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Título: A formação de professores de ciências naturais e as contribuições de um projeto de extensão universitária
Autor(es): Farias, Viviane Abadias de
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Professores - formação
Ciências - estudo e ensino
Práticas pedagógicas
Extensão universitária
Data de publicação: 2-Jul-2020
Referência: FARIAS, Viviane Abadias de. A formação de professores de ciências naturais e as contribuições de um projeto de extensão universitária. 2020. 44 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O projeto de extensão universitária busca a junção da formação de professores com a experimentação e o Ensino de Ciências formando um tripé que possibilita a colaboração constante entre universidade e escola. A pesquisa deve ser desenvolvida de maneira conjunta entre professores e estudantes de forma que o objetivo principal não esteja simploriamente alicerçado na transferência de resultados e sim na promoção de um processo ensino-aprendizagem que decorra principalmente da participação colaborativa entre os agentes, universidade e escola, resignificando a prática pedagógica. A formação inicial e continuada de professores de Ciências Naturais é considerada relevante por proporcionar uma melhoria nas relações de ensino e aprendizagem de Ciências, o objetivo desse trabalho é analisar como o projeto de extensão pode contribuiu na formação inicial dos licenciandos do curso de Ciências Naturais a partir do desenvolvimento de atividades práticas que resultou na elaboração de uma proposição didática. As atividades foram realizadas a partir de solicitações de professoras de Ciências de escolas públicas de Planaltina-DF que tem parceria com o projeto de extensão desenvolvido na Faculdade UnB de Planaltina. A metodologia utilizada foi a pesquisa colaborativa que supõe um processo de co-construção entre os parceiros envolvidos nas atividades. Foi possível observar que a pesquisa colaborativa propiciou uma aproximação entre a teoria estudada na Universidade e a prática docente da Escola. Os licenciandos participantes do projeto relataram que vivenciar o ambiente escolar, enquanto ainda são estudantes lhe conferem uma maior segurança para desenvolverem as atividades práticas nas aulas de ciências. A pesquisa demostrou ainda que as discussões e reflexões, sobre o uso pedagógico das atividades práticas no Ensino de Ciências contribuiu de forma significativa para uma melhor concepção dos licenciandos sobre o uso das atividades práticas, superando algumas visões simplistas que ainda pontuam a atividade prática no Ensino de Ciências. Para a finalização, foi produzido e aplicado, pelos alunos participantes do projeto de extensão, uma proposta didática resultantes das atividades práticas solicitadas pelas professoras de Ciências das escolas de Planaltina-DF parceiras do projeto de extensão. Essa proposta compõe a proposição didática elaborada nessa Dissertação, “Propostas de atividades práticas de Ciências a partir de um projeto de Extensão Universitária”, desenvolvidas durante as reuniões do projeto e estão presentes 5 propostas. Três das cinco atividades práticas que compuseram esta proposição foram realizadas nas escolas e os resultados indicaram que os licenciandos, os alunos da escola e os professores envolvidos na realização destas atividades tiveram momentos de aprendizado e reflexões sobre as suas práticas pedagógicas, favorecendo a formação de todos os envolvidos neste processo.
Abstract: The university extension project seeks to combine teacher training with experimentation and Science Teaching, forming a tripod that enables constant collaboration between university and school. The research must be developed jointly between teachers and students so that the main objective is not simply based on the transfer of results, but on the promotion of a teaching-learning process that results mainly from the collaborative participation between agents, university and school, reframing pedagogical practice. The initial and continuing training of teachers of Natural Sciences is considered relevant for providing an improvement in the relations of teaching and learning of Sciences, the objective of this work is to analyze how the extension project can contributed to the initial training of undergraduate students in the Natural Sciences course a from the development of practical activities that resulted in the elaboration of a didactic proposition. The activities were carried out at the request of Science teachers from public schools in Planaltina-DF, which has a partnership with the extension project developed at Faculdade UnB de Planaltina. The methodology used was the collaborative research that supposes a process of co-construction between the partners involved in the activities. It was possible to observe that the collaborative research provided an approximation between the theory studied at the University and the teaching practice of the School. The graduate students participating in the project reported that experiencing the school environment, while still students, gives them greater security to develop practical activities in science classes. The research also showed that discussions and reflections on the pedagogical use of practical activities in Science Teaching contributed significantly to a better conception of undergraduate students on the use of practical activities, overcoming some simplistic views that still punctuate practical activity in Teaching of Sciences. For the finalization, a didactic proposal was produced and applied by the students participating in the extension project, resulting from the practical activities requested by the Science teachers of the Planaltina-DF schools that are partners in the extension project. This proposal is part of the didactic proposal elaborated in this Dissertation, "Proposals for practical activities in Science from a University Extension project", developed during the project meetings and 5 proposals are present. Three of the five practical activities that made up this proposition were carried out in schools and the results indicated that undergraduate students, school students and teachers involved in carrying out these activities had moments of learning and reflections on their pedagogical practices, favoring the training of all those involved in this process.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2020.
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