizadora. Essa experiência de leitura cênica resultou em transformações no olhar dos educandos em relação à dramaturgia e à literatura, no sentido de levar em conta a materialidade do texto teatral com as dimensões corporais e afetivas do sujeito.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação literária com teatro : leitura cênica do travesseiro dos sonhos uma peça das peças do nô moderno de Yukio Mishimapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordTeatro - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura japonesapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordDialogismopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study proposes reflections on the contributions of theater to literary education. Its main objective is to show how the practical experience of a stage reading of the play “Kantan – The Magic Pillow”, from “Kindainôgakushû” (Modern Noh plays) by Yukio Mishima, with undergraduate students of the course in Teaching Japanese Language and Literature at the University of Brasília, is related to the education of critical, ethical individuals with aesthetic perspectives. The discussion includes Mikhail Bakhtin’s dialogism, Paulo Freire’s libertarian education, bell hooks’ multiculturalism, Edgar Morin’s transdisciplinarity, Bertolt Brecht’s political view, Viola Spolin’s theatrical games, Magalhães dos Reis’ stage readings, among other authors. We approached the reading of literature from the perspective of Antonio Candido, Antoine Compagnon, among others who see literature through a humanizing lens. This stage reading experience resulted in transformations in the students’ stances in relation to dramaturgy and literature in the sense of taking into account the materiality of the theatrical text with the subject’s bodily and affective dimensions.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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