Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Duque, Cláudio Gottschalg | - |
dc.contributor.author | Lago, Gessyca da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T11:30:07Z | - |
dc.date.available | 2020-07-03T11:30:07Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-05-18 | - |
dc.identifier.citation | LAGO, Gessyca da Silva. A interferência da learning analytics na avaliação de impacto e desempenho de bibliotecas universitárias. 2020. 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38868 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudo que busca expor a maneira com que o Learning Analytics (LA) pode contribuir para a
demonstração de impacto e valor das Bibliotecas Universitárias. A demanda crescente pela
comprovação do impacto e valor das bibliotecas perante as instituições mantenedoras e a
sociedade implica na busca por instrumentos de avaliação que permitam relacionar o uso da
biblioteca e o sucesso e aprendizado dos estudantes. A integração dos dados de biblioteca com
os dados institucionais para comprovar impacto é um meio de acessar impacto explorado na
literatura científica. Sendo assim este estudo tem como objetivo geral propor critérios de
implementação que permitam demonstrar do impacto da biblioteca universitária por meio de LA.
Para este fim foi utilizada a Revisão Sistematizada de Literatura como metodologia, com o intuito
de criticar e sintetizar a literatura representativa do uso de Learning Analytics em Bibliotecas
Universitárias. Vinte estudos foram para leitura integral os quais foram categorizados e
agrupados conforme aproximações temáticas, para extrair os principais tópicos de interesse em
comum. Produziu-se um quadro de critérios de implementação da LA que reflete os métodos,
condições necessárias, resultados esperados e intervenções para demonstrar o impacto da
biblioteca universitária. O estudo revelou os desafios e controvérsias do uso da LA em
Bibliotecas, mas demonstrou também que o assunto possui atrativos suficiente para que seja
melhor explorado pela Biblioteconomia e Ciência da Informação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A interferência da learning analytics na avaliação de impacto e desempenho de bibliotecas universitárias | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas universitárias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Big data | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas - planejamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Revisão sistemática | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Research that seeks to demonstrate how Learning Analytics can contribute to the demonstration
of impact and value of Academic Libraries. The growing demand for evidence of the impact and
value of libraries in front of the higher education institutions and society, request the search for
assessment tools that link the use of the library to student learning and success. Integrating library
data with institutional data to prove impact is a means of accessing the impact explored many
times in the scientific literature. Thus, this study has the main purpose of proposing
implementation criteria that allows the demonstration of the impact of the academic library through
LA. We use a Systematized Literature Review as methodology, in order to criticize and synthesize
the literature that represents the use of LA in Academic Libraries. Twenty studies were selected
for full reading, then they were categorized and grouped according to thematic approaches, to
extract the main topics of common interest. The implementation criteria for the use of LA was
presented, one that reflects the methods, enablers, expected results and interventions to
demonstrate impact in Academic Libraries. The study revealed the challenges and controversies
related to the use of LA in Libraries, but also demonstrated that the subject has enough attractions
to be better explored by Library and Information Science. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|