Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Magalhães, Marcos Thadeu Queiroz | - |
dc.contributor.author | Pourre, Carlla Brito Furlan | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T13:30:44Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02T13:30:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-19 | - |
dc.identifier.citation | POURRE, Carlla Brito Furlan. Indicadores de resultados finalísticos como instrumento de diagnóstico do transporte urbano: um estudo de caso do Distrito Federal. 2020. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38743 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2020. | - |
dc.description.abstract | Uma das formas de diagnosticar uma situação atual de qualquer serviço é por meio da utilização de indicadores, uma ferramenta de suporte aos processos de planejamento e gestão por condensar informações, viabilizar a interpretação dos agentes envolvidos e por apresentar as principais características de determinado objeto de análise. Como elemento de auxílio à Gestão da Política e Programas Nacionais de Transportes, o Ministério dos Transportes em Convênio firmado entre a Fundação Universidade de Brasília — FUB, por intermédio do Ceftru, desenvolveram a Metodologia Integrada de Suporte ao Planejamento, Acompanhamento e Avaliação dos Programas de Transportes, e obtiveram como resultado final um sistema de indicadores para a escala nacional. Esta pesquisa se propôs então a verificar e aprimorar a aderência desses indicadores à escala urbana com recorte no transporte público por ônibus e na preocupação do usuário, utilizando como objeto de estudo o Distrito Federal. Para isso, utilizou-se de abordagens quantitativas e qualitativas por meio dos seguintes procedimentos metodológicos: (i) identificação dos indicadores baseados na preocupação dos usuários; (ii) mapeamento e coleta de dados; (iii) análise da qualidade dos dados; (iv) sistematização dos dados resultantes; (v) cálculo dos indicadores; e (vi) geração de mapas temáticos. Dessa forma, como resultado da aplicação, foi possível obter um conjunto de mapas temáticos que permitiu visualizar indicadores espacialmente e passíveis de análises comparativas. Com isso, identificou-se, por exemplo, que cerca de 25% da renda per capita média mensal é comprometida com o transporte público por ônibus nas Regiões Administrativas (RA’s) de Paranoá, Recanto das Emas, Fercal e Varjão, ao mesmo tempo que a média dos tempos de percurso unitários médios de todas as RA’s de saída e chegada foi calculado em 7min/km, o que representa um valor desfavorável significativo. Desta forma, este estudo traz a validação de sistemas de indicadores finalísticos como instrumento capaz de diagnosticar o transporte urbano a fim de se promover uma tomada de decisão acertado pela governança urbana, dentro do ciclo de planejamento integrado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Indicadores de resultados finalísticos como instrumento de diagnóstico do transporte urbano : um estudo de caso do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de Indicadores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diagnóstico Urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento de Transporte Urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de Transporte Público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ônibus | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The diagnose is one of the way to have the current situation of any service is through the use of indicators, a tool to support planning and management processes by condensing information, enabling the interpretation of the agents involved and by presenting the main characteristics of a particular object of analysis. As a support element to the Management of the Policy and National Transport Programs, the Ministry of Transport in cooperation with the University of Brasilia Foundation - FUB, through Ceftru, developed the Integrated Methodology to Support the Planning, Monitoring and Evaluation of Transport programs, which obtained a system of indicators for the national scale as a final result. This research aimed to verify and improves the use of these indicators to the urban scale, with a focus on public transportation by bus and based on user’s perspectives, using Distrito Federal (capital) as a case study. Qualitative and qualitative approaches were used through the following methodological procedures: (i) identification of indicators according to the concerns of users; (ii) mapping and data collection; (iii) data quality analysis; (iv) systematization of the outcoming data; (v) calculation of indicators; and (vi) generation of thematic maps. Thus, as a result of the application, it was possible to obtain a set of thematic maps, allowing the view of indicators spatially and subject to comparative analysis. For example, it was that about 25% of the average monthly per capita income is committed to public transport by bus in the Administrative Regions (RA) of Paranoá, Recanto das Emas, Fercal and Varjão, while the average travel time of all outbound RA's were calculated at 7min / km which represents a significant unfavorable value. Thus, this study brings the validation of finalistic indicator systems as an instrument capable of diagnosing urban transport in order to promote assertive decision made by urban governance, within the integrated planning cycle. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Una forma de diagnosticar la situación actual de cualquier servicio es mediante el uso de indicadores, una herramienta para apoyar los procesos de planificación y gestión mediante la condensación de la información, que permite la interpretación de los agentes involucrados y presenta las características principales de un objeto de análisis en particular. Como elemento de ayuda para la Gestión de Políticas y Programas Nacionales de Transporte, el Ministerio de Transporte en un acuerdo firmado entre la Fundación de la Universidad de Brasilia - FUB, a través de Ceftru, desarrolló la Metodología Integrada para Apoyar la Planificación, Monitoreo y Evaluación de Programas de Transporte. Transporte que obtuvo como resultado final un sistema de indicadores para la escala nacional. Luego, esta investigación propuso verificar y mejorar la adherencia de estos indicadores a la escala urbana con un corte en el transporte público en autobús y en la preocupación del usuario, utilizando el Distrito Federal como objeto de estudio. Para esto, se utilizaron enfoques cuantitativos y cualitativos a través de los siguientes procedimientos metodológicos: (i) identificación de los indicadores por la preocupación de los usuarios; (ii) mapeo y recolección de datos; (iii) análisis de calidad de datos; (iv) sistematización de los datos resultantes; (v) cálculo de indicadores; y (vi) generación de mapas temáticos. Por lo tanto, como resultado de la aplicación, fue posible obtener un conjunto de mapas temáticos que permitieron visualizar indicadores espacialmente y susceptibles de análisis comparativo. Con esto, se identificó, por ejemplo, que aproximadamente el 25% del ingreso mensual per cápita promedio se destina al transporte público en autobús en las Regiones Administrativas (RA) de Paranoá, Recanto das Emas, Fercal y Varjão, al mismo tiempo que los tiempos de viaje promedio de todos los RA salientes se calcularon a 7 minutos / km, lo que representa un valor significativo. De esta manera, este estudio trae la validación de sistemas de indicadores finalistas como un instrumento capaz de diagnosticar el transporte urbano para promover una toma de decisiones asertiva por parte de la gobernanza urbana, dentro del ciclo de planificación integrado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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