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Título: Representações discursivas do eu na experiência de formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras : uma análise das identidades na escrita biográfica
Autor(es): Matos, Vanessa Tavares de
Orientador(es): Dias, Juliana de Freitas
Assunto: Análise de discurso crítica
Trabalho docente
Identidade profissional
Cartas
Data de publicação: 2-Jul-2020
Referência: MATOS, Vanessa Tavares de. Representações discursivas do eu na experiência de formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras: uma análise das identidades na escrita biográfica. 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta dissertação apresenta o trabalho de investigação sobre o tema identidade docente, no contexto situado de formação continuada do Projeto Mulheres Inspiradoras – DF. O estudo é vinculado ao Grupo de Estudos de Educação Crítica e Autoria Criativa, coordenado pela Profa. Dra. Juliana de Freitas Dias, e relacionado ao projeto de pesquisa “Identidades na pós- modernidade, autoria criativa e consciência linguística crítica”. O trabalho é transdisciplinar, cujo marco teórico concentra-se nos fundamentos da Análise de Discurso Crítica, com base em Fairclough (2001; 2003) e em Chouliaraki e Fairclough (1999), em diálogo com estudos sobre identidade (HALL, 2014; SILVA, 2000; CASTELLS, 1999), com as contribuições teóricas da Educação Crítica e Engajada (FREIRE, 1967; GIROUX, 1997; HOOKS, 2013, 2006) e dos estudos antroposóficos sobre (auto)educação e trabalho biográfico (BACH, 2012b, 2018, 2019). O objetivo geral do estudo é: investigar se/como a escrita biográfica contribui para a transformação de identidades, no contexto situado de formação docente do PMI. A investigação foi operacionalizada por meio de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico discursivo (FLICK, 2009; DENZIN e LINCOLN, 2006; CHOULIARAKI e FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003). O corpus de dados é formado por ‘cartas pessoais’, escritas pelas/os professoras/es participantes durante a formação docente do Projeto Mulheres Inspiradoras de 2017. As categorias linguístico-discursivas mais recorrentes e relevantes que elucidaram a questão investigada foram: avaliação, modalidade, escolhas lexicais, metáfora, relações semântico-gramaticais e representação de atores e eventos sociais. Os resultados apontaram que a escrita biográfica mobiliza a reflexividade e o agenciamento humano, contribuindo para a transformação identitária docente, numa perspectiva de emancipação individual para a coletiva.
Abstract: This dissertation presents the research work on the theme of teacher identity, in the context of continuing education of the Mulheres Inspiradoras Project – DF. The study is linked to the Critical Education and Creative Authorship Study Group, coordinated by Profa. Dr. Juliana de Freitas Dias, and related to the research project “Identities in postmodernity, creative authorship and critical linguistic awareness”. The work is transdisciplinary, whose theoretical basis is concentrated on the foundations of Critical Discourse Analysis, based on Fairclough (2001; 2003) and Chouliaraki and Fairclough (1999), in dialogue with studies on identity (HALL, 2014; SILVA, 2000; CASTELLS, 1999), with the theoretical contributions of Critical and Engaged Education (FREIRE, 1967; GIROUX, 1997; HOOKS, 2013, 2006) and anthroposophical studies on (self)education and biographical work (BACH, 2012b, 2018, 2019). The general objective of the study is: to investigate whether / how biographical writing contributes to the transformation of identities, in the context of PMI's teacher education. The investigation was carried out through qualitative research of an ethnographic discursive nature (FLICK, 2009; DENZIN e LINCOLN, 2006; CHOULIARAKI and FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003). The data corpus is formed by 'personal letters', written by the teachers participating in the 2017 Mulheres Inspiradoras Project teacher education. The most recurrent and relevant linguistic-discursive categories that elucidated the question investigated were: evaluation, modality, vocabulary, metaphor, semantic-grammatical relations, representation of social actors and representation of social events. The results showed that biographical writing mobilizes reflexivity and human agency, contributing to the transformation of teaching identity, in a perspective of individual emancipation for the collective.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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