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Título: Educação Física e Pedagogia Histórico-Crítica : reflexões sobre uma necessária reaproximação
Autor(es): Alves, Renato Sebastião
Orientador(es): Húngaro, Edson Marcelo
Assunto: Pedagogia histórico-crítica
Aproximações teóricas
Educação Física
Referência: ALVES, Renato Sebastião. Educação Física e Pedagogia Histórico-Crítica: reflexões sobre uma necessária reaproximação. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo tem inspiração na proposta de monografia de base de Dermeval Saviani (1991) que entende a dissertação como uma etapa de apropriação de elementos teóricos acerca do assunto investigado. O objetivo da pesquisa foi trazer para o debate como foi e como anda a Educação Física no âmbito da discussão com a Pedagogia Histórico-Crítica, na qual percebemos uma proximidade inicial a partir da década de 1980, que nos rendeu bons frutos e algumas inquietações. Porém, com a redemocratização e as nuances mais sutis do capitalismo (no sentido de uma imposição camuflada), tais inquietações foram enfraquecidas, o que trouxe de volta elementos os quais se tentava superar, dessa vez naturalizados pelos espaços docentes. Para tanto, utilizamos como metodologia uma abordagem qualitativa e um levantamento bibliográfico nos períodos de 2013 a 2019. No primeiro momento, a pesquisa traz um contexto histórico da Educação Física, fundamentada em pesquisadores com uma concepção crítica. No segundo momento, trazemos elementos de uma aproximação com os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, um contato inicial com a teoria, pois tal bibliografia possui enriquecimentos que exigem um esforço maior para apropriação e explanação com fidelidade à proposta de Dermeval Saviani. No terceiro momento, buscamos levantar um panorama dos trabalhos desenvolvidos entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Física, dos quais pesquisamos artigos, dissertações, teses e resumos, em que encontramos um cenário ainda longe do desejável e com aproximações muitas vezes mediadas por terceiros que não mantêm uma fidelidade ao que se propõe como pedagogia emancipadora. Sendo assim, percebemos que é necessário avançar em tais discussões, aprofundar-nos nas bases teóricas da Pedagogia Histórico-Crítica para uma produção coerente que possibilite transformações sólidas, de modo que tal teoria seja naturalizada pelo campo acadêmico em articulação com seus objetos para que, principalmente, estabeleça-se no chão da escola e também em uma práxis que permita pensar em um outro modelo de sociedade.
Abstract: This study is inspired by Dermeval Saviani's (1991) basic monograph proposal, which understands the dissertation as a stage of appropriation of theoretical elements about the investigated subject. The aim of the research was to bring to the debate how was and how is physical education in the context of the discussion with the historical-criticalpedagogy, from which we noticed an initial proximity from the 1980s that brought us good fruits and concerns, but that with the redemocratization and the subtler nuances of capitalism (in the sense of a camouflaged imposition) were weakened bringing back elements of which they were trying to overcome, this time naturalized by the teaching spaces. Therefore, we used as a methodology a qualitative approach and a bibliographic survey from 2013 to 2019. At first, the research brings a historical context of physical education, founded on researchers with a critical conception. In the second moment we bring elements of an approximation with the foundations of the historical- critical pedagogy, initial contact with the theory, because such bibliography has enrichments that demand a bigger effort for such appropriation and explanation with fidelity to the proposal of Dermeval Saviani. In the third moment we seek to raise an overview of the works developed between the historical-critical pedagogy and the physical education from which we researched articles, dissertations, theses and abstracts, where we find a scenario still far from desirable and with pproaches often mediated by third parties that does not maintain. a fidelity to what is proposed as emancipating pedagogy. Thus, we realize that it is necessary to advance in such discussions, to deepen in the theoretical bases of historical-critical pedagogy for a coherent production that enables solid transformations, where such theory is naturalized by the academic field in articulation with its objects so that it is mainly established. on the school floor, as well as in a praxis that allows us to think of another model of society.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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