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Título: Avaliação dos sistemas integrados de informação contábil das fundações de apoio vinculadas às instituições federais de ensino superior : um estudo no nordeste do Brasil
Autor(es): Barbosa, Alexandro
Orientador(es): Silva, José Dionísio Gomes da
Assunto: Recursos financeiros
Prestação de contas
Contabilidade
Tomada de decisão
Referência: BARBOSA, Alexandro. Avaliação dos sistemas integrados de informação contábil das fundações de apoio vinculadas às instituições federais de ensino superior : um estudo no nordeste do Brasil. 2003. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)--Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, João Pessoa, 2003.
Resumo: O estudo configura-se em uma avaliação dos Sistemas de Informação Contábil das Fundações de Apoio Vinculadas às Instituições Federais de Ensino Superior. Apresenta o diferencial proporcionado pela informação, destacando a contabilidade como o seu maior produtor. Expõe os aspectos conceituais das Fundações de Apoio, destacando sua contribuição para a sociedade a partir de evolução histórica, suas atividades básicas e seus organismos controladores.Utiliza, como referencial teórico, a Teoria Geral de Sistemas associada à Teoria da Contabilidade. Para descrever a realidade dos Sistemas de Informação contábil das Fundações de Apoio vinculadas às Instituições Federais de Ensino Superior realiza uma pesquisa em todo o Nordeste do Brasil. O objetivo da pesquisa é verificar se as Fundações de Apoio vinculadas às Instituições Federais de Ensino Superior são contempladas com Sistemas Integrados de Informação Contábil que gere informações para a tomada de decisão e prestação de contas.Os resultados da pesquisa apontam que 82,6% das Fundações de Apoio não são contempladas por um Sistema Integrado de Informação Contábil que gere informações relevantes e confiáveis para a tomada de decisão e prestação de contas. Conclui que a contemplação de um Sistema Integrado de Informação Contábil que produza informações úteis pode proporcionar diferenciais no gerenciamento das atividades em decorrência da possibilidade de uma maior efetividade do processo de tomada de decisão e prestação de contas.
Abstract: This study deals with the assessment of Accounting Information Systems of Research Foundations that give technical and financial support to Federal Institutions of Superior Education maintained by the Brazilian Federal Government, and which are located in the Northeast of this country. It highlights that accounting can be seen as the main information producer when presenting the differential given by its product. It also expresses the conceptual aspects of such foundations, emphasizing their actual social contribution based on their historical evolution, basic activities, and the entities responsible for controlling them. It is also based on both accounting and information theories. The objective of this study is to evaluate whether such foundations maintain any kind of accounting information system that support the decision making processes and that are able to guarantee the accountability aspect. The results indicate that 82.6% of the Research Foundations do not possess an Integrated System of Accounting Information that generates relevant and reliable information for decision making and accounting. It indicates that the utilization of an appropriate integrated accounting information system can provide a differential for activities management due to the fact of possibility of greater effectiveness of the decision making and accountability processes.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2003.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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