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dc.contributor.advisorSerrano, André Luiz Marques-
dc.contributor.authorFreitas, Heitor Silveira-
dc.date.accessioned2020-07-02T15:18:40Z-
dc.date.available2020-07-02T15:18:40Z-
dc.date.issued2020-07-02-
dc.date.submitted2020-03-20-
dc.identifier.citationFREITAS, Heitor Silveira. Gastos com pessoal: mecanismo de eficiência na alocação da força de trabalho na administração direta. 2020. 191 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38800-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO contexto de restrição fiscal que o Brasil enfrenta tem desafiado a administração pública a se reinventar com pouca margem financeira de manobra. O país vive um momento de reincidentes resultados negativos tanto do governo central, como dos entes subnacionais. A solução não é encontrada facilmente pelo lado da receita, pois não é possível aumentar o patamar de arrecadação sem prejudicar o desenvolvimento econômico. Nem pelo lado da despesa que, no caso do modelo orçamentário brasileiro, é extremamente engessado e coercitivo. Dessa forma, operar nos valores absolutos dessas duas variáveis requer inúmeros arranjos estruturais e até constitucionais que podem envolver infindáveis discussões políticas, tornando a solução inviável inclusive para o médio prazo. Algumas medidas vêm sendo tomadas no sentido de estancar ou pelo menos reter o ritmo de deterioração das contas públicas. A emenda constitucional que fixa teto para o crescimento da despesa pública, a recente reforma da previdência, as discussões sobre a reforma tributária e até uma proposta de emenda constitucional emergencial para conter e cortar gastos na administração pública são exemplos do Estado se movimentando para conter o avanço da crise. Contudo, é preciso lembrar que, afora questões legais e obrigatórias, a administração pode ser mais eficiente e entregar mais serviços com a mesma quantidade de recursos. Existe espaço para isso e a discussão teórica sobre a evolução da administração pública tem dado amparo. Nesse sentido, o presente trabalho pretende analisar a eficiência administrativa sobre uma ótica que deveria ser preliminar, a alocação adequada da força de trabalho. Esse recurso no setor público custa caro e tem sido constantemente questionado. Sendo assim, alocá-lo de maneira eficiente é uma boa medida que pode gerar resultados relevantes em termos de economia e está mais à disposição de iniciativa da gestão. O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto da alocação da força de trabalho em três órgãos da administração direta e entender que tipo de economia pode ser gerada a partir de uma adequada alocação de servidores. Nessa trajetória, foi necessário selecionar um modelo de dimensionamento que considerasse a demanda como fator preponderante na decisão de alocar, definir, a partir das atividades de cada órgão, as entregas realizadas, levantar os custos com força de trabalho envolvidos em cada área analisada e, por fim, atribuir os custos levantados sobre duas perspectivas: a partir do custo total com o quantitativo de servidores reais alocados, e a partir do quantitativo de servidores estimados pelo modelo de dimensionamento adotado. Com esse modelo de trabalho foi possível, nos três órgãos, trabalhar com 22 áreas, que oferecem 571 entregas mapeadas a partir do trabalho de 689 servidores. É uma amostra da administração pública que já oferece, em boa medida, o potencial que uma adequada gestão de recursos humanos tem de evitar desperdícios. E nessa linha foram as conclusões alcançadas. A primeira refere-se à possibilidade de formalizar e organizar entregas, mesmos as mais simples, a partir das inúmeras atividades de cada área da administração pública, tornando a atividade estatal mais transparente e disponível para a sociedade. Embora essa possibilidade tenha sido mapeada, percebeu-se que quase 24% das horas produtivas ainda são alocadas em atividades residuais que não resultam em entregas. Essa não alocação tem prejudicado o atendimento da demanda e provocado desperdício. Ademais, fornece indício de possibilidade de excesso de força de trabalho nas áreas analisadas. Quanto ao desperdício de recursos em razão de má alocação, foi levantado montante superior a R$ 107 milhões nos três anos avaliados como consequência da má alocação de servidores. Os resultados mostram quanto movimentos internos da gestão podem contribuir para o resgate do equilíbrio das contas públicas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGastos com pessoal : mecanismo de eficiência na alocação da força de trabalho na administração diretapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolítica fiscalpt_BR
dc.subject.keywordGasto com pessoalpt_BR
dc.subject.keywordEficiência no setor públicopt_BR
dc.subject.keywordDimensionamento da força de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordCusto no setor públicopt_BR
dc.subject.keywordGasto públicopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The context of fiscal restrictions that Brazil has faced has challenged the public administration to reinvent itself with little financial room for maneuver. The country is experiencing a time of recurring negative results, both from the central government and from subnational entities. The solution is not easily found neither on the revenue side, as it is not possible to increase the level of revenue without jeopardizing economic development. Nor on the expenditure side, which in the case of the Brazilian budget model is extremely plastered and coercive. Thus, operating on the absolute values of these two variables requires numerous structural and even constitutional arrangements that may involve endless political discussions, making the solution unviable even in the medium term. Some measures are being taken to stop or at least retain the pace of deterioration in public accounts. The constitutional amendment that sets a ceiling for public spending growth, the recent pension reform, discussions on tax reform and even a proposal for an emergency constitutional amendment to contain and cut public administration spending are examples of the State moving to contain the advance of the crisis. However, we must have in mind that, apart from legal and mandatory issues, management can be more efficient and deliver more services with the same amount of resources. There is space for such result and the theoretical discussion on the evolution of public administration has given support. In this sense, the present research intends to work on administrative efficiency from a perspective that should be preliminary, the appropriate allocation of the workforce. This resource in the public sector is expensive and has been constantly questioned. Therefore, allocating it efficiently is a good measure that can generate relevant results in terms of savings and is more available to management initiative. The objective of this research is to analyze the impact of the workforce allocation in three direct administration bodies and to understand what kind of savings can be generated from an appropriate allocation of employees. In this trajectory, it was necessary to select a dimensioning model that considered demand as a major factor in the decision to allocate, to define, from the activities of each agency, the deliveries made, to raise the costs of labor force involved in each area analyzed and assign the costs raised from two perspectives: from the total cost with the number of real public employees allocated and from the number of public employees estimated by the dimensioning model adopted. With this work model, it was possible, in the three agencies, to work with 22 areas, which offer 571 mapped deliveries and work from 689 public employees. It is a sample of the public administration that already offers, in good measure, the potential that an adequate management of human resources has to avoid waste. And in that line the conclusions were reached. The first refers to the possibility of formalizing and organizing deliveries, even the simplest ones, based on the countless activities of each area of public administration, making state activity more transparent and available to society. Although this possibility has been mapped, it was noticed that almost 24% of productive hours are still allocated to residual activities that do not result in deliveries. This non-allocation has hindered the demand and caused waste. In addition, it provides an indication of the possibility of excess workforce in the areas. As for the waste of resources due to misallocation, an amount of more than R$ 107 million was raised in the three years assessed for waste due to misallocation. The results show how much internal management movements can contribute to the recovery of the balance of public accounts.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeispt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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