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2019_RogérioGuimarãesSampaio.pdf10,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRosano-Peña, Carlos-
dc.contributor.authorSampaio, Rogério Guimarães-
dc.date.accessioned2020-06-29T14:19:28Z-
dc.date.available2020-06-29T14:19:28Z-
dc.date.submitted2019-12-20-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Rogério Guimarães. A eficiência do ensino fundamental brasileiro em 2017 como o uso do método network dea. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38387-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa se propôs a avaliar a eficiência das escolas brasileiras a nível municipal, especificamente do Ensino Fundamental, subconjunto Anos Iniciais e Anos Finais. Para essa análise fez-se uso do ​NetWork ​ DEA. Dividiu-se o processo de ensino em três (3) fases, Fase 1 - Eficiência Operacional, Fase 2 - Eficiência Acadêmica Interna e Fase 3 - Eficiência Acadêmica Externa. A primeira considera a relação das condições de oferta - matrícula, a segunda, o desempenho acadêmico no interior da instituição e a terceira, a conformidade do desempenho escolar com avaliações externas às escolas. A ferramenta NDEA possibilitou determinar a eficiência relativa de cada unidade em análise (DMU), comparando-a às melhores práticas, considerando a relação entre insumos (​inputs ​ ) e produtos (​outputs ​ ). Para esse estudo foram coletados dados de 35.402 entidade de ensino, das bases do Censo Escolar 2017, INSE 2015 e IDEB 2017. Com a normalização dos dados concluída, tornou-se possível avaliar 91,77% do total de 5.112 municípios brasileiros. Os resultados possibilitaram criar ​rankings ​ e informações georreferenciadas dos índices de eficiência e ineficiência de entidade escolares agrupadas por município. Assim, foram demonstradas as potencialidades do modelo ​Network ​ DEA como ferramenta de apoio às decisões estratégicas do poder público.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA eficiência do ensino fundamental brasileiro em 2017 como o uso do método NetWork DEApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental públicopt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordColeta de dadospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aimed to evaluate the efficiency of Brazilian schools at the counties level, specifically Elementary School, subset Early Years and Final Years. For this analysis was used NetWork DEA. The educational process was divided into three (3) phases, Phase 1 - Operational Efficiency, Phase 2 - Internal Academic Efficiency and Phase 3 - External Academic Efficiency. The first one considers the relation of the conditions of offer - enrollment, the second, it is the academic performance inside the institution and the third, is the conformity of the school performance with evaluations outside the schools. The NDEA tool made it possible to determine the relative efficiency of each unit under analysis (DMU), comparing it to best practices, considering the relationship between inputs(inputs) and outputs (outputs). For this study were collected data from 35.402 educational entities, from the 2017 School Census, INSE 2015 and IDEB 2017 bases. With the normalization of the data done, it became possible to evaluate 91.77\% of the total of 5,112 Brazilian counties. The results made it possible to create rankings and georeferenced information of the efficiency and inefficiency indexes of school entities grouped by counties. Thus, the potentialities of the Network DEA model as a tool to support the strategic decisions of the public government were demonstratedpt_BR
dc.contributor.emailrogeriosampaio@unb.brpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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