Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Dulce Maria Filgueira de | - |
dc.contributor.author | Santos, Marcelo Carneiro dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-01T15:36:08Z | - |
dc.date.available | 2020-07-01T15:36:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-01 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-04 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Marcelo Carneiro dos. A dança no Panojé do Ritual da Mandioca (Kuwyrykango) entre os Kayapós-Ngomejti. 2019. 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38638 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação analisou a dança “No Panojé” tomada como uma
prática corporal e marcada pela relação sagrado-profano. Tal prática envolve
e evidencia a tradição, memória e o conhecimento dos povos originários
Ngômejti da etnia Kayapó/Mẽbêngôkre. Especificamente, foram descritas as
técnicas corporais que caracterizam a dança “No Panojé, em conjunção à
relação sagrado-profano que lhe é subjacente, com o intuito de identificar os
elementos formadores do sagrado tal qual concebido por aquela comunidade.
Para tanto, fez-se uso da abordagem etnográfica aplicada à comunidade
Ngômejti, ao passo que, de modo complementar, foram recorridas a
observação participante e a realização de entrevistas com um roteiro
semiestruturado. Relativamente ao referencial teórico que legitimou a
posterior análise dos dados decorrentes da abordagem etnográfica, destaque
para Victor Turner, Marcel Mauss, Viveiros de Castro, Beleni Salete Grando,
Arthur Almeida, Juliana Guimarães Saneto etc. Dito isto, houve por bem
interrelacionar autores da Socioantropologia e da Educação Física. Com
efeito, foi possível realizar duas entrevistas, uma com Tutuu Kayapó e outra
com Yara Kayapó, dois sujeitos imprescindíveis à execução da pesquisa. As
entrevistas duraram 42 min e 28 min, cujo foco foi o de compreender a dança
“No Panojé” e a comunidade Ngômejti. Após essa etapa, algunsresultados não
tardaram em aparecer, a saber: evidenciou-se sobremaneira a dança enquanto
meio que remonta ao domínio do sagrado/profano; tal relação será retratada
diretamente na formação e nos movimentos/gestualidades conformadas na
dança. Identificamos ainda algumas técnicas corporais oriundas da dança com
uma sequência constante de movimentos nomeadamente batidas fortes com o
pé direito e fracas com o pé esquerdo, os corpos são unidos sem deixar espaço
entre eles, os movimentos sempre são realizados em sequência para frente
acompanhada da cantoria intitulada ô ha No Panojé, ou como os Kayapós
chamam (Kukrádja). Além de tudo foi possível perceber o corpo das Nyras
como principal instrumento que remonta à memória, tradição e saberes
partilhados. Em última análise, vale destacar que ao fim de todo o processo
ritualístico ganho de experiências, transmissão de conhecimentos, em
particular, a educação corporal que se dá através da interação dos mais novos
com os mais velhos da comunidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A dança no Panojé do Ritual da Mandioca (Kuwyrykango) entre os Kayapós-Ngomejti | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas corporais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Kayapó | pt_BR |
dc.subject.keyword | No Panojé | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the current work we address the discussion on the “No Panojé” dance
viewed as a corporal practice, set down by the so-called sacred-profane lien.
Such practice is involved and highlighted by the tradition, memory and
knowledge as well, concerning the former Ngômejti Kayapó/ Mẽbêngôkre
indigenous community. To be precise, the body techniques that shape up the
mentioned dance in conjunction with the sacred-profane relationship
underlying it, have been outlined, in order to identify the elements that form
the sacred as conceived by that community. We follow methodologically the
ethnographic approach in the manner of Levi- Strauss, Victor Turner, Marcel
Mauss, Viveiros de Castro etc, which would be applied to the Ngômejti
community and, in a complementary way, the guide-based observation and
interviews with a semi-structured script. Regarding the underlying tenet that
legitimized the subsequent analysis of the data resulting from the ethnographic
approach. Indeed, it was possible to go on two interviews, one with Tutuu
Kayapó and the other with Yara Kayapó, two subjects essential to the
execution of the research. The interviews lasted 42 min and 28 min, whose
focus was to understand “No Panojé” and the Ngômejti community. After this
move, some results did not last to appear, namely: that dance became pretty
much evident as a means that goes back to the domain of the sacred / profane;
this relationship will be portrayed directly concerned the formation and the
movements/gestures conformed within the dance. We also identified some
body techniques issued from the dance with a constant sequence of movements
namely strong strokes with the right foot and weak strokes with the left foot,
the bodies are joined without leaving space between them, the movements are
always carried out in a forward sequence followed by singing named ô ha No
Panojé, or asthe Kayapós call it (Kukrádja). In addition, it was possible to look
at the Nyras' body as the main instrument that goes back to memory, tradition
and shared knowledge. Ultimately, it is worth noting that at the end of the
entire ritualistic process, empirical gains, knowledge transmission, in
particular, corporal education that takes place through the interaction of the
youngest with the oldest from the community | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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