Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38415
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CamilaVilarinhoCostaChaves.pdf691,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A coordenação pedagógica como espaço de formação e reflexão sobre o ensino de ciências investigativo no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Chaves, Camila Vilarinho Costa
Orientador(es): Silva, Delano Moody Simões da
Coorientador(es): Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves
Assunto: Formação continuada
Coordenação pedagógica
Ensino de ciências
Práticas pedagógicas
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: CHAVES, Camila Vilarinho Costa. A coordenação pedagógica como espaço de formação e reflexão sobre o ensino de ciências investigativo no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola particular de Brasília – DF com docentes que atuam no 5° Ano do Ensino Fundamental. O estudo propôs um momento de formação continuada no contexto escolar, no período de coordenação pedagógica coletiva, pautando-se no tema ensino de Ciências por investigação. Com intuito de propor atividades formativas que possibilitem a reflexão e mudança da prática docente, o estudo foi realizado a partir da metodologia de pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. A formação continuada foi realizada em cinco encontros, sendo utilizados como instrumentos para a construção dos dados a entrevista semi-estruturada, entrevista narrativa episódica, o caderno de campo e gravações. Após os encontros, o conteúdo dos dados foram analisados e categorizados. Inicialmente, as participantes aproximaram-se de algumas características do ensino por investigação, entretanto, nem todas reconheceram estas em seu cotidiano. Ao longo da formação continuada as docentes apropriaram-se dos componentes investigativos e superaram dificuldades em usá-los na sua prática docente, havendo então mudanças a partir da reflexão da prática. Foram relatadas dificuldades e perspectivas sobre o uso da investigação no ensino de Ciências. Houve um processo de ampliação dos conhecimentos e perspectivas pedagógicas, este ocorreu durante a formação continuada, a partir de reflexão e da troca realizada dentro do ambiente escolar com seus pares. O presente estudo possibilita que novas aplicações sejam realizadas. Abordando novos temas de interesse das docentes, como a alfabetização científica.
Abstract: The present work was developed in a private school in Brasília – DF with teachers who work in the fifth year of elementary school. The study proposed a moment of continuing education in the school context, during the period of collective pedagogical coordination, based on the subject science teaching by investigation. With the intuit to purpose formative activities that enable the reflection and changing of the teaching practice, the study was carried out using the methodology of qualitative research of the research-action type. The continuing education was held in five meetings, using as instruments for the construction of data the semi-structured interview, episodic narrative interview, the field notebook and recordings. After the meetings, the content of the data was analyzed and categorized. Initially, the participants approached some characteristics of the teaching by investigation methodology, however, not everyone recognized these in their quotidian. During the continuing education, the teachers appropriated the investigative components and overcame the difficulties of using them in their teaching practice, then changing from the reflection of the practice. Difficulties and perspectives about the use of investigation in science teaching were reported. There was a process of enlargement of the knowledge and pedagogical perspectives, this process occurred during continuing education, from the reflection and exchange carried out within school environment with it’s pairs. The present study enables new applications to be performed. Approaching new themes of teachers interest, such as scientific literacy.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.