Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38475
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GeisaRodriguesNovais.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Programa de iniciação cientifica da Universidade de Brasilia : uma análise da concentração, do diferencial para ingresso no mercado de trabalho e na pós-graduação, no período de 2004 a 2018.
Autor(es): Novais, Geisa Rodrigues
Orientador(es): Nunes, André
Coorientador(es): Cabello, Andrea Felippe
Assunto: Efeitos do Programa de Iniciação Científica
Concentração
Mercado de trabalho
Coarsened Exact Matching
Referência: NOVAIS, Geisa Rodrigues. Programa de iniciação cientifica da Universidade de Brasilia : uma análise da concentração, do diferencial para ingresso no mercado de trabalho e na pós-graduação, no período de 2004 a 2018. 2020. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta dissertação tem o propósito de avaliar o Programa de Iniciação Científica (ProIC) na Universidade de Brasília sob diferentes perspectivas. O primeiro capítulo busca analisar a concentração de beneficiários do ProIC, tanto por docente orientador quanto por unidades acadêmicas, a fim de responder se o programa possui concentração de acesso. Utilizou- se o Índice de Herfindahl-Hirschman (HH) adaptado para o contexto em estudo. Os resultados da metodologia empregada apontam para a não existência de níveis altos de concentração de beneficiários no programa, seja entre bolsistas ou voluntários. O segundo capítulo apresenta outras duas perspectivas do ProIC, análise do efeito do programa para os discentes beneficiários no ingresso na pós-graduação e no ingresso no mercado de trabalho formal. O objetivo é identificar se a participação do aluno no ProIC produz alguma diferenciação significativa para o ingresso em programas de pós-graduação e, ainda, se a participação no ProIC produz efeito positivo que diferencie o participante quando do ingresso no mercado de trabalho formal, em sua remuneração auferida e em sua área de atuação (pesquisa e ensino). Utilizou-se procedimento de correspondência (Coarsened Exact Matching – CEM) e modelos de regressão (Logit, Probit e Mínimos Quadrados Ordinários). Os resultados revelam um efeito positivo para os beneficiários do ProIC no ingresso na pós- graduação, um efeito negativo para o ingresso no mercado de trabalho e em relação a remuneração média auferida pelos discentes beneficiários. Porém, ao verificar o ingresso no mercado de trabalho em atividades ligadas à pesquisa e ensino, nota-se um efeito positivo do programa.
Abstract: This dissertation aims to evaluate the Scientific Research Undergraduate Incentive Program (ProIC) at the University of Brasilia from different perspectives. The first, presented in the first chapter, seeks to analyze the concentration of ProIC beneficiaries, both by faculty advisor and academic units, in order to analyze if the program induces access concentration. We used the Herfindahl-Hirschman Index (HH), adapted to the study contex. The results of the methodology employed point to the absence of high levels of concentration of beneficiaries in the program, either among those with money fellowships or those without. The second chapter presents two other perspectives of ProIC, analyzing the effect of the program for beneficiary students entering graduate school and entering the formal labor market. The objective is to identify whether student participation in ProIC produces any significant differentiation for entry into postgraduate programs, and whether participation in ProIC produces a positive effect that differentiates the participant when entering the formal labor market, in particular, their remuneration earned and in their area of expertise (research and teaching). Coarsened Exact Matching (CEM) and regression models (Logit, Probit and Ordinary Least Squares) were used. The results reveal a positive effect for ProIC beneficiaries on entry into graduate school, a negative effect on entry into the labor market and in relation to the average remuneration earned by beneficiary students. However, when verifying the entry into the labor market in activities related to research and teaching, there is a positive effect of the program.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.