Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Athayde, Pedro Fernando Avalone | - |
dc.contributor.author | Sousa, Charlles Phetterson Pereira Quirino de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T15:27:19Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02T15:27:19Z | - |
dc.date.submitted | 2020-04-24 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Charlles Phetterson Pereira Quirino de. Educação Física escolar: a abordagem do esporte nos anos finais do ensino fundamental. 2020. 291 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38806 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo é fruto do Programa de Mestrado Profissional em
Educação Física em Rede Nacional (PROEF) e tem como objeto a abordagem do esporte nos
anos finais do ensino fundamental. Por se mostrar uma temática bastante recorrente no
cotidiano da escola, o esporte, carrega consigo questionamentos a respeito da sua abordagem,
portanto a presente pesquisa teve como objetivo investigar sobre qual perspectiva este
conteúdo é concebido dentro do ambiente escolar. A fim de tentar identificar e responder tais
questionamentos, este estudo se fundamentou nos método qualitativo e dialético fazendo uma
análise sistemática dos fenômenos educacional e esportivo que se encontram em constante
mobilidade. Utilizou-se como instrumentos investigativos as análises dos Projetos Políticos
Pedagógicos das escolas e das entrevistas realizadas com os professores regentes das
respectivas unidades escolares pertencentes à CRE (Coordenadoria Regional de Ensino) da
Região Administrativa de Samambaia no Distrito Federal, além de uma pesquisa exploratória
que contemplou um recorte dos estudos relacionados ao esporte educacional e escolar na
última década. A fundamentação teórica da pesquisa foi consubstanciada a partir de uma
perspectiva crítica da Educação e da Educação Física, já que o Currículo em Movimento da
Secretaria de Educação do Distrito Federal tem como pressupostos teóricos uma teoria
fundamentada a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Após a investigação e análise dos
dados, constatou-se que o esporte, a partir das apreciações das entrevistas e dos PPPs, se
distanciou de uma abordagem esportivista, seletiva e excludente, como nos moldes do esporte
de alto rendimento. Talvez ainda não esteja sendo abordado de forma crítica, se relacionando,
de fato, com as abordagens críticas da Educação Física, contudo se mostraram mais
democráticas e inclusivas. Notou-se, a partir das análises dos Projetos Políticos Pedagógicos
das escolas, certo descaso com a Educação Física e com o esporte, que possivelmente tenha
se efetivado pelo fato do professor específico da área ter ficado à margem do processo de
elaboração do projeto. Verificou-se ainda, que os docentes parecem necessitar de maior
aproximação e familiarização acerca do Currículo em Movimento da SEEDF. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação física escolar : a abordagem do esporte nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física - ambiente escolar - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desporto educacional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study is the result of the Professional Master's
Program in Physical Education in the National Network (PROEF) and has as its object the
approach of sport in the final years of elementary school. As sport is a very recurring theme in
school, it carries with it questions about its approach, so this research aimed to investigate
about which perspective this content is conceived within the school environment. In order to try
to identify and answer such questions, this study was based on the qualitative and dialectical
method making a systematic analysis of the educational and sports phenomena that are in
constant mobility. The investigative instruments of the Pedagogical Political Projects of the
schools and the interviews conducted with the teachers from the respective school units
belonging to the CRE (Regional Teaching Coordination) of the Administrative Region of
Samambaia in the Federal District were used as investigative instruments, in addition to an
exploratory research that included a section of studies related to educational and school sports
in the last decade. The theoretical basis of the research was substantiated from a critical
perspective of Education and Physical Education, since the Curriculum in Motion of the
Education Department of the Federal District has as theoretical assumptions a theory based on
Historical-Critical Pedagogy. After the investigation and analysis of the data, it was found that
the sport, based on the assessments of the interviews and the PPPs, distanced itself from a
sports approach, selective and excluding, as in the high performance sport model. Perhaps it is
not yet being approached in a critical way, relating, in fact, with the critical approaches of
Physical Education, however they proved to be more democratic and inclusive. It was noted,
from the analysis of the Pedagogical Political Projects of the schools, a certain disregard for
Physical Education and sport, which possibly was effected by the fact that the specific teacher
of the area was left out of the project elaboration process. It was also found that the teachers
seem to need greater approximation and familiarization about the SEEDF Curriculum in Motion. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|