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Título: Associação do balanço social e o marketing social : implicações na comunicação da organização não governamental
Autor(es): Lima, Edinicio de Oliveira
Orientador(es): Kipnis, Bernardo
Assunto: Balanço social
Marketing social
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: LIMA, Edinicio de Oliveira. Associação do balanço social e o marketing social: implicações na comunicação da organização não governamental. 2002. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) — Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasília, 2002.
Resumo: Esta dissertação discute aspectos das áreas do Balanço Social e do Marketing Social. Foi motivada pela percepção de que a ciência contábil e o marketing apresentam, nessas áreas específicas, um espaço comum em suas finalidades precípuas. O tema é abordado sob a perspectiva de um modelo teórico arbitrado a partir do reconhecimento desse espaço comum e da previsão de que esse levantamento poderia revelar aspectos de interesse das duas áreas, no que elas têm em vista no campo da informação e da comunicação. Tem por objetivo levantar a potencialidade dessa associação em prol de um melhor desempenho na comunicação de uma Organização Não Governamental (ONG), inserida no denominado Terceiro Setor. O referencial teórico é abordado sob duas vertentes: a primeira, relativa aos conceitos de terceiro setor, de organizações não governamentais e de responsabilidade social; a segunda, relativa às concepções do balanço social e do marketing social. A dissertação é complementada com um estudo de caso de uma organização não governamental, buscando entendê-la como reflexo do modelo teórico concebido. Procura observar até que ponto o sistema de informação que abastece a comunicação de marketing da entidade possui elementos aptos a atender adequadamente aos requisitos de credibilidade e substancialidade. Do ponto de vista do Balanço Social, apresenta uma reflexão crítica sobre a evidenciação de informações sociais no âmbito da organização não governamental. Por último, procura extrair indícios que permitam visualizar as implicações de uma possível associação do esforço de implementação do balanço social e do marketing social.
Abstract: This dissertation discusses aspects of the Social Balance and Social Marketing areas. It was motivated by the perception that the Accounting Science and Marketing present, in those specific areas, a common space in what it concerns to the essential purposes. The theme is approached on the perspective of a theoretical model arbitrated starting from the recognition of that space in common and the forecast that this survey could reveal aspects of reciprocal interest associated to that two areas, in what they aim to assist in the information and communication field. It has as a objective to raise the potentiality of that association on behalf of a superior performance in the communication of a Non-Governmental Organization (NGO), inserted in the so-called Third Sector. The theoretical reference is approached under two basis: the first, related to the concepts of the third sector, of non-governmental organizations, and of social responsibility; the second, related to the conceptions of social balance and social marketing. The dissertation is complemented with a case study of a nongovernmental organization, seeking to understand it as a reflex of the conceived theoretical model. It attempts to observe to what extent the information system providing marketing communication for the organization holds capable elements to appropriately assist the credibility and substantiality requirements. From the Social Balance point of view, it presents a critical reflection about the effectiveness of social information disclosures from within the non-governmental organization. At last, it tries to extract indications that allows to visualize the implications of a possible association of the implementation effort for the social balance and social marketing.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasília, 2002.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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