Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Aline Fonseca de | - |
dc.contributor.author | Santos, Geovani Amaral | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-01T15:47:24Z | - |
dc.date.available | 2020-07-01T15:47:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-01 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Geovani Amaral. A autorregulação da aprendizagem no contexto formativo de professores de espanhol como Língua Estrangeira. 2020. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38642 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga a formação de professores do curso de Letras Espanhol do Instituto
Federal de Brasília a partir da perspectiva da teoria da Autorregulação da Aprendizagem,
fundamentada na Teoria Social Cognitiva com base principalmente em autores como Albert
Bandura (1991), e Zimmerman (1989). Este último desenvolveu um modelo cíclico de
autorregulação da aprendizagem a partir de três fases: o planejamento, em que os alunos
estabelecem objetivos e elaboram um planejamento estratégico a partir de suas crenças
automotivacionais; a execução, em que os alunos utilizam as estratégias estabelecidas na fase
anterior e possivelmente realizam o subprocesso de auto-observação e a autorreflexão, na qual
os estudantes, a partir de suas observações realizadas na fase anterior, realizam uma
autoavaliação e atribuem uma causa a seu sucesso ou fracasso no alcance da meta estabelecida,
gerando, assim, um sentimento de autossatisfação, adaptação ou defesa que, por sua vez,
influenciará nas crenças automotivacionais dos próximos ciclos autorregulatórios. A qualidade
do processo da autorregulação dependerá da consciência do aluno sobre seu processo de
aprendizagem e de sua capacidade de adequar-se às necessidades do contexto. Nesse sentido,
este estudo procurou compreender os processos autorregulatórios de três participantes enquanto
aprendizes e a transferência desses processos aos seus alunos em sua atuação como docentes.
A metodologia utilizada foi o estudo de caso múltiplo e os instrumentos de coleta de
informações foram o Inventário de Processos Autorregulatórios, a entrevista semiestruturada e
a observação não participante. Os resultados encontrados apontam para a não transferência das
estratégias autorregulatórias utilizadas pelas participantes a sua prática como professoras,
possivelmente devido à pouca percepção sobre a sua eficácia pela ausência do subprocesso de
auto-observação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A autorregulação da aprendizagem no contexto formativo de professores de espanhol como Língua Estrangeira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua espanhola - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de línguas - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tradução e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interlíngua (Aprendizagem de línguas) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research investigates the training of teachers of the Spanish Graduation course at the
Federal Institute of Brasília from the perspective of the Self-Regulation Learning theory,
grounded in Social Cognitive Theory based mainly on authors such as Albert Bandura (1991),
and Zimmerman (1989). This latter developed a cyclical model of self-regulation learning from
three phases: planning, in which students set goals and develop strategic planning based on their
self-motivated beliefs; performance, in which students use strategies established in the previous
phase and possibly execute the self-observation sub-process and self-reflection, in which
students, based on their observations made in the previous phase, perform a self-assessment
and attribute a cause to their success or failure in reaching the established goal, thus generating
a feeling of self-satisfaction, adaptation or defense that, in turn, will influence the self-
regulatory beliefs of the next self-regulatory cycles. The quality of the self-regulation process
will depend on the student's awareness of his learning process and his ability to adapt to the
needs of the context. In this sense, this study sought to understand the self-regulatory processes
of three participants as apprentices and the transfer of these processes to their students in their
role as teachers. The methodology used was the multiple case study and the information
collection instruments were the Self-Regulatory Processes Inventory, the semi-structured
interview and the non-participant observation. The results found point to the non-transference
of the self-regulatory strategies used by the participants to their practice as teachers, possibly
due to the little perception about their effectiveness because of the absence of the self-
observation sub-process. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación explora la formación de profesores del curso de graduación en Letras
Español en el Instituto Federal de Brasilia desde la perspectiva de la teoría de la autorregulación
del aprendizaje, fundamentada en la Teoría socio-cognitiva basada principalmente en autores
como Albert Bandura (1991) y Zimmerman (1989). Este último desarrolló un modelo cíclico
de autorregulación del aprendizaje basado en tres fases: planificación, en la cual los estudiantes
establecen metas y desarrollan una planificación estratégica basada en sus creencias auto
motivadas; ejecución, en la cual los estudiantes usan las estrategias establecidas en la fase
anterior y posiblemente realizan el subproceso de auto observación y la autorreflexión, en el
cual los estudiantes, basados en sus observaciones hechas en la fase anterior, realizan una
autoevaluación y atribuyen una causa a su éxito o fracaso en alcanzar la meta establecida,
generando así un sentimiento de autosatisfacción, adaptación o defensa que, a su vez, influirá
en las creencias de autorregulación de los próximos ciclos de autorregulatorios. La calidad del
proceso de autorregulación dependerá de la conciencia del alumno sobre su proceso de
aprendizaje y su capacidad para adaptarse a las necesidades del contexto. En este sentido, este
estudio buscó comprender los procesos de autorregulación de tres participantes como
aprendices y la transferencia de estos procesos a sus estudiantes en su papel de maestros. La
metodología utilizada fue el estudio de caso múltiple y los instrumentos de recopilación de
información fueron el Inventario de Procesos Autorregulatorios, la entrevista semiestructurada
y la observación no participante. Los resultados encontrados apuntan a la no transferencia de
las estrategias de autorregulación utilizadas por los participantes a su práctica como docentes,
posiblemente debido a la poca percepción sobre su efectividad por razón de la ausencia del
subproceso de autoobservación. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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