Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Anflor, Carla Tatiana Mota | - |
dc.contributor.author | Domingues, Allan Corrêa | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T20:27:32Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T20:27:32Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-18 | - |
dc.identifier.citation | DOMINGUES, Allan Correa. Identificação de dano em estruturas aeroespaciais leves utilizando o método da energia de deformação modal. 2019. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Integridade de Materiais da Engenharia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38428 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A indústria aeroespacial está sempre em busca de otimizar a relação
entre as propriedades físicas e mecânicas das estruturas. Tais propriedades
estão diretamente relacionadas ao custo final do projeto, bem como à vida útil.
Uma das estruturas comumente utilizadas nesta indústria e que possui uma
boa razão peso-rigidez é a estrutura honeycomb. Ela relaciona as propriedades
mecânicas de ligas metálicas com alta resistência mecânica com a baixa
densidade de estrutura honeycomb. Por esta razão é relevante um método de
identificação de dano não destrutivo que possa identificar, localizar e quantificar
dano nessas estruturas antes de ocorrer alguma falha. Os métodos de
identificação de dano mais comuns e não destrutivos são os que utilizam as
características dinâmicas de uma estrutura, como exemplos destacam-se as
frequências naturais, modos de vibração e fatores de amortecimento. Isso se
deve ao fato de que essas características estão diretamente relacionadas às
propriedades físicas e mecânicas da estrutura como massa e rigidez. Uma vez
que uma estrutura sofre algum dano que altere sua rigidez e sua massa são
provocadas variações em suas características modais. Neste trabalho são
apresentados resultados de investigações de dano feitas em modelos
numéricos de painéis estruturais honeycomb para aplicações aeroespaciais. Os
danos investigados são danos que causam alterações na rigidez e na massa
do modelo. A identificação dos danos é feita utilizando uma técnica não
destrutiva por meio da variação da energia de deformação modal presente nos
modos de vibração das estruturas. Os resultados numéricos foram utilizados
como base para ensaios experimentais com dano simulado na forma de adição
de massa. O método foi capaz de identificar danos na rigidez dos modelos
numéricos e alguns casos de dano simulado na forma de adição de massa
tanto no modelo numérico quanto nos ensaios experimentais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Identificação de dano em estruturas aeroespaciais leves utilizando o método da energia de deformação modal | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estruturas aeroespaciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Energia de deformação modal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Honeycomb | pt_BR |
dc.subject.keyword | Condensação dinâmica de matrizes | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aerospace industry is always looking for optimize the ratio between
the physical properties and mechanical properties of structures. These
properties are directly related to the final project cost as well as the service life.
One of the structures commonly used in this industry and which has a good
weight-stiffness ratio is honeycomb panels. They relate the mechanical
properties of high mechanical strength metal alloys to the low density
honeycomb geometry. For this reason a non-destructive damage identification
method is needed to identify, locate and quantify damage to these structures
before failure. The most common non-destructive damage identification
methods are using the dynamic characteristics of the structure. These are the
natural frequencies, modes of vibration and damping factors. This is because
these characteristics are directly related to the physical and mechanical
properties of the structure. Once a structure suffers some damage that causes
changes in its mass or stiffness this damage will cause changes in its dynamic
characteristics. In this paper are present results of damage investigations in
numerical models of honeycomb panels for aerospace applications. Damage
investigated is causes changes in modulus of elasticity and changes in mass.
The method using for damage identification is variation in modal strain energy
present in the vibration modes of structures. The numerical results were used
as a basis for experimental tests with simulated damage in the form of mass
addition. The method was able to identify damage to the stiffness of numerical
models and some cases of mass addition in both numerical model and
experimental tests. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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