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dc.contributor.advisorBugarin, Maurício Soares-
dc.contributor.authorLeite, Andrei Ricardo Monteiro-
dc.date.accessioned2020-07-02T14:10:06Z-
dc.date.available2020-07-02T14:10:06Z-
dc.date.issued2020-07-02-
dc.date.submitted2020-04-01-
dc.identifier.citationLEITE, Andrei Ricardo Monteiro. Doação privada de campanha: atuação de grupos de interesse junto a parlamentares socialmente conectados. 2020. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38761-
dc.description.abstractEste trabalho analisa como grupos de interesse alocam suas contribuições de campanha para candidatos à Câmara dos Deputados considerando que os parlamentares são socialmente conectados. Para tanto, discute-se, primeiramente, a teoria de análise de redes sociais e um modelo de economia política que considera essa conexão social entre os parlamentares. Posteriormente, estruturamos duas redes sociais, uma rede de coautorias e outra de relatorias. Dentre as redes sociais estruturadas, a que demonstrou capturar melhor a relação social existente entre os deputados foi a rede de relatorias. A medida de centralidade de grau ponderada pela força das conexões se destacou por apresentar significância estatística ao nível de 1% na rede de relatorias, além de ter apresentado significância estatística também para a rede de coautorias em alguns modelos. Esse resultado indica que a força da conexão entre os parlamentares é relevante na decisão de alocação de doação privada de campanha por parte dos grupos de interesse. Além da conexão social mensurada pelas medidas de centralidade, duas variáveis se mostraram relevantes na determinação da doação privada de campanha para os candidatos: competição política e polarização. Essas variáveis demonstraram impactar positivamente no total de doação privada recebida pelos candidatos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDoação privada de campanha : atuação de grupos de interesse junto a parlamentares socialmente conectadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAnálise de redes sociais (ARS)pt_BR
dc.subject.keywordGrupos de interessept_BR
dc.subject.keywordCampanha eleitoral - financiamento - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordCandidatos políticospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This paper studies how interest groups allocate campaign contributions when congressmen are connected by social ties. For this purpose, we first discuss the theory of social network analysis and a political economy model that considers this social connection between Congressmen. Then we structured two social networks, a network of co-authorships and another of rapporteurships. Among the structured social networks, the one that demonstrated to better capture the existing social relationship between deputies was the network of rapporteurs. The measure of degree centrality weighted by the strength of the connections stood out for presenting significance at the level of 1% in the reporting network, in addition to being statistically significant also for the co-authoring network in some models. This result indicates that the strength of the connection between parliamentarians is relevant for the interest groups when they decide the allocation of private campaign donations. In addition to the social connection measured by centrality measures, two variables were relevant in determining the private campaign donation for candidates: political competition and polarization. These variables have shown to have a positive impact on the total private donation received by the candidates.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
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