Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Olgamir Francisco de | - |
dc.contributor.author | Silva, Flávia Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T15:00:52Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02T15:00:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Flávia Alves da. Para além do acesso: a permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na Universidade de Brasília: realidade e perspectivas. 2020. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38788 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é fruto da pesquisa intitulada “Para além do acesso: a permanência dos
estudantes participantes da política de Assistência Estudantil na Universidade de Brasília -
realidade e perspectivas” que discute os fatores que interferem na permanência dos estudantes
em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Universidade. A pesquisa é de base
qualitativa e de estudo de caso, realizada com estudantes residentes na Casa do Estudante
Universitário (CEU) da UnB, e investiga, sob a ótica dos estudantes, os fatores que interferem
em sua permanência na Universidade. Avalia ainda a importância da implementação do
Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para garantir com que os estudantes que
chegam com nova bagagem no universo acadêmico superior tenham oportunidade de concluir
com êxito seu curso. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram questionários e
dinâmica de grupo por meio da Técnica de Grupo Nominal (TGN). As informações do
questionário possibilitaram identificar dados pessoais e acadêmicos dos estudantes. A dinâmica
ocorreu com seis jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, residentes na CEU.
A análise se deu com base na técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) e dos fundamentos
teóricos de Bourdieu (2002), Zago (2006), Portes (2011 e 2019), dentre outros. Através dos
relatos dos estudantes e do esforço em traduzir suas percepções sobre a permanência na
Universidade, foi possível inferir que diferentes processos de exclusão ocorrem na vivência
acadêmica e demandam novos e distintos desafios à permanência e diplomação em cursos
superiores. Sem a pretensão de apontar soluções “acabadas” para os problemas dimensionados
durante a pesquisa e a prática profissional, apresenta-se como produto técnico a proposta de
programa de monitoramento acadêmico para o público específico da Assistência Estudantil na
UnB, considera-se para tanto, o perfil dos demandantes aos programas, os fatores que têm
interferido na permanência dos mesmos na Universidade e os motivos que os levam a
necessitarem de mais tempo vinculados aos programas. Acredita-se que o referido programa
atuará no sentido de prevenir as situações que geram extrapolação de tempo nos programas e
na Universidade, bem como estabelecerá a ideia de atuação em rede para dar conta das situações
já instaladas e que têm levado a processos de retenção e evasão. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Para além do acesso : a permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na Universidade de Brasília : realidade e perspectivas | pt_BR |
dc.title.alternative | eyond access : the permanence of students participating in the student assistance policy at the University of Brasilia : reality and perspectives | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Permanência escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work is the result of a research entitled “Beyond access: the permanence of students
participating in the student assistance policy at the University of Brasilia - reality and
perspectives” that discusses the factors that interfere with the permanence of students in
situations of socioeconomic vulnerability at the University. The research is based on a
qualitative basis and a case study carried out with students residing at the University Student
House of UnB - CEU, and investigates, from the students' point of view, the factors interfere in
their stay at the University. It also assesses the importance of implementing the National
Student Assistance Program - PNAES to ensure that students who arrive with new “baggage”
in the higher academic universe have the opportunity to successfully complete their course. The
instruments used for data collection were questionnaires and group dynamics using the Nominal
Group Technique - TGN. The questionnaire information made it possible to identify students'
personal and academic data. The dynamics occurred with six young people in a situation of
socioeconomic vulnerability, living in CEU. The analysis occurred based on the Content
Analysis technique (Bardin, 1977) and the theoretical foundations of Bourdieu (2002), Zago
(2006), Portes (2011 and 2019), among others. Through the students' reports and the effort to
translate their perceptions about staying at the University, it was possible to infer that different
processes of exclusion occur in the academic experience and demand new and different
challenges to stay and qualify in higher education courses. Without the intention of pointing
out “finished” solutions to problems dimensioned during research and professional practice, the
proposal for an academic monitoring program for the specific public of student assistance at
UnB is presented as a technical product. the profile of the applicants to the programs, the factors
that have interfered in their permanence in the University and the reasons that lead them to need
more time linked to the programs. It is believed that the referred program will act in order to
prevent situations that generate extrapolation of time in the programs and at the University, as
well as establish the idea of acting in a network to account for the situations already installed
and that has led to processes of retention and evasion. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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