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2020_LoydeCardosoSantos.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBarbosa, Adriana de Fátima Alexandrino Lima-
dc.contributor.authorSantos, Loyde Cardoso-
dc.date.accessioned2020-07-02T23:53:15Z-
dc.date.available2020-07-02T23:53:15Z-
dc.date.issued2020-07-02-
dc.date.submitted2020-03-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Loyde Cardoso. Documento e poesia: hostilidade e resistência em Jubiabá, Mar Morto e Capitães da Areia. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38848-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO livro Jubiabá, de Jorge Amado, insere-se em um rol de obras concatenadas desse autor, as quais Antonio Candido afirmou se desdobrarem segundo a dialética do documento e da poesia. Em Jubiabá, assim como em Mar Morto e Capitães da Areia, há um forte elemento poético e humano que coexiste com seu caráter social. Inscritas em um contexto marcado por um decisivo teor ideológico – no Romance de 30 – essas obras são, por muitas vezes, citadas por seu caráter doutrinário e documental. Porém, guardam em sua estrutura narrativa diversos elementos romanescos e épicos que indicam um tratamento mais amplo dos temas que apresentam, levando-nos para muito além de qualquer propósito doutrinário ou aspecto folhetinesco. A compreensão dessa relação dialética entre a obra e seu condicionamento social é um tema caro à crítica literária, e seu estudo, especificamente nesta obra, justifica-se tanto pela importância de compreender uma parte essencial da diversidade da própria literatura e da crítica brasileira, como também pela importância internacional conferida à obra de Jorge Amado. A relação entre representação, literatura e poder se erigiu nesse estudo como um fator fundamental da compreensão do fazer literário, ainda mais do relacionado à década de 30, e à composição de Jorge Amado, por seu caráter engajado socialmente. O aspecto documental, aquele relacionado à denuncia e crítica social, foi o que mais se mostrou passível de problematização.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDocumento e poesia : hostilidade e resistência em Jubiabá, Mar Morto e Capitães da Areiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordpoesiapt_BR
dc.subject.keyworddocumentopt_BR
dc.subject.keywordsocialpt_BR
dc.subject.keywordJorge Amadopt_BR
dc.subject.keywordinterseccionalidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Jubiabá, by Jorge Amado, is part of a list of concatenated works by this author, which Antonio Candido claimed to unfold according to the dialectic of the document and poetry. In Jubiabá, as well as in Dead Sea and Capitains of the Sands, there is a strong poetic and human element that coexists with its social character. Inscribed in a context marked by a decisive ideological content - in the Romance of 30 - these works are often cited for their doctrinal and documental character. However, they keep in their narrative structure several romanesque and epic elements that indicate a broader treatment of the themes they present, taking us far beyond any doctrinal purpose or booklet aspect. Understanding this dialectical relationship between the work and its social conditioning is a valued theme to literary criticism, and its study, specifically in this work, is justified by the importance of understanding an essential part of the diversity of Brazilian literature and criticism, as well as also for the international importance given to the work of Jorge Amado. The relationship between representation, literature and power emerged in this study as a fundamental factor in the understanding of literary practice, even more than that related to the 1930s, and to Jorge Amado's composition, because its socially engaged character. The documentary aspect, that related to denunciation and social criticism, was the one that was most subject to be problematized.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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