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2020_MariadaConceiçãoLimaAfonso.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCastioni, Remi-
dc.contributor.authorAfonso, Maria da Conceição Lima-
dc.date.accessioned2020-07-03T14:17:09Z-
dc.date.available2020-07-03T14:17:09Z-
dc.date.issued2020-07-03-
dc.date.submitted2020-03-19-
dc.identifier.citationAFONSO, Maria da Conceição Lima. A produção científica sobre educação profissional no Brasil: como a academia trata esta modalidade. 2020. 223 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38906-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho mostra como a literatura científica (teses e dissertações) brasileira retrata a questão da Educação Profissional (EP), no que diz respeito às temáticas, às legislações educacionais e às políticas públicas estudadas. Para atingir esse objetivo, esta tese foi organizada em quatro capítulos principais, além da introdução e das considerações finais. Os dois primeiros apresentam os fundamentos teóricos que subsidiam o trabalho e contextualizam mais detalhadamente o tema pesquisado, sendo discutidas as bases conceituais e legais da Educação Profissional e o uso da Bibliometria. Os dois últimos trazem os resultados alcançados, os quais foram estruturados em conformidade com as abordagens da Bibliometria e das análises textual e de conteúdo. Apreende-se dos resultados que: a escassez de trabalhos que utilizam métodos quantitativos, como a Bibliometria, aplicados à pesquisa científica em educação profissional; a necessidade dos programas de pós-graduação se atentarem a qualidade dos elementos prétextuais (títulos, resumos, palavras-chaves, etc.) inseridos em suas produções científicas; o aumento da produção científica sobre a educação profissional foi impulsionado pela adoção, nos programas de pós-graduação, de diferentes ações que buscaram promover a formação de mestres e doutores; há uma concentração de teses e dissertações defendidas no âmbito da região Sudeste, evidenciando a importância dessa região; e uma concentração em políticas públicas recentes focadas, principalmente, na expansão da educação profissional no Brasil. Finalmente, ao longo do desenvolvimento deste trabalho foi observada a tendência à homogeneização das discussões e pesquisas com a frequente polarização de discursos, contribuindo para um deslocamento em relação às necessidades da educação profissional.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA produção científica sobre educação profissional no Brasil : como a academia trata esta modalidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subject.keywordBibliometriapt_BR
dc.subject.keywordProdução científica - Brasilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to shows how the Brazilian scientific literature (theses and dissertations) portrays the professional education, with regard to the studied themes, educational laws and public policies. To achieve the expectations of this work, the contents studied were organized into four main chapters apart from its Introduction and Final Considerations. The first two chapters present the theoretical foundation and further contextualize the subject in research, discussing Professional Education conceptual and legal basis and the use of Bibliometrics. The last two chapters bring the results observed by the research and were structured in accordance with the approaches of Bibliometrics and textual and content analysis. The results shows: the scarcity of works using quantitative methods, such as Bibliometrics, applied to scientific research in Professional Education; the need for better pre-textual elements (titles, summaries, keywords, etc.) in the scientific production of master’s and doctor’s degree programs; a concentration of theses and dissertations defended in the Brazilian Southeast Region, highlighting the importance of this region; public policies concentration mainly toward the professional education expansion in Brazil. In general, it was observed a tendency to homogenize the discussions and researches developed with frequent discourse polarization, contributing toward a scientific production displacement away from the needs of the professional education.pt_BR
dc.contributor.emailmconceicaoafonso@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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