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Título: Preservando o edifício moderno : Congresso Nacional
Autor(es): Castro, André Luiz de Souza
Orientador(es): Ficher, Sylvia
Assunto: Arquitetura - conservação e restauração
Edifícios
Arquitetura moderna - Brasília (DF)
Congresso Nacional
Data de publicação: 1-Jul-2020
Referência: CASTRO, André Luiz de Souza. Preservando o edifício moderno: Congresso Nacional. 2020. xv, 339 f, il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente tese trata da preservação do edifício moderno, com o objetivo de realizar uma reflexão crítica a partir da prática dos arquitetos nessa atividade, com ênfase nos aspectos conceituais e metodológicos envolvidos. Primeiramente, foi necessário circunscrever o campo patrimonial, com relação a suas disposições teóricas e técnicas, suas estruturas sociais e seus agentes e, assim, identificar categorias próprias e representativas da prática. Em seguida, a preservação do Palácio do Congresso Nacional, em Brasília/DF, projeto de Oscar Niemeyer construído entre 1957 e 1960 foi escolhida como a experiência prática que me permitiria problematizar a questão, não apenas por ser uma das obras de maior relevância na arquitetura moderna, mas por reunir um corpo de profissionais plenamente inserido no campo patrimonial. A pesquisa de cunho qualitativo, inspirada em práticas etnográficas, levou-me a reconhecer que o edifício patrimonial é, primordialmente, um objeto político, onde diversas forças incidem para fazer prevalecer os interesses dos agentes, sejam eles pessoas ou instituições, estabelecendo para a preservação um arranjo com disposições mais subjetivas do que objetivas. Nesse cenário, identifiquei dois vetores patrimoniais relacionados à maneira com a qual os agentes, especificamente os arquitetos, abordam o edifício, planejam e praticam a preservação: o vetor prospectivo, fundamentado na percepção do edifício desde o projeto em direção à situação concreta presente; e o vetor retrospectivo, que trilha o caminho inverso, da atualidade à concepção. Esses vetores, por um lado, são decorrentes de posições conceituais dos agentes no campo patrimonial e no campo da arquitetura, e por outro, trazem consequências para a própria conservação do edifício, oscilando as intervenções entre a permanência de valores culturais e as transformações necessárias para seu uso. Desta maneira, ao menos três desafios precisam ser enfrentados, dialogicamente, no processo de preservação do edifício moderno: lidar com a intersubjetividade e a condição do bem como objeto político; equacionar diferentes posições teóricas dos arquitetos envolvidos; e estabelecer o equilíbrio entre preservação e arquitetura, entre permanências e transformações.
Abstract: This is a study on the preservation of the modern buildings, with a critical reflection from the perspective of architects working with preservation, emphasizing the conceptual and methodological aspects of that craft. First, it was necessary to describe the historic preservation field in terms of its theoretical and technical dispositions, its social structures and its players and, doing so, to identify proper and representative categories of preservation. It follows with the preservation of the Palace of the National Congress, in the City of Brasília-Federal District. Designed by Oscar Niemeyer, it was built between 1957 and 1960. As a practical experience, it offers an opportunity to problematize the issue, not only because it is one of the most relevant works in modern architecture, but also for bringing together a team of specialists in historic preservation. The study is based on a qualitative research, inspired by ethnographic practices. It led me to recognize that a historic building is, primarily, a political object, where different forces affect the interests of the players, whether individuals or institutions, turning preservation into a more subjective than objective process. In such scenario, two types of preservation were identified with reference to the way in which the players, specifically the Architects, approach the building, how they plan and practice preservation: the prospective approach, based on the perception of the building from design to the actual present condition; and the retrospective approach, which follows the opposite direction, from present to design. On the one hand, those approaches are the result of the conceptual instance of the players in the fields of historic preservation and of Architecture. On the other hand, they bring on consequences to the very conservation of the building, setting the tone of interventions between the permanence of cultural values and the necessary transformations for its use. In a dialogical sense, the conservation process of modern buildings needs to overcome at least three challenges: dealing with the intersubjectivity and the condition of the building as a political object; normalizing different theoretical positions of the architects involved; and striking a balance between preservation and architecture, between permanencies and transformations.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2020.
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