Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38626
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JoséRicardoMonteirodeFigueiredo.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento Júnior, Antônio-
dc.contributor.authorMonteiro, José Ricardo-
dc.date.accessioned2020-07-01T14:50:32Z-
dc.date.available2020-07-01T14:50:32Z-
dc.date.issued2020-07-01-
dc.date.submitted2020-02-20-
dc.identifier.citationMONTEIRO, José Ricardo. Terceirização na Universidade Pública : limites de eficiência e de qualidade, com ênfase na experiência da UnB. 2020. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38626-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA terceirização se apresenta como uma das principais fontes de mão de obra, principalmente quando considerado o custo-benefício das contratações. No serviço público, ela contribui para reposição de força de trabalho a um custo bem mais reduzido. Na Universidade de Brasília, além de repor mão de obra, ela atua para manter, mesmo com um quadro reduzido de trabalhadores terceirizados, um padrão razoável de atividades que satisfaça a demanda existente por prestação de serviços. Na presente dissertação, iremos descrever as origens, expansão e problemas encontrados na realização dessas atividades. Também dissertaremos sobre os principais problemas, benefícios, aprimoramentos e como a prática dos serviços atinge a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília. Nossos procedimentos de pesquisa foram aplicados em formato de questionário acerca dos limites da eficiência e qualidade dos serviços terceirizados prestados na UnB. Os resultados obtidos indicam que embora haja atualmente um número menor de terceirizados, os serviços são realizados de forma a atender as demandas da comunidade acadêmica.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTerceirização na universidade pública : limites de eficiência e de qualidade, com ênfase na experiência da UnBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTerceirizaçãopt_BR
dc.subject.keywordForça de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordServiço públicopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoNogueira, Jorge Madeira-
dc.description.abstract1Outsourcing is one of the main sources of manpower, especially when considering the cost- benefit of hiring. In the public service, it contributes to the replacement of workforce at a much lower cost. At the University of Brasilia, in addition to replacing manpower, it acts to maintain, even with a reduced number of outsourced workers, a reasonable pattern of activities that meets the existing demand for services. In this dissertation, we will describe the origins, expansion and problems encountered in performing these activities. We will also discuss the main problems, benefits, improvements, and how the practice of services reaches the academic community of the University of Brasilia. Our research procedures were applied in a questionnaire format about the limits of efficiency and quality of outsourced services provided at UnB. The results obtained indicate that although there is currently a smaller number of outsourced services, the services are performed in order to meet the demands of the academic community.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.