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Título: A língua fora do armário: uma abordagem transviada no ensino de Línguas Estrangeiras
Autor(es): Souza, Gustavo Tozetti Martins de
Orientador(es): Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de
Assunto: Linguística aplicada
Sexualidade
Pedagogia
Gênero - identidade
Ensino de línguas
Data de publicação: 3-Jul-2020
Referência: SOUZA, Gustavo Tozetti Martins de. A língua fora do armário: uma abordagem transviada no ensino de Línguas Estrangeiras. 2020. [74] f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho se dá a partir da vontade de fazer uma abordagem de gênero e sexualidade em aulas de língua estrangeira e a percepção da falta de trabalhos sobre os temas. Tendo a Linguística Aplicada como base para o estudo, a pesquisa, de cunho qualitativo, predominantemente documental e bibliográfica, se dá num contexto em que gênero e sexualidade são temas que geram muita divergência de visões sobre o assunto no contexto brasileiro, no qual opiniões sobre assuntos polêmicos são dadas sem muito estudo sobre esses. Faço a tessitura das questões teóricas que embasam o trabalho, discorrendo sobre a teoria queer, desde que assim nomeada por Jagose (1996), mas remetendo-nos às ideias de Foucault (1976) sobre como a sexualidade é e sempre foi regulada pelas instituições sociais e pelo discurso e à filósofa Butler (1990, 2019) que nos traz a ideia de performatividade do gênero na hipermodernidade, termo do filósofo Lipovetsky (2009); e da socióloga Bento (2016) trazendo essa perspectiva com um olhar brasileiro para o problema, pensando no termo ‘transviado’, entre outras/os pensadores. Reflito sobre as perspectivas do ensino de línguas na hipermodernidade, pensando nas diversas concepções de língua elencadas por Kumaravadivelu (2008), o ensino de línguas como reflexo da sociedade atual como nos discorre Moita Lopes (2006) e as questões de letramento, como proposta inicial de Baynham (1995) e a perspectiva crítica e social dos letramentos a partir dos estudos de Street (1995). O objetivo da pesquisa se torna, então, investigar três perspectivas sobre o ensino de línguas e as questões de sexualidade e gênero: primeiramente, a perspectiva ideal, colocada pelas/os acadêmicas/os das áreas de educação e de linguística aplicada; em segundo lugar, o que é proposto pelo governo e por instituições que discorrem sobre ensino de LE e; em terceiro lugar, saber o que está sendo feito na prática, através das respostas de professoras e professores obtidas em um questionário online. Percebo, então, que há uma diferença enorme entre o que se sugere fazer na bibliografia e nos documentos oficiais e o que se faz em sala de aula.
Abstract: This research takes place from the will to make an approach of gender and sexuality in foreign languages classes and the perception of the absence of studies about such themes. Considering Applied Linguistics as basis to the study, this research, of qualitative nature, predominantly documental and bibliographic, occurs in a context in which gender and sexuality are themes that generate a lot of divergent opinions in the Brazilian context, in which opinions about polemic subjects are given without much knowledge about them. I make, then, the weaving of theoretical matters that ground this study, talking about queer theory, since its nomination by Jagose (1996), but also taking us to Foucault’s (1976) idea about how sexuality is and has always been regulated by the social institutions and to the philosopher Butler (1990, 2019), that brings us the idea of performativity of gender in the hypermodernity, term by the philosopher Lipovetsky (2009); and the sociologist Bento (2016) bringing the themes with a Brazilian perspective, thinking about the term ‘transviado’, among other thinkers. I reflect upon language teaching perspectives on hypermodernity thinking about the diverse conceptions of language presented by Kumaravadivelu (2008), language teaching as a reflex of the current society, as it is presented to us by Moita Lopes (2006) and the literacy matters, as________________________________________________________________________________ ________ __________________________________________________________________________________ proposed initially by Baynham (1995) and the critical and social literacy perspective from the studies of Street (1995). Thus, the objective of this research was to investigate three perspectives about sexuality and gender in foreign language classes: firstly, the ideal perspective, as proposed by the education and Applied Linguistics academics; secondly, what is proposed by the government and the institutions that discourse about language teaching and; thirdly, to know what is the praxis of language teachers, through answers to an online questionnaire. The findings indicate that what is suggested in the bibliography and by the official documents is far from what is being actually done inside the classrooms.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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