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Título: A escola e seus jovens : lugar de controvérsias e perspectivas. Uma análise do CED 04, Taguatinga – Distrito Federal
Autor(es): Sousa, Maria Solange Melo de
Orientador(es): Peluso, Marília Luiza
Assunto: Ações pedagógicas
Controvérsias
Educação pública
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: SOUSA, Maria Solange Melo de. A escola e seus jovens: lugar de controvérsias e perspectivas. Uma análise do CED 04, Taguatinga – Distrito Federal. 2019. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O Centro Educacional 04 de Taguatinga é uma escola de ensino médio que atende estudantes que moram nas proximidades da instituição, mas também recebe alunos de outras comunidades do Distrito Federal. O lugar é de fácil acessibilidade por estar próxima à BR-070, a DF-095 (Via Estrutural) e DF-001 (Pistão Norte). O objetivo geral da pesquisa é entender se as ações pedagógicas promovidas nas escolas públicas corroboram para o desenvolvimento de uma educação de qualidade que contemple os anseios dos estudantes e atendam aos princípios da LDB/1996. Para alcançar o objetivo geral, levantou-se hipóteses das quais a principal é a de que, apesar das controvérsias, a escola enquanto categoria lugar, promove ações cotidianas para atender as expectativas dos estudantes do ensino médio. Para o desenvolvimento da dissertação foram desenvolvidas metodologias de pesquisas bibliográficas e outras fontes de domínio público como jornais, teses, dissertações e artigos científicos; análises de documentos públicos relacionadas à educação e ao desempenho das escolas; trabalho de campo por meio de investigação das atas de registros da rotina da instituição, dos relatórios do censo escolar disponibilizadas pela equipe gestora, da aplicação de questionários aos estudantes por amostragem e de conversas informais com a equipe gestora e docente. O referencial teórico foi apoiado nos autores Han (2015); Santos (1994; 2013; 2014); Arendt (2016) e Debord (2013). A escola é retratada a partir da identificação da comunidade escolar; das dificuldades vivenciadas em decorrência da falta de investimento público; dos conflitos interpessoais, muitas vezes de origem externa, mas que se internalizam e podem interferir no desempenho da aprendizagem. Por outro lado, também mostra as suas potencialidades em buscar alternativas para superar as adversidades, a partir do empenho e dedicação dos vários sujeitos responsáveis pela condução de um trabalho escolar de qualidade, realizando ações que tem como prioridade o protagonismo juvenil, possibilitando a eles a autonomia na construção do conhecimento. Concluiu-se que a escola promove ações que possibilitem atender as expectativas dos alunos. Os resultados mostram que a crise na educação pode ser superada no ambiente escolar por meio de projetos que considerem as particularidades e individualidades que caracterizam as escolas públicas.
Abstract: Taguatinga Educational Center 04 is a high school that serves students who live nearby, but also receives students from other communities in the Federal District. The place is easily accessible because it is close to BR-070, DF-095 (Structural Road) and DF-001 (North Piston). The general objective of the research is to understand if the pedagogical actions promoted in public schools corroborate the development of a quality education that meets the students' wishes and meets the principles of LDB / 1996. To reach the general objective, hypotheses were raised, the main one being that, despite the controversies, the school as a place category, promotes daily actions to meet the expectations of high school students. For the development of the dissertation were developed methodologies of bibliographic research and other public domain sources such as newspapers, theses, dissertations and scientific articles; analysis of public documents related to education and school performance; fieldwork by investigating the institution's routine record minutes, school census reports made available by the management team, applying questionnaires to students by sampling, and informal conversations with the management and teaching staff. The theoretical framework was supported by the authors Han (2015); Santos (1994; 2013; 2014); Arendt (2016) and Debord (2013). The school is portrayed from the identification of the school community; the difficulties experienced as a result of the lack of public investment; interpersonal conflicts, often of external origin, but which are internalized and may interfere with learning performance. On the other hand, it also shows their potential in seeking alternatives to overcome adversity, from the commitment and dedication of the various subjects responsible for conducting a quality school work, performing actions that have the youth role as a priority, enabling them to autonomy in the construction of knowledge. It was concluded that the school promotes actions that enable meeting the expectations of students. The results show that the crisis in education can be overcome in the school environment through projects that consider the particularities and individualities that characterize public schools.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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