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Título: Aulas baseadas em técnicas de criatividade : efeitos na criatividade, motivação e desempenho em matemática com estudantes do Ensino Médio
Autor(es): Fonseca, Mateus Gianni
Orientador(es): Gontijo, Cleyton Hércules
Assunto: Educação matemática
Técnicas de criatividade
Desempenho em matemática
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: FONSECA, Mateus Gianni. Aulas baseadas em técnicas de criatividade: efeitos na criatividade, motivação e desempenho em matemática com estudantes do Ensino Médio. 175 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Algumas escolas, por vezes, não têm alcançado sucesso na promoção das aprendizagens em matemática de modo a preparar os estudantes para enfrentar os desafios que o mundo contemporâneo impõe, tanto no que diz respeito aos elementos envolvidos no exercício da cidadania quanto no seu processo de qualificação profissional. Entre as lacunas encontradas nos processos de escolarização, destaca- se a falta de estímulo à criatividade dos estudantes nos mais variados campos do conhecimento e, em particular, em matemática. Considerando isso, o propósito desta pesquisa foi analisar os efeitos decorrentes da oferta de um curso extracurricular junto a um grupo de 41 estudantes do último ano do ensino médio, em criatividade, motivação e desempenho em matemática. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública do Distrito Federal no turno contrário às atividades regulares dos estudantes participantes do curso. Esses foram divididos aleatoriamente em dois grupos, tendo sido denominados por grupo controle e grupo experimental, compostos por 20 e 21 estudantes, respectivamente. Ao longo de quatro semanas, cada grupo tinha dois encontros semanais com duração de 1h 30min cada. Enquanto que para o grupo controle, as aulas eram convencionais, isto é, sem muita alteração do que já estavam acostumados no cotidiano escolar, para o grupo experimental foram propostas aulas baseadas em técnicas de criatividade com vistas a estimular o pensamento criativo em matemática. Por resultados, embora ambos os grupos tenham alcançado elevação nos escores de criatividade, motivação e desempenho em matemática, resultados estatisticamente significativos foram percebidos apenas junto ao grupo experimental, o qual teve maior incremento em todas as variáveis. Isso permite sugerir que a inclusão de técnicas de criatividade junto ao planejamento pedagógico de professores da educação básica pode favorecer tanto a capacidade de pensamento criativo como também a motivação e o consequente desempenho em matemática.
Abstract: Some schools have sometimes been unsuccessful in promoting mathematics learning in order to prepare students to face the challenges that the contemporary world imposes, referring as with regard to the elements involved in the exercise of citizenship as in their qualification process. professional. Among the gaps found in the schooling processes, there is the lack of stimulation of students' creativity in the several fields of knowledge and, in particular, in mathematics. Considering this, the purpose of this research was to analyze the effects of offering an extracurricular course to a group of 41 students of the last year of high school, in creativity, motivation and performance in mathematics. The research was developed in a public school of the Federal District in the opposite shift of the regular activities of the school. They were randomly divided into two groups, and were called the control group and experimental group, composed of 20 and 21 students, respectively. Over the course of four weeks, each group had two weekly meetings lasting 1h 30min each. While for the control group, the classes were conventional, that means, without much alteration of what they were used to in everyday school life, for the experimental group, the classes based on creativity techniques were proposed to stimulate creative thinking in mathematics. By results, although both groups achieved an increase in creativity, motivation and mathematics performance scores, statistically significant results were only observed in the experimental group, which had the greatest increase in all variables. This suggests that the inclusion of creativity techniques in the pedagogical planning of teachers of basic education may favor both the ability of creative thinking as well as motivation and consequent performance in mathematics.
Resumen: Algunas escuelas no han logrado éxito en promover los aprendizajes en matemáticas para preparar a los estudiantes para enfrentar los desafíos que impone el mundo contemporáneo, tanto con respecto a los elementos involucrados en el ejercicio de la ciudadanía como a su proceso de calificación profesional. Entre los huecos encontrados en los procesos escolares, se destaca la falta de estimulación de la creatividad de los estudiantes en los más variados campos del conocimiento y, en particular, en matemáticas. Considerando eso, el propósito de esta investigación fue analizar los efectos de ofrecer un curso extracurricular a un grupo de 41 estudiantes del último año de la secundaria, en creatividad, motivación y desempeño en matemáticas. La investigación se llevó a cabo en una escuela pública del Distrito Federal en el turno contrario a las actividades regulares de los estudiantes que participaron del curso. Ellos fueron divididos aleatoriamente en dos grupos denominados grupo control y grupo experimental, compuestos por 20 y 21 estudiantes, respectivamente. En el transcurso de cuatro semanas, cada grupo tenía dos reuniones semanales que duraban 1h 30min cada una. Para el grupo control, las clases eran convencionales, es decir, sin mucha alteración de lo que tenían la costumbre en el cotidiano escolar, y para el grupo experimental fueron propuestas clases basadas en técnicas de creatividad para estimular el pensamiento creativo en matemáticas. Por resultados, aunque ambos grupos lograron un aumento en los escores de creatividad, motivación y rendimiento en matemáticas, resultados estadísticamente significativos solo se observaron en el grupo experimental, que tuvo el mayor aumento en todas las variables. Eso sugiere que la inclusión de técnicas de creatividad junto a la planificación pedagógica de profesores de la educación básica puede favorecer tanto la capacidad de pensamiento creativo como también la motivación y el consiguiente rendimiento en matemáticas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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