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Título: Cinderela e os pequenos leitores : a percepção infantil de figuras femininas nas obras literárias Família da Cinderela, de Roque Jacintho, e Cinderela em Família, de Kate Lúcia Portela
Autor(es): Silva, Verônica Bemvenuto de Abreu e
Orientador(es): Silva, Ana Claudia da
Assunto: Literatura infantil
Representação feminina
Contos de fadas
Crianças
Data de publicação: 2-Jul-2020
Referência: SILVA, Verônica Bemvenuto de Abreu e. Cinderela e os pequenos leitores : a percepção infantil de figuras femininas nas obras literárias Família da Cinderela, de Roque Jacintho, e Cinderela em Família, de Kate Lúcia Portela. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho é fruto da pesquisa de mestrado da Universidade de Brasília acerca do entendimento de crianças espíritas a respeito das personagens femininas nas obras Família da Cinderela (1987) de Roque Jacintho e Cinderela em Família (2010) de Kate Lúcia Portela. O objetivo principal desta pesquisa foi entender como crianças espíritas veem a representação feminina nestas obras literárias, para tanto foi necessário contextualizar os contos de fadas e a literatura espírita, identificar como se deu o desenvolvimento da literatura espírita infantil, fazer uma leitura das obras acima citadas e por último ler essas histórias juntamente com crianças espíritas. A pesquisa de campo ocorreu em março de 2019 com crianças entre nove e onze anos de idade. Durante as denominadas rodas de leitura, foram lidos os contos com as crianças e foram questionados a elas suas opiniões sobre as personagens femininas nas obras. Foi possível avaliar que, apesar de já estarem inseridas em discussões sobre gênero e classe, os participantes da pesquisa ainda precisam entender melhor determinados conceitos e a realidade à sua volta. Torna-se relevante avaliar e fazer uma comparação entre o conto em suas diversas versões contemporâneas e as versões espíritas aqui estudadas, avaliando principalmente como as personagens femininas são tratadas nessas histórias e como o público para o qual elas são destinadas lê essas obras. Fazer uma avaliação dessas versões dos contos de fadas implica também em um estudo de como a sociedade mudou ao longo dos anos, como determinadas ideias são encaradas, e como essas histórias contribuíram para o surgimento de um novo tipo de literatura dentro da literatura espírita.
Abstract: This work is the result of a master's research at the University of Brasília on the understanding of spiritist children about female characters in the works Família da Cinderela (1987) by Roque Jacintho and Cinderela em Família (2010) by Kate Lúcia Portela. The main objective of this research was to understand how spiritist children see female representation in these literary works, for that it was necessary to contextualize fairy tales and spiritist literature, to identify how the development of children's spiritist literature took place, to read the works mentioned above and, finally, read these stories together with spiritist children. The field research took place in March 2019 with children between nine and eleven years old. During the so-called reading circles, the tales were read with children and we heard their opinions about the female characters in the works were asked. It was possible to evaluate that, although they are already inserted in discussions about gender and class, the research participants still need to better understand certain concepts and the reality around them. It becomes relevant to evaluate and make a comparison between the short story in its various contemporary versions and the spiritist versions studied here, evaluating mainly how the female characters are treated in these stories and how the audience for which they are destined reads these works. Assessing these versions of fairy tales also implies a study of how society has changed over the years, how certain ideas are viewed, and how these stories contributed to the emergence of a new type of literature within Spiritist literature.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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