Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Soares, Alexandre Kepler | - |
dc.contributor.author | Diniz, Arthur Brito Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T13:57:47Z | - |
dc.date.available | 2020-07-03T13:57:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-17 | - |
dc.identifier.citation | DINIZ, Arthur Brito Nunes. Modelagem e análise de transitórios hidráulicos e cavitação em linhas de recalque com ventosas. 2020. xxi, 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38896 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Embora o desenvolvimento teórico dos modelos hidráulicos para análise de transitórios tenha
avançado consideravelmente nas últimas décadas, ainda são verificadas consideráveis
divergências entre os dados obtidos em campo ou laboratório e os resultados das simulações
hidráulico-computacionais. O presente trabalho se propôs a desenvolver um modelo hidráulico
que incorpora a cavitação gasosa por meio do Discrete Gas Cavity Model (DGCM), além da
consideração do fator de atrito variável com o objetivo de analisar as pressões transitórias
causadas pela parada súbita de conjuntos motor-bomba em linhas de recalque, sendo um sistema
real de bombeamento de esgoto. O simulador desenvolvido teve suas rotinas e resultados
validados por etapas seguindo a ordem de implementação das condições de contorno e efeitos
dinâmicos através de software de simulação e análise de transitórios e de dados obtidos de
instalação experimental. O modelo foi, então, aplicado para o estudo de um sistema real – Linha
de Recalque do Saldanha (Lisboa/Portugal) – para simulação e análise hidráulica em escoamento
transitório. Dados de campo mostraram a ocorrência de pressões transitórias abaixo da pressão
atmosférica, mas sem resultarem em separação da coluna líquida. Visando a calibração do
modelo hidráulico, foi necessário o estudo das condições de contorno do sistema, como a lei de
fechamento das válvulas de retenção dos conjuntos motor-bomba, a admissão e a expulsão de ar
pelas ventosas ao longo da linha de recalque e a variação da coluna líquida na extremidade de
jusante da linha de recalque com descarga livre para a atmosfera. Sucessivas simulações foram
realizadas para a reprodução das condições de escoamento por meio da comparação dos
resultados numéricos com os dados coletados em campo. Os resultados obtidos demonstraram
que as válvulas de retenção não eram estanques em seu fechamento máximo, que as ventosas
admitiam grande quantidade de ar promovendo proteção local contra separação da coluna
líquida, mas não evitaram pressões negativas na elevatória, que os efeitos do fator de atrito
variável foram menos impactantes no sinal de pressão do que o ar admitido no escoamento pelas
ventosas, e que o trecho final da linha de recalque, composto por uma tubulação disposta na
vertical e por extremidade com descarga para a atmosfera, apresentou variação em seu nível e
correspondente estabilização em cota inferior ao da extremidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modelagem e análise de transitórios hidráulicos e cavitação em linhas de recalque com ventosas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transitórios hidráulicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelo hidráulico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linha de recalque | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cavitação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Válvula ventosa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.identifier.reportnumber | . | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Although the theoretical development of hydraulic models for transient analysis has advanced
considerably in the last decades, considerable divergences between the data obtained in the field
or laboratory and the results of the hydraulic-computer simulations are still verified. The current
work proposed to develop a hydraulic model that incorporates gas cavitation using the Discrete
Gas Cavity Model (DGCM), in addition to considering the variable friction factor in order to
analyze the transient pressures caused by the pump trip-off in rising mains, being a real sewage
pumping system. The developed simulator had its routines and results validated in stages
following the order of implementation of the boundary conditions and dynamic effects through
simulation and transient analysis software and data obtained from an experimental installation.
The model was then applied to the study of a real system - Saldanha Rising Main
(Lisbon/Portugal) - for simulation and hydraulic analysis in transitory flow. Field data showed
the occurrence of transient pressures below atmospheric pressure, but without resulting in
separation of the liquid column. In order to calibrate the hydraulic model, it was necessary to
study the boundary conditions of the system, such the closure of the check valves of the motor-
pump assemblies, the air intake and expulsion through the air valves along the rising main and
the variation of the liquid column at the downstream end of the rising main with free discharge
to the atmosphere. Successive simulations were performed to reproduce the flow conditions by
comparing the numerical results with the data collected in the field. The results obtained
demonstrated that the check valves were not watertight in their maximum closure, that the air
valves allowed a large amount of air promoting local protection against separation of the liquid
column, but did not prevent negative pressures on the system, that the effects of the unsteady
friction were less impacting on the pressure signal than the air admitted by the air valves, and
that the final section of the discharge line, composed of a pipe arranged vertically and a discharge
to the atmosphere, presented variation in its level and corresponding stabilization at a lower level
than the pipeline end. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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