DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Serrano, André Luiz Marques | - |
dc.contributor.author | Freitas, Heitor Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T15:18:40Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02T15:18:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-20 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Heitor Silveira. Gastos com pessoal: mecanismo de eficiência na alocação da força de trabalho na administração direta. 2020. 191 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38800 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O contexto de restrição fiscal que o Brasil enfrenta tem desafiado a administração pública a se
reinventar com pouca margem financeira de manobra. O país vive um momento de reincidentes
resultados negativos tanto do governo central, como dos entes subnacionais. A solução não é
encontrada facilmente pelo lado da receita, pois não é possível aumentar o patamar de
arrecadação sem prejudicar o desenvolvimento econômico. Nem pelo lado da despesa que, no
caso do modelo orçamentário brasileiro, é extremamente engessado e coercitivo. Dessa forma,
operar nos valores absolutos dessas duas variáveis requer inúmeros arranjos estruturais e até
constitucionais que podem envolver infindáveis discussões políticas, tornando a solução
inviável inclusive para o médio prazo. Algumas medidas vêm sendo tomadas no sentido de
estancar ou pelo menos reter o ritmo de deterioração das contas públicas. A emenda
constitucional que fixa teto para o crescimento da despesa pública, a recente reforma da
previdência, as discussões sobre a reforma tributária e até uma proposta de emenda
constitucional emergencial para conter e cortar gastos na administração pública são exemplos
do Estado se movimentando para conter o avanço da crise. Contudo, é preciso lembrar que,
afora questões legais e obrigatórias, a administração pode ser mais eficiente e entregar mais
serviços com a mesma quantidade de recursos. Existe espaço para isso e a discussão teórica
sobre a evolução da administração pública tem dado amparo. Nesse sentido, o presente trabalho
pretende analisar a eficiência administrativa sobre uma ótica que deveria ser preliminar, a
alocação adequada da força de trabalho. Esse recurso no setor público custa caro e tem sido
constantemente questionado. Sendo assim, alocá-lo de maneira eficiente é uma boa medida que
pode gerar resultados relevantes em termos de economia e está mais à disposição de iniciativa
da gestão. O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto da alocação da força de trabalho em
três órgãos da administração direta e entender que tipo de economia pode ser gerada a partir de
uma adequada alocação de servidores. Nessa trajetória, foi necessário selecionar um modelo de
dimensionamento que considerasse a demanda como fator preponderante na decisão de alocar,
definir, a partir das atividades de cada órgão, as entregas realizadas, levantar os custos com
força de trabalho envolvidos em cada área analisada e, por fim, atribuir os custos levantados
sobre duas perspectivas: a partir do custo total com o quantitativo de servidores reais alocados,
e a partir do quantitativo de servidores estimados pelo modelo de dimensionamento adotado.
Com esse modelo de trabalho foi possível, nos três órgãos, trabalhar com 22 áreas, que oferecem
571 entregas mapeadas a partir do trabalho de 689 servidores. É uma amostra da administração
pública que já oferece, em boa medida, o potencial que uma adequada gestão de recursos
humanos tem de evitar desperdícios. E nessa linha foram as conclusões alcançadas. A primeira
refere-se à possibilidade de formalizar e organizar entregas, mesmos as mais simples, a partir
das inúmeras atividades de cada área da administração pública, tornando a atividade estatal
mais transparente e disponível para a sociedade. Embora essa possibilidade tenha sido mapeada,
percebeu-se que quase 24% das horas produtivas ainda são alocadas em atividades residuais
que não resultam em entregas. Essa não alocação tem prejudicado o atendimento da demanda
e provocado desperdício. Ademais, fornece indício de possibilidade de excesso de força de
trabalho nas áreas analisadas. Quanto ao desperdício de recursos em razão de má alocação, foi
levantado montante superior a R$ 107 milhões nos três anos avaliados como consequência da
má alocação de servidores. Os resultados mostram quanto movimentos internos da gestão
podem contribuir para o resgate do equilíbrio das contas públicas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Gastos com pessoal : mecanismo de eficiência na alocação da força de trabalho na administração direta | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política fiscal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gasto com pessoal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eficiência no setor público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dimensionamento da força de trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Custo no setor público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gasto público | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The context of fiscal restrictions that Brazil has faced has challenged the public administration
to reinvent itself with little financial room for maneuver. The country is experiencing a time of
recurring negative results, both from the central government and from subnational entities. The
solution is not easily found neither on the revenue side, as it is not possible to increase the level
of revenue without jeopardizing economic development. Nor on the expenditure side, which in
the case of the Brazilian budget model is extremely plastered and coercive. Thus, operating on
the absolute values of these two variables requires numerous structural and even constitutional
arrangements that may involve endless political discussions, making the solution unviable even
in the medium term. Some measures are being taken to stop or at least retain the pace of
deterioration in public accounts. The constitutional amendment that sets a ceiling for public
spending growth, the recent pension reform, discussions on tax reform and even a proposal for
an emergency constitutional amendment to contain and cut public administration spending are
examples of the State moving to contain the advance of the crisis. However, we must have in
mind that, apart from legal and mandatory issues, management can be more efficient and deliver
more services with the same amount of resources. There is space for such result and the
theoretical discussion on the evolution of public administration has given support. In this sense,
the present research intends to work on administrative efficiency from a perspective that should
be preliminary, the appropriate allocation of the workforce. This resource in the public sector
is expensive and has been constantly questioned. Therefore, allocating it efficiently is a good
measure that can generate relevant results in terms of savings and is more available to
management initiative. The objective of this research is to analyze the impact of the workforce
allocation in three direct administration bodies and to understand what kind of savings can be
generated from an appropriate allocation of employees. In this trajectory, it was necessary to
select a dimensioning model that considered demand as a major factor in the decision to
allocate, to define, from the activities of each agency, the deliveries made, to raise the costs of
labor force involved in each area analyzed and assign the costs raised from two perspectives:
from the total cost with the number of real public employees allocated and from the number of
public employees estimated by the dimensioning model adopted. With this work model, it was
possible, in the three agencies, to work with 22 areas, which offer 571 mapped deliveries and
work from 689 public employees. It is a sample of the public administration that already offers,
in good measure, the potential that an adequate management of human resources has to avoid
waste. And in that line the conclusions were reached. The first refers to the possibility of
formalizing and organizing deliveries, even the simplest ones, based on the countless activities
of each area of public administration, making state activity more transparent and available to
society. Although this possibility has been mapped, it was noticed that almost 24% of
productive hours are still allocated to residual activities that do not result in deliveries. This
non-allocation has hindered the demand and caused waste. In addition, it provides an indication
of the possibility of excess workforce in the areas. As for the waste of resources due to
misallocation, an amount of more than R$ 107 million was raised in the three years assessed
for waste due to misallocation. The results show how much internal management movements
can contribute to the recovery of the balance of public accounts. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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